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Investir em marketing digital: Por que é tão importante?

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Lá e de volta outra vez! Calma, não se trata de outra jornada de Bilbo pela Terra-Média. Apenas estamos empolgados por trazer mais um conteúdo exclusivo para você, leitor, que está desbravando uma nova jornada para levar seu negócio a outro patamar. Aliás, você já pensou em investir em marketing digital? Hoje, ele representa uma enorme oportunidade, tanto para startups quanto para empresas já consolidadas que querem iniciar uma atividade ou ampliar as próprias oportunidades de negócios.

Ainda não se convenceu de que este é o melhor caminho? Relaxa! Leia o artigo, entenda a importância dessa estratégia e conheça as 4 maiores razões pelas quais sua empresa precisa investir em marketing digital.

Investir em marketing digital para promover a sua empresa

“Quero trabalhar no mundo digital. Vou fazer dinheiro pela internet”.

Até poucos anos atrás, quando alguém dizia algo desse tipo, recebia um olhar torto, desdenhoso, acompanhado daquele sorriso debochado.

Quem diria que, em tão pouco tempo, a internet causaria tamanha revolução? Nos dias atuais, a empresa que não possui o mínimo de participação no mundo virtual está fadada à estagnação. E participação mínima significa alguma presença nas redes sociais, talvez um blog, um site aparecendo nas pesquisas do Google…

O mundo está conectado. As pessoas utilizam a internet para uma infinidade de coisas, inclusive para fazer negócios:

    • compras online;
    • transações bancárias;
    • pesquisas de preços, produtos e marcas;
    • consulta de reputação de empresas;
    • comentários de outros consumidores, etc.

Promover sua empresa no mundo virtual, no entanto, exige mais do que apenas criar uma fanpage no Facebook ou encher seu blog de artigos com blablablá (falaremos sobre a importância da qualidade do conteúdo em outro momento). É necessário investir em marketing digital, desenvolvendo uma estratégia absolutamente focada na(s) persona(s) criadas/desenvolvidas para a sua empresa. Acima de tudo, com consistência, pois se trata de um investimento de médio a longo prazo.

Mas o que é, afinal, o marketing digital?

O marketing digital nada mais é que o conjunto de atividades de marketing conduzidas por meio de canais na web, com a finalidade de promover um produto, um serviço ou uma marca.

São muitas as atividades que podem ser realizadas online; a web disponibiliza para empresas e indivíduos diversas ferramentas para promover seus negócios. Só para citar alguns exemplos:

    • inbound marketing;
    • redes sociais;
    • SEM (search engine marketing);
    • SEO (search engine optimization);
    • e-mail marketing;
    • e-commerce;
    • marketing de conteúdo;
    • vídeo marketing, entre outros.

4 razões para investir em marketing digital

Daria para listar uma infinidade de motivos por que uma empresa deve investir em marketing digital como estratégia de negócios. Mas escolhemos estas 4 por serem bastante convincentes. Confira:

1. Comunicar-se diretamente com seu público-alvo e/ou persona

O marketing tradicional utiliza ferramentas como rádio, televisão, jornais, outdoors, entre outros, com o objetivo de atingir uma vasta audiência. Trata-se de um público que possui, então, características e necessidades muito distintas, com ampla variação demográfica e geográfica.

Por outro lado, as “novas mídias” são capazes de captar melhor as exigências do seu público-alvo, porque permitem obter valiosas informações sobre seus gostos e preferências. A implementação de estratégias eficazes com base nas necessidades reais dos usuários é, portanto, muito mais fácil.

Além de segmentar esse público de forma direcionada (por exemplo, segmentar por faixa etária, região, sexo etc.), as mídias digitais permitem que você converse diretamente com as pessoas, sem intermediários. Isso produz dois efeitos:

      • por um lado, você pode personalizar a mensagem de acordo com o público-alvo e/ou persona;
      • por outro lado, estabelece uma relação mais íntima e pessoal.

Até um tempo atrás, as marcas eram envolvidas por uma solidão onipotente e a comunicação era majoritariamente unidirecional. Hoje, elas se tornaram humanizadas, ganharam faces e vozes completamente novas.

Pelo outro lado da moeda, essa intimidade com o público também as deixou mais vulneráveis: uma reclamação não solucionada ou uma crítica destrutiva é suficiente para desencadear uma crise de reputação. E como a comunicação online viaja na velocidade da luz, torna-se uma tarefa extremamente difícil limpar essa mancha no histórico da marca ou da empresa.

Por isso, vale a dica: investir em marketing digital é coisa séria, e uma estratégia eficiente deve ser planejada por profissionais, que também visam gerir esses ‘conflitos’ entre sua empresa e seus consumidores.

