Agência de SEO: Obtenha resultados reais para a sua empresa!

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Conquistar um bom posicionamento no Google com SEO Marketing é um dos grandes desafios das empresas. Afinal, quem não quer estar no topo do buscador mais utilizado do mundo? Se as melhores posições representam mais visibilidade e potenciais clientes, é hora de começar a investir nessa estratégia para o seu negócio também! Mas, para isso, é importante contar com um parceiro especializado no assunto: a agência de SEO.

A otimização para buscadores exige conhecimento específico sobre os algoritmos do Google, as melhores ferramentas e as técnicas corretas para subir de posição. Um passo mal dado na estratégia pode significar uma redução drástica no seu tráfego e, possivelmente, no seu faturamento.

Mas não é isso que você quer para a sua empresa, certo? Por isso, neste artigo, trouxemos algumas orientações para contratar uma agência de SEO e garantir resultados reais para o seu negócio. Acompanhe para saber tudo:

O que faz uma agência de SEO?

Muitas empresas entendem que SEO é apenas um trabalho técnico de programação. Para outras, é só produção de conteúdo otimizado.

Porém, uma agência de otimização de sites deve oferecer um trabalho completo de otimização, que proporcione uma boa experiência ao usuário e gere resultados para o negócio. Entenda agora tudo o que engloba o trabalho de uma agência de SEO:

Diagnóstico de SEO

  1. Quem é a persona do seu negócio?
  2. Como funciona o seu mercado?
  3. Como está o seu posicionamento atual no Google?
  4. Quais problemas o seu site enfrenta?
  5. Quais links recebe de outros sites?
  6. Qual é o tráfego gerado atualmente?
  7. Você já tem um blog?

Para começar o trabalho, a agência de SEO precisa primeiramente realizar um diagnóstico (auditoria de SEO) sobre a situação atual do negócio. Com essas perguntas, é possível começar um trabalho focado em atender as necessidades do cliente.

Produção de conteúdo

Conteúdo é uma das matérias-primas do SEO. É com ele que a empresa consegue ranquear suas páginas no Google, atrair interessados e engajar os visitantes. Por isso, a agência de SEO faz a produção de conteúdos, que devem ser relevantes para a persona do seu negócio e focados em palavras-chave relevantes.

O foco geralmente são artigos para o blog corporativo, mas também são produzidos textos para o site (página inicial, “quem somos”, descrição de produtos etc.) e outros canais de marketing, como e-mail e redes sociais.

Otimização técnica

A otimização técnica se refere à estrutura do site, que impacta na forma como o Google “lê” as páginas. Se ele não consegue indexá-las ou encontra tentativas de manipulação (chamadas de black hat), o problema está no desenvolvimento do site. Estes são alguns itens trabalhados:

    • Rastreabilidade do site;
    • Tempo de carregamento das páginas (O Google recomenda até 5 segundos, em média, para cada página);
    • Estrutura de URLs;
    • Construção de sitemap;
    • Identificação e correção de black hat.

Otimização on page

A otimização on page trata de todos os itens que podem ser melhorados dentro das páginas do site, ou seja, que estão sob controle da empresa. Estes são alguns elementos que devem estar na mira:

    • Otimização de títulos, intertítulos, URLs e imagens;
    • Pesquisa de palavras-chave e suas variações para o conteúdo;
    • Linkagem interna;
    • Layout responsivo (adaptável para dispositivos móveis).

Otimização off page

Por outro lado, a otimização off page se refere às ações fora do site que melhoram o posicionamento. Basicamente, estamos falando de link building, que é a geração de links externos (backlinks) para as suas páginas ganharem reputação e autoridade.

Isso não está sob controle da empresa, mas é possível impulsionar o ganho de links nutrindo um bom relacionamento com outros players importantes, que evidenciem a sua relevância para o mercado. É isso que faz a agência de SEO no trabalho de otimização off page.

Relatórios de métricas

Por fim, não adianta a agência de SEO realizar todo o trabalho e não apresentar os resultados. Para isso, ela precisa gerar relatórios de métricas que facilitem o entendimento pelo cliente, que pode não ter conhecimento especializado para interpretar os dados.

