Estamos estreando o nosso blog. Este é o primeiro artigo de muitos outros para mostrar que viemos para ficar! E a melhor maneira de demonstrarmos isso, é começar falando sobre visão estratégica no mundo do empreendedorismo.
Este é um grande desafio que tem desempenhado um papel ambíguo na nossa cultura nos últimos anos.
Por um lado, é o sonho de muitos brasileiros, e, por outro, se tornou um tormento diante de um quadro de instabilidades econômicas e políticas pelas quais estamos passando.
A falta de visão estratégica é o que tem feito muitas empresas se sentirem perdidas na intensa competição do mercado. Empreender realmente não é fácil.
No entanto, é fundamental (e possível) desenvolver um negócio de sucesso se você souber por onde começar e manter o foco nisso.
As regras independem do tamanho do negócio. Uma visão de mercado bem definida é essencial tanto para o empreendedor individual quanto para gestores de grandes empresas que possuem foco no sucesso a longo prazo (visão de futuro).
Precisa de uma ajudinha? Leia o nosso artigo, vamos mostrar como você pode mudar seu mindset para ampliar sua visão estratégica no dia a dia diante dos negócios. Avante!
Todo empreendimento precisa de uma estratégia central que vai conduzir o seu negócio para as direções certas.
Elaborar um planejamento (plano de ação) com foco numa visão estratégica é dar o primeiro passo para alcançar os resultados desejados.
Podemos definir a visão estratégica como as opiniões e conclusões que um gestor possui em relação à direção a ser tomada e à orientação futura em termos de produto, mercado, cliente e tecnologia.
A visão estratégica expressa as aspirações do(a) gestor(a), fornecendo um panorama geral dos passos que a empresa precisa (e está executando).
Uma estratégia articulada com clareza comunica aos investidores essas aspirações. E, favorece uma ação sinergética de todos os colaboradores da empresa.
Essa visão sistêmica, quando bem concebida, é específica e distintiva, sem expressões genéricas que possam se referir indiscriminadamente a centenas de organizações.
Por isso, sempre que falamos em análise estratégica de negócios, temos que levar em conta as particularidades de uma empresa. O que funciona bem para uma pode ser um total desastre para outra!
A visão estratégica ou, pensamento estratégico, deve ser transmitida eficazmente para todos os níveis gerenciais. Isso é tão importante quanto a escolha de uma orientação estrategicamente válida no longo prazo.
A visão de uma empresa, quando efetivamente transmitida, se torna uma ferramenta de gerenciamento preciosa para obter apoio e compromisso da equipe e mover a empresa na direção desejada.
Veja algumas ações que podem ser realizadas neste contexto:
Transmitir a visão sistêmica da empresa para o mercado será mais simples e eficaz se for condensada em um slogan atraente e fácil de lembrar.
Criar um pequeno slogan que ilustra a visão da empresa, a direção do negócio e os objetivos a serem buscados aproxima os colaboradores.
Além disso, também ajuda a superar quaisquer obstáculos ao longo do caminho, sem perder de vista esses objetivos.
Para introduzir com sucesso uma visão estratégica e uma direção radicalmente nova, os empreendedores devem apresentar fundamentos lógicos irrefutáveis.
Para que a visão de uma empresa se torne real, é necessário que a sua definição formal permaneça impressa nas mentes dos membros da organização. Posteriormente, ela deve ser traduzida em estratégias e objetivos concretos.
Em alguns casos, uma alteração significativa no ambiente da empresa envolve uma mudança radical nas perspectivas futuras. E, isso requer uma revisão drástica da análise estratégica realizada.
Uma resposta atenta às mudanças no ambiente externo reduz a probabilidade de ficar preso em um mercado em declínio ou de perder oportunidades de crescimento novas e atraentes.
Uma visão estratégica pode (e deve) ser bem ponderada e comunicada de modo claro oferecendo diversas vantagens:
A visão estratégica de um negócio é somente isso, uma visão, algo abstrato, a não ser que seja transformada em metas de desempenho.
Em outras palavras, ela é dependente de uma série de objetivos que precisam ser atingidos.
Os objetivos representam um compromisso gerencial para alcançar determinados objetivos em um negócio. Um objetivo bem formulado é mensurável e tem uma data de validade temporal. Ele também tem valor gerencial, pois serve como referência para uma avaliação constante do desempenho e progresso da empresa.
Todo gerenciamento requer dois tipos de parâmetros: aqueles relacionados ao desempenho financeiro e aqueles ligados ao desempenho estratégico.
Os objetivos financeiros referem-se às metas de desempenho financeiro estabelecidas pela administração.
Já os objetivos estratégicos referem-se às metas que indicam o fortalecimento da posição de mercado da empresa, a vantagem competitiva e futuras perspectivas de negócios.
Um melhor desempenho estratégico favorece o melhor desempenho financeiro.
Parâmetros de desempenho financeiro são indicadores atrasados, isto é, refletem os resultados de decisões e atividades passadas. O desempenho financeiro atual ou passado não é um indicador confiável das perspectivas futuras da empresa.
Para alcançar a visão da empresa e o desempenho financeiro futuro são necessários indicadores de tendências mais fortes e confiáveis. Por exemplo, os resultados estratégicos que indicam a força ou o enfraquecimento da competitividade e posição competitiva da empresa.
Uma empresa que busca e alcança objetivos estratégicos com o foco de aumentar a competitividade e a força do mercado, está muito mais inclinada a melhorar o desempenho financeiro futuro.
A ferramenta ideal de medição de desempenho é um balanced scorecard, que leva em consideração os objetivos de forma econômica e estratégica.
A forma mais segura para aumentar a rentabilidade da empresa é perseguir os objetivos estratégicos destinados a fortalecer a posição de mercado da empresa e gerar uma vantagem competitiva crescente em relação às empresas concorrentes.
Os objetivos não devem limitar-se às expectativas da alta gerência quanto ao desempenho esperado de toda a organização.
Os objetivos gerais devem ser traduzidos em objetivos relacionados a cada unidade de negócio, linha de produtos e área funcional da empresa.
Sua definição é um processo que vai do topo à base da organização.
Cada unidade deve, portanto, estabelecer metas de desempenho que apoiem a realização dos objetivos estratégicos e financeiros da empresa como um todo.
O processo de cima para baixo define os objetivos de desempenho de toda a empresa para, em seguida, relacionar, intimamente, os objetivos estratégicos e financeiros das diversas áreas, divisões e unidades operacionais à conquista dos objetivos centrais.
Esse processo possui duas vantagens:
Se, por outro lado, o processo começar da base sem uma direção ao topo, significa, quase sempre, a ausência de liderança estratégica por altos funcionários.
Longe de esgotar o assunto, o objetivo deste artigo foi trazer uma noção sobre visão estratégica, a importância de focar em objetivos concretos e mensuráveis e como isso tudo pode dar uma direção mais firme para seus negócios.
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