2. Tornar-se conhecido pela sua história e seus valores

As campanhas de marketing digital são cada vez mais difundidas. E por que a comunicação digital é tão importante?

A internet deu voz, não só às pessoas, mas também às marcas. Com ferramentas de marketing tradicionais (comerciais, cartazes, outdoors etc.), as empresas nunca tiveram a oportunidade de conversar com seus clientes, de se relacionar com eles de maneira mais próxima.

Em um mercado cada vez mais competitivo, as marcas emergentes são aquelas capazes de personalizar sua oferta com base nas demandas dos consumidores. A internet dá a possibilidade às empresas de contarem suas histórias, suas filosofias, seus valores.

As ferramentas da web (blogs corporativos, redes sociais, e-mails marketing personalizados, etc.) permitem que as empresas estabeleçam um diálogo com seus interlocutores, o qual se fortalece dia após dia. O mundo digital se tornou a melhor maneira de engajar os consumidores, criando uma verdadeira e mais sólida fidelidade à marca.

3. Melhorar sua comunicação e ganhar visibilidade

Outro aspecto que mostra que investir em marketing digital é uma oportunidade para muitas empresas é a capacidade de desencadear mecanismos de marketing viral e buzz marketing. Você sabe, não existe mecanismo mais poderoso do que o famoso “boca a boca”. Na web, graças às redes sociais e outras ferramentas de compartilhamento, é muito mais fácil divulgar uma mensagem, ampliando seu alcance.

O objetivo de muitas empresas é aumentar sua notoriedade e reputação com um investimento reduzido. Naturalmente, para conseguir resultados concretos, não basta só investir no digital, mas sim desenvolver uma estratégia completa de marketing.

Pode até parecer óbvio, mas, com frequência, não é. Muitas pessoas pensam, ingenuamente, que, para alavancar um negócio no mundo digital, basta ter uma conta no Facebook, no Instagram ou um bom site.

Lógico, as ferramentas da web permitem que você se comunique com extremo imediatismo. Porém, muitas vezes, os resultados não chegam com a mesma velocidade. A fase de planejamento é a mais importante: antes de proceder com a ação, analise as tendências, o mercado, o público, os concorrentes, os canais, os cronogramas e o orçamento.

Em outras palavras: defina a sua estratégia pessoal de marketing digital!

4. Criar engajamento e dar mais valor aos seus clientes

Como já dissemos, no passado, os consumidores não tinham grandes possibilidades de interagir com as marcas. O fluxo de comunicação era centralizado e unidirecional.

Hoje a situação mudou: os consumidores começaram a manifestar suas necessidades de serem ouvidos e de expressarem a própria opinião.

Grandes marcas reconheceram essa necessidade e decidiram usar ferramentas da web (como as redes sociais) para aprimorar seus serviços de auxílio e de atendimento ao cliente. Remover as distâncias entre empresas e clientes ajuda a melhorar o engajamento. E o relacionamento, como você sabe, é a base para qualquer estratégia de marketing bem-sucedida.

Atualmente, compartilhar da experiência da marca não é apenas necessidade, mas uma verdadeira escolha estratégica. Para influenciar a percepção da marca e um comportamento de compra mais aprofundado, não basta mais criar um bom slogan publicitário.

Em outras palavras, convencer o usuário não é mais o suficiente, é preciso também engajá-lo, criando a premissa de um vínculo mais forte e duradouro entre o consumidor e a sua marca.

Investir em marketing digital abre novas oportunidades para a promoção da sua empresa. As ferramentas online permitem que as empresas atinjam seus objetivos de negócios (melhorar a imagem da marca, aumentar a receita, etc.). Com isso, não queremos dizer que as ferramentas de marketing tradicionais estão desatualizadas, mas que, ao integrar diferentes formas de marketing (tradicional e digital), você pode obter melhores resultados.

E aí, está se convencendo da importância de investir em marketing digital? Queremos ajudar você nessa jornada: cadastre-se em nossa newsletter para receber dicas exclusivas!

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Thiago Quinteiro

CEO e gestor de tráfego da agência O Condado, trabalha com Marketing Digital desde 2012, possui extenso know-how em mídia paga, onde já trabalhou com orçamentos de até R$ 1,2 milhão / mês (Facebook Ads) e R$350 mil / mês (Google Ads). É responsável pelo setor de performance da agência (Facebook Ads, Google Ads, LinkedIn Ads e Pinterest Ads) e possui certificações em: Facebook Blueprint, Google Ads (Search, Display, Shopping e YouTube) e Funnelytics Mastery.

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