Os relatórios devem focar nos indicadores-chave de sucesso (KPIs), como o ganho de posições no Google, o tráfego gerado pela busca orgânica e o ROI da estratégia. Assim, você consegue visualizar os resultados reais que está tendo com o seu investimento.

Quais resultados a agência de SEO deve entregar para a sua empresa?

Quer contratar uma agência de SEO, mas ainda não sabe muito bem o que tem a ganhar com isso? Vamos mostrar agora quais são os principais resultados que você pode esperar desta parceria:

Visibilidade no Google

Você sabia que 75% dos usuários não passam da primeira página do Google? Por isso, é importante ter um bom parceiro para conquistar as melhores posições e receber mais cliques.

A maior parte dos usuários clicam nos 3 primeiros resultados, e já encontram o que buscam. Para ser ainda mais específico, esta é a taxa média de CTR (click through rate) por posição nos resultados orgânicos:

  • Primeira posição: recebe 30% dos cliques
  • Segunda posição: recebe 15% dos cliques
  • Terceira posição: recebe 10% dos cliques
  • Quarta posição: recebe 6% dos cliques
  • Quinta posição: recebe 4% dos cliques

Dificilmente, porém, uma agência de SEO vai prometer a você a primeira posição absoluta do ranking, pois isso depende de muitos fatores que fogem do seu controle e que são internos do Google.

Tráfego qualificado

Com uma boa visibilidade no Google, que é o buscador mais popular atualmente, o tráfego das suas páginas deve aumentar consideravelmente. Mas o resultado que a agência de SEO deve entregar não é apenas a quantidade de visitantes, mas também a sua qualidade.

As pessoas que chegam ao seu site ou blog pela busca orgânica estão realmente interessadas no seu conteúdo naquele momento. Portanto, elas representem potenciais clientes para o seu negócio, o que significa mais chances de fechar negócios.

Autoridade no mercado

Por meio da produção de conteúdos relevantes e do trabalho de link building, a sua empresa não só ganha posicionamento, mas também conquista reputação e autoridade. Estar nas primeiras posições — na frente dos concorrentes — significa que o mercado, os usuários e o Google reconhecem a sua empresa como uma referência no assunto pesquisado.

Posicionamento sustentável

SEO pode não trazer retorno imediato. É preciso paciência para ganhar as primeiras posições. Mas, quando isso acontece, o bom posicionamento tende a se manter firme gerando resultados, pois o Google demonstrou que confia no seu site.

Isso acontece porque uma agência de SEO confiável segue as recomendações do Google e não utiliza técnicas de manipulação. O black hat pode ocasionar uma queda ou até exclusão do ranking de uma hora para outra.

Experiência positiva para o visitante

Todo esse trabalho de otimização deve entregar uma experiência valiosa para o visitante do seu site, que é quem realmente importa nesse processo.

O Google não quer que SEO seja feito pensando nos algoritmos, pois isso pode deturpar a experiência no site. Ele quer que o foco seja o usuário, pois o objetivo é oferecer o melhor resultado para a sua pesquisa. E, se você oferece qualidade e relevância na sua página, o Google sabe reconhecer o seu esforço.

Enfim, sabemos que superar a concorrência no Google não é fácil. Por isso, a otimização para buscadores demanda o conhecimento, a qualidade e a dedicação que só uma agência de SEO é capaz de entregar, com uma equipe qualificada e especializada.

Quando você enxerga o retorno de uma boa otimização — visibilidade, tráfego, autoridade, experiência —, percebe como vale a pena contar com um parceiro que entende do assunto.

Por isso, apresentamos a você a agência O Condado, que conta com profissionais especializados em SEO e Marketing Digital para entregar resultados reais para o seu negócio. Entre em contato agora mesmo para saber como podemos ajudar a sua empresa a alavancar as suas vendas na internet!

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Classificação
Thiago Quinteiro

CEO e gestor de tráfego da agência O Condado, trabalha com Marketing Digital desde 2012, possui extenso know-how em mídia paga, onde já trabalhou com orçamentos de até R$ 1,2 milhão / mês (Facebook Ads) e R$350 mil / mês (Google Ads). É responsável pelo setor de performance da agência (Facebook Ads, Google Ads, LinkedIn Ads e Pinterest Ads) e possui certificações em: Facebook Blueprint, Google Ads (Search, Display, Shopping e YouTube) e Funnelytics Mastery.

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