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Talvez você já esteja por dentro do que é SEO e já produza conteúdos para o blog da sua empresa. Mas, ainda assim, não está obtendo os resultados que você desejava… Por que isso está acontecendo? Provavelmente porque você não está aplicando as técnicas de SEO para produção de texto corretas no seu site para conquistar melhores posições no Google.

Muitas vezes, as empresas compreendem a importância do Marketing de Conteúdo e produzem posts para o blog desenfreadamente, achando que isso basta para melhorar o posicionamento. Porém, apenas produzir — sem planejar e otimizar — não gera resultados efetivos.

Por isso, este artigo traz a você as principais técnicas de SEO que os maiores especialistas da área estão utilizando para chegar ao topo do buscador! Vamos conhecê-las agora:

1. Produzir conteúdo relevante: uma das principais técnicas de SEO

É impossível começar a falar o que são técnicas de SEO sem mencionar a qualidade do conteúdo. Essa é a matéria-prima da otimização para buscadores, já que o conteúdo atrai e engaja o público e serve para o Google indexar as páginas.

Portanto, você precisa produzir conteúdos realmente relevantes para a sua persona, que respondam as dúvidas e necessidades ao longo da jornada de compra.

Para isso, vale a pena também ir além dos posts de blog superficiais. Trabalhe também com conteúdos densos e aprofundados, ofereça informações que só a sua experiência e seus cases podem trazer e trabalhe com formatos variados (e-book, infográfico, quiz, podcast etc.) que mantêm o engajamento da audiência.

2. Utilizar o campo semântico de palavras

Utilizar palavras-chave sempre foi uma das principais técnicas de SEO. O problema é que muitos profissionais passaram a repeti-las insistentemente no conteúdo, títulos, intertítulos, imagens e URLs. E isso prejudica a experiência do usuário nos sites.

O Google, então, aprimorou o seu algoritmo. Agora, para indexar as páginas e entender do que elas tratam, ele é capaz de compreender as variações da palavra-chave e os termos de sentido semelhante que compõem o seu campo semântico.

Por exemplo: se a palavra-chave é “inbound marketing”, você pode inseri-la no conteúdo de maneira natural e ainda usar os termos “marketing de atração” e “funil de vendas”, que também se referem ao tema. Dessa forma, o texto se torna mais agradável para o leitor e, ao mesmo tempo, mais compreensível pelo Google.

3. Trabalhar com co-marketing

Link building é uma das principais técnicas de SEO. Receber backlinks de outros sites relevantes indica ao Google que você tem autoridade no assunto. Mas a dúvida é: como conquistar essas citações?

Uma das maneiras de fazer isso é trabalhar com co-marketing. Essa estratégia consiste em estabelecer uma parceria com outras empresas importantes do mercado para produzir materiais que interessem tanto aos seus clientes quanto ao público do seu parceiro.

Assim, quando a outra empresa publica o conteúdo e cria um backlink para o seu site, você está recebendo um link de autoridade, além de um tráfego qualificado, que está interessado no que você tem a oferecer.

4. Oferecer um design responsivo

Design responsivo já não é mais uma tendência de SEO — é uma realidade, cuja importância muitas empresas ainda precisam entender.

Se o consumidor acessa o seu site pelos mais diversos dispositivos, você precisa oferecer uma boa experiência a ele em qualquer tela. Por isso, o seu site precisa ser funcional e agradável, independentemente do dispositivo (desktop, tablet ou smartphone) que o visitante utilizar.

O Google recomenda fortemente que as páginas usem um design responsivo. Aliás, esse é um dos poucos fatores de ranqueamento do algoritmo que o buscador revela abertamente.

5. Acelerar as páginas em dispositivos móveis

Outra dica em relação ao SEO para dispositivos móveis são as Accelerated Mobile Pages (AMPs), que são páginas para dispositivos móveis mais rápidas e eficientes. Geralmente, o design delas é leve e o código é simplificado, o que permite que elas carreguem rapidamente.

Ter páginas AMP não significa que você terá preferência no posicionamento dos resultados. Porém, você está oferecendo uma melhor experiência ao visitante do site ao adotar uma prática que, esta sim, é um dos fatores de ranqueamento do Google: melhorar a velocidade do site.

Agora, por mais que você aplique as técnicas de SEO que explicamos neste artigo, é preciso entender que o trabalho deve ser estratégico, não apenas operacional.

Portanto, você precisa ter um planejamento — com objetivos, metas e prazos — que embase a aplicação das técnicas, de modo que elas tragam os resultados que a sua empresa espera.

É sempre importante ficar de olho no retorno que as técnicas de SEO, entre outras estratégias do marketing digital, estão gerando para o negócio. Acompanhe nossos conteúdos, produzidos semanalmente, descubra como alavancar as vendas da sua empresa na internet e não esqueça de deixar o seu comentário logo abaixo!

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