Cada vez mais, as empresas estão tomando consciência da importância de investir em publicidade digital. Afinal, o mundo se tornou digital! Mas ainda restam dúvidas sobre quais vantagens esse tipo de comunicação tem em relação à publicidade tradicional.
É claro que, por trás desse investimento, deve haver uma sólida estratégia. Ela que, de fato, permite definir os objetivos a serem perseguidos, o alvo a ser interceptado, os canais a serem utilizados e o orçamento a ser investido. Em suma, a estratégia é a base para qualquer ação a ser tomada.
Quer entender melhor por que e como investir em publicidade digital e de que forma ela pode impulsionar seu negócio? Confira a seguir.
Talvez você já esteja antenado, mas ainda existem muitos empreendedores que têm receio ou algum tipo de bloqueio com o digital. Veja algumas boas razões para não perder mais tempo e investir nesse tipo de comunicação.
Os canais tradicionais (rádio, TV e mídia impressa) sempre garantiram muita visibilidade para as atividades capazes de alocar grandes somas de dinheiro para promover sua marca (ou seja, limitavam-se a grandes empresas).
A web inverte esse conceito, oferecendo a todos a oportunidade de promover suas atividades com quantidades significativamente menores. Com isso, empresas de todos os portes conseguem concorrer praticamente no mesmo nível.
É certamente o mercado que registra o crescimento mais significativo. De 2016 para 2017, o uso da internet cresceu cerca de 10%. Os usuários ativos nas mídias sociais aumentaram 21% no mesmo período, enquanto o e-commerce já possui mais de 1,6 bilhão de compradores no mundo (praticamente um quarto da população mundial). Em suma, estamos falando de números muito altos e destinados a crescer ainda mais.
Uma das maiores características do mercado digital é a falta de barreiras. Qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode consultar seu site e interagir com seu negócio. Por esse motivo, se você tiver um e-commerce ou um site de prestação de serviços online, é aconselhável estruturá-lo de forma multilíngue, a fim de ser compreensível e acessível a todos.
As redes sociais mudaram drasticamente o mundo da comunicação e da publicidade. Se antes havia um tom de voz autoritário e uma comunicação vertical das empresas, agora isso só pode ser considerado uma memória distante.
As interações, os tons amigáveis e informais, tornaram-se prioridades para cada empresa que pretende manter a fidelidade de seus clientes. Entre as vantagens, há certamente a oportunidade de interagir individualmente com os clientes, de ouvi-los e, sobretudo, de co-projetar produtos, serviços e soluções.
A publicidade digital de hoje pode ser definida como “líquida”. Porque, em comparação com o passado, ela já não usa apenas um canal ou um instrumento, mas viaja em diferentes canais e dispositivos.
Um conteúdo pode ser visualizado de diferentes maneiras, em diferentes canais e em diferentes dispositivos, permitindo que o usuário possa usar a informação de qualquer maneira.
Para criar equilíbrio e harmonia entre as ferramentas, é aconselhável criar uma estratégia digital que leve em consideração os canais usados pelo usuário e a jornada do consumidor.
Uma enorme vantagem do digital é a possibilidade de delinear um público específico de usuários e canalizar ações promocionais sobre ele.
Comparado com o que acontece na comunicação digital, a web oferece às empresas a oportunidade de concentrar seus recursos em um objetivo específico, reduzindo assim os custos finais.
Todas as ações que você pretende tomar na web podem ser controladas e monitoradas. Graças ao uso de algumas ferramentas, é possível implementar uma estratégia com base nos resultados obtidos, ou modificá-la durante a construção para torná-la mais efetiva e eficiente.
OK! Você se convenceu da importância de investir no digital. Agora, a próxima pergunta é como fazer isso de forma eficaz e otimizada. Vamos ver:
O primeiro passo é identificar quem é o seu cliente-alvo. Quem são seus consumidores ideais e como você pode alcançá-los online?
Pergunte-se questões como:
Baseado nesses questões, crie uma Persona representando seu cliente ideal. Se você estiver atingindo múltiplos segmentos, então crie múltiplas personas. Para facilitar, imagine que sua publicidade digital será direcionada para uma única pessoa (em vez de um público).
O segundo passo é pesquisar seus concorrentes para encontrar alguns atalhos para o sucesso, enquanto minimiza riscos de falhar.
Algumas boas perguntas a se fazer são:
Antes de criar sua campanha, comece com o fim em mente. Qual seu objetivo para a campanha? Que métricas você usará para julgar o sucesso do seu teste inicial?
Pergunte-se:
Baseado nessas questões, você poderá preparar sua campanha de publicidade digital.
O próximo passo é desenvolver a campanha. Mas, antes de criar o primeiro anúncio, procure dar uma olhada cuidadosa na sua oferta.
Por exemplo, digamos que você esteja planejando anunciar um produto, e você entendeu que o tráfego vai custar mais do que esperava. Nesse caso, você provavelmente vai querer testar um preço mais elevado. Isso significa que você provavelmente vai querer expandir sua oferta para justificar o preço de venda mais alto.
Então, uma vez finalizada a oferta, é hora de desenvolver sua campanha publicitária, incluindo anúncios e landing pages.
O próximo passo é fazer uma campanha de teste inicial. Durante esta etapa, você está tentando descobrir se as pessoas vão comprar seu produto (ou tomar qualquer ação que você tenha planejado). Consulte as métricas que você definiu na etapa 3.
Um dos lugares mais tradicionais para testar ofertas é o anúncio de pesquisa do Google Ads (antigo Google AdWords), assumindo que há volume de pesquisa para sua categoria de produto. Mas se as pessoas não estão procurando o que você está oferecendo, não tem problema. Você pode testar com publicidade de display, na Rede de Display do Google, no Facebook ou em outras plataformas de anúncios.
O que recomendamos é que você foque em testar apenas uma fonte de tráfego por vez.
Se os seus testes não deram certo, volte para o planejamento e refaça sua oferta, sua copy de vendas ou teste um novo tráfego. Se o seu teste mostrar alguns sinais de vida, avance para o Passo 6.
Às vezes, uma campanha se torna rentável logo de cara. Mas, na maioria das vezes, você precisará fazer testes contínuos para alcançar a lucratividade.
Para atingir a rentabilidade, você precisa se concentrar em 2 coisas:
Seu objetivo geral durante a fase de otimização é aumentar sua métrica mais importante: seus Ganhos Por Clique.
Se você chegou nesta fase, isso significa que sua campanha se tornou lucrativa! Agora é hora de expandir e escalar seu negócio.
Uma maneira de expandir é obter o máximo de tráfego possível da fonte original. Além disso, você deseja expandir para outras fontes de tráfego, para que não se torne dependente dessa única fonte.
Aliás, você não se move simplesmente do passo 6 para o 7. Na verdade, você vai se concentrar continuamente nessas duas etapas. Porque, quanto maior for o seu Ganho Por Clique, mais tráfego poderá comprar.
Agora que você entendeu por que e como investir em publicidade digital, chegou o momento de tomar essa grande decisão rumo ao sucesso do seu negócio. Entre em contato conosco e mostraremos como criar uma estratégia eficaz para a sua empresa!
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