Como aumentar o número de matrículas? Essa é uma questão primordial para as instituições de ensino. Faculdades, universidades, colégios, escolas de ensino infantil, de idiomas, de cursos livres ― todas elas estão sempre em busca de estratégias de marketing educacional para captação de alunos.
Muitas vezes, porém, essas estratégias ignoram o comportamento atual dos estudantes.
Não é mais a publicidade tradicional ou os anúncios no jornal que realmente impactam ― é a atuação da instituição de ensino no marketing digital.
Afinal, os alunos estão na internet em busca da melhor escola para realizar os seus estudos.
E, para ter sucesso no marketing, você precisa estar onde o seu público está.
No entanto, não adianta apenas criar uma página no Facebook ou um site qualquer e esperar os estudantes aparecerem.
É preciso estruturar a estratégia de marketing educacional para escalar a captação de alunos.
Pensando nisso, criamos este artigo para apresentar a você a importância do inbound marketing e do marketing de conteúdo para melhorar os resultados da sua IE! Acompanhe agora para entender tudo:
Para entender como as instituições de ensino devem estruturar o marketing escolar, é preciso entender como os estudantes fazem as suas escolhas.
É isso que vamos explicar agora.
A decisão de realizar uma matrícula não é como a compra de uma fruta no mercado da esquina.
Trata-se de uma escolha complexa para o estudante. Ela envolve a sua educação, carreira, desenvolvimento pessoal e profissional ― e ainda pode demandar bastante tempo e investimentos.
Portanto, não pense que a escolha por uma ou outra escola é fácil ― ela acarreta uma série de ponderações até que o aluno esteja seguro.
A esse processo de decisão, damos o nome de jornada do estudante.
Em toda essa jornada, a internet tem um papel essencial: tudo pode acontecer online. Google, blogs, redes sociais, e-mails e avaliações online impactam profundamente a decisão.
Em instituições que oferecem cursos online em uma plataforma EAD, até o fechamento da venda e o pagamento são feitos pela internet. Por isso, os canais digitais devem estar nos planos de marketing educacional.
Pense em como o marketing tradicional funcionou até hoje. As empresas sempre investiram em anúncios de TV, rádio e jornal.
Esse tipo de publicidade, porém, tem um inconveniente: ela interrompe algum conteúdo que a pessoa estava consumindo.
Esse marketing tradicional costuma ser batizado de outbound marketing.
O conceito reflete a atitude das empresas de ir atrás do consumidor, sem sequer ele permitir.
No entanto, mais recentemente, ganhou força o conceito que se contrapõe a ele: o inbound marketing.
Inbound marketing consiste em atrair os consumidores ― ou alunos, no marketing educacional.
As empresas não interrompem mais a sua rotina ― elas despertam o interesse deles ao oferecer conteúdos relevantes.
Esses conteúdos ajudam os consumidores a amadurecer seu conhecimento e tomar as decisões da sua jornada até a compra.
Portanto, o inbound marketing não só atrai interessados, mas também conduz a decisão de compra até eles se tornarem clientes.
No caso do marketing para escolas, elas podem aplicar essa lógica para atrair interessados e acompanhar toda a sua jornada até eles virarem alunos.
É importante perceber que, em cada etapa da jornada, o estudante tem diferentes dúvidas.
Então, a instituição de ensino deve produzir conteúdos que respondam às necessidades desse potencial aluno ao longo de todo o processo de decisão.
Para isso, o inbound se apoia em um conceito importante: o funil de marketing.
Em resumo, o papel do funil no marketing educacional é atrair visitantes (topo), transformá-los em leads (meio) e, depois, em alunos (fundo do funil).
Para conduzi-los até a decisão final, cada etapa demanda diferentes estratégias e conteúdos.
Ferramentas de marketing, como plataformas de vídeos e análise de funis, são essenciais para automatizar esse processo e trazer mais eficiência e agilidade.
O marketing de conteúdo é o grande propulsor do inbound marketing.
Em toda a estratégia de marketing educacional, ele tem um papel vital para fazer o estudante se interessar pela instituição, evoluir no funil e tomar sua decisão.
O segredo para utilizar o marketing de conteúdo com sucesso é responder as dúvidas de cada etapa da jornada do estudante.
Isso significa dizer que você não deve ficar só fazendo propaganda da sua escola, ok?
Lembra o que falamos sobre o outbound marketing? Nessa lógica, as empresas vão atrás dos consumidores com um único propósito: vender, vender, vender.
E, para isso, elas costumam falar apenas do que interessa para elas: a sua própria marca, produtos e serviços, não sobre o que você precisa naquele momento.
Porém, o foco do marketing de conteúdo deve ser os alunos. Esqueça um pouco a sua marca.
Pense o que o estudante precisa saber para resolver suas dúvidas e evoluir no funil.
O que você pode fazer por ele?
Como o seu conteúdo pode ajudar?
Assim, em vez de “forçar a barra”, sua marca será bem vista no mercado ― e é assim que se constroem relacionamentos fortes e duradouros. (Se não, prepare-se para o seu conteúdo ser ignorado pelos estudantes…)
Então, ao planejar a produção, lembre-se: o que interessa são conteúdos de valor para o aluno, que realmente informem e eduquem.
Afinal, ele está buscando informações valiosas para tomar uma decisão importante. Se a sua instituição oferecer o que ele precisa saber, conquistará sua confiança.
Enfim, agora você percebe como o marketing educacional pode se beneficiar do inbound marketing?
Se o comportamento dos estudantes mudou com a internet, a sua instituição também deve se adaptar ao marketing digital.
Nesse contexto, o marketing de conteúdo tem um papel essencial para mostrar a relevância da sua instituição no mercado.
Seja uma faculdade, um curso pré-vestibular, uma escola de idiomas ou outro tipo de IE ― com conteúdos interessantes para a web, você consegue se aproximar dos estudantes e conquistar sua confiança.
Se você ficou interessado no marketing educacional, que tal falar conosco e entender como conseguir alunos e aumentar as matrículas da sua instituição de ensino?
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