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Será que uma estratégia de inbound marketing funciona para qualquer negócio? Esta é uma das maiores dúvidas que surgem para quem está planejando o marketing para seu negócio. Já falamos da importância do inbound marketing e também já mostramos suas diferenças em relação ao marketing tradicional (outbound). Então, para provar que o inbound marketing pode, sim, se adequar a qualquer tipo de negócio (respondendo positivamente à pergunta acima), vamos mostrar como elaborar uma estratégia de inbound marketing para gastronomia. Quer saber mais? Acompanhe a leitura!
Por que inbound marketing para restaurantes?
Se você possui um negócio no setor gastronômico, como um restaurante, bar, lanchonete, pizzaria, etc, é bem provável que já tenha feito publicidade com técnicas do marketing tradicional. A pergunta é: quais foram seus resultados? O que você acredita ser uma boa forma de divulgar seu negócio gastronômico?
Não diga marketing do “boca a boca”…
Não entenda mal, o boca a boca é sim uma arma poderosa para adquirir novos clientes, principalmente para negócios como a indústria gastronômica e restaurantes. Portanto, você deve fazer de tudo para incentivá-lo.
O problema é que você não pode ficar contando com a sorte para seu negócio crescer por meio de uma ação espontânea como o boca a boca.
Também não diga que seu marketing gastronômico para atração de novos clientes ainda se baseia na panfletagem ou colagem aleatória de cartazes pela cidade. Pois, se for, você tem dois grandes problemas:
- A incapacidade de mensurar seus investimentos (por exemplo, o retorno sobre o investimento (ROI) usado na divulgação por cartazes).
- A saturação desse tipo de publicidade, que não afeta mais as pessoas da mesma forma como antigamente.
Então, qual é a solução? Como você pode ter um sistema que lhe permita adquirir novos clientes sempre que quiser, funcionando 24 horas por dia? Sim, a resposta é a estratégia do inbound marketing!
Fazer inbound marketing para gastronomia significa estabelecer um teia de estratégias com táticas capazes de engajar seu mercado alvo de uma forma que eles podem, inclusive, se tornar promotores do seu negócio. Isto é, o famoso boca a boca do qual falamos.
Mais ainda, o inbound marketing é totalmente mensurável, o que significa que você poderá analisar diversas métricas para aperfeiçoar táticas que estão funcionando melhor e eliminar aquelas que não funcionam. Melhorando, assim, o seu próprio retorno sobre investimento.
Como criar uma estratégia de inbound marketing para gastronomia?
A produção de conteúdos úteis e informativos, que são procurados pelos usuários quando eles sentem necessidade, é conhecida como uma estratégia de marketing de conteúdo. Esta é a principal vertente do inbound marketing.
Tal abordagem representa o futuro da comunicação empresarial, porque responde melhor do que qualquer outro tipo de mensagem ao que as pessoas esperam das marcas.
Muitas empresas já estão usando uma estratégia de inbound marketing para gastronomia, e tantas outras gostariam de usar, mas não sabem como começar. Na realidade, essa abordagem é menos complexa do que parece, o importante é ter um método: aqui estão os 5 passos básicos a serem seguidos para implementar uma estratégia eficaz de inbound marketing para um negócio de gastronomia.
1. Definição dos objetivos
Como em todas as estratégias de marketing digital gastronômico, a primeira coisa a ser estabelecida são os objetivos de curto, médio e longo prazos que você deseja alcançar e como alcançá-los.
Para entender quais podem ser os mais importantes em seu setor gastronômico, uma análise de concorrentes que já utilizam uma estratégia de inbound marketing pode ser útil. Então, vasculhe sites, blogs e redes sociais de outros negócios semelhantes ao seu, principalmente os da sua região. Analise o que eles estão fazendo e veja se as ações podem ser adaptadas ao seu negócio.
Dessa forma, obtemos uma primeira ideia dos tópicos mais relevantes, das metodologias mais bem-sucedidas e dos erros a evitar. É importante que os objetivos sejam fáceis de medir e realizáveis ao verificar periodicamente o progresso das atividades.
2. Estudo da Persona
Quem são as pessoas para quem os conteúdos são criados? Esta é uma questão fundamental que toda empresa deve colocar em uma estratégia de inbound marketing para restaurantes.
Se você não conhece seu target, se você o imagina de forma vaga ou apenas com base em suas percepções subjetivas, corre o risco de produzir conteúdos distantes do que os potenciais clientes precisam (mais apreciam) e pesquisam na web.
Definir suas Personas, ou seja, os perfis do tipo de cliente ideal da sua empresa, ajuda a criar conteúdos segmentados e eficazes. Quanto mais os perfis das Personas forem detalhados e cheios de referências sobre interesses, comportamento, gostos e valores, maior o valor dos conteúdos criados.
3. Geração de leads
Uma vez que os objetivos e o target da estratégia de inbound marketing foram definidos, o conteúdo pode ser criado.
É muito importante nesta fase ter em mente as palavras-chave mais usadas pelo prospect sobre determinado tópico, de modo a criar um conteúdo que responda a um tema pesquisado nos mecanismos de busca e na web em geral. Por exemplo, se há um grande volume de pesquisas sobre “delivery de comida japonesa”, aposte em algum conteúdo sobre o assunto — mesmo que comida japonesa não faça parte do seu negócio gastronômico.
Lembre-se: ninguém consome apenas um tipo de comida. Se você é dono de uma cantina italiana, é provável que seus clientes também comam aquela feijoada aos sábados ou um rodízio de sushi na sexta à noite, certo?
O espaço mais importante que hospedará os materiais criados é o site da sua empresa de gastronomia, em particular a seção do blog. Lá você promoverá o compartilhamento nas mídias sociais, de modo a aumentar rapidamente a propagação da mensagem e gerar interação com o público alvo.
Essencial para um conteúdo gerar leads é que ele contenha uma chamada para ação (call-to-action), para que o usuário seja persuadido a deixar seus contatos (como e-mail e telefone) e poder ser alcançado por sucessivas ações de marketing.
4. Nutrição de leads
Cada contato adquirido alimenta o sucesso da estratégia de inbound marketing. Mas, para obter um resultado economicamente mensurável, é necessário transformar esse lead em cliente.
Por meio de campanhas do que chamamos de nutrição de leads, a relação com o potencial cliente é atendida ao longo do tempo, a fim de criar uma relação de confiança. Se as atividades forem conduzidas corretamente, quando o lead estiver pronto para fazer uma compra, ele naturalmente recorrerá à empresa da qual esteve próximo ao longo da jornada do consumidor.
Lembra daquela pessoa que estava procurando “delivery de comida japonesa”? Ele leu seu artigo sobre o assunto e agora se interessou em experimentar aquele seu rodízio de massas italianas promovidos nas quartas-feiras. Captou a estratégia?
5. Fidelização
O inbound marketing, inclusive para o setor gastronômico, é uma atividade de ciclo contínuo: quando um novo cliente é adquirido, a melhor estratégia é manter o bom relacionamento ao longo do tempo, por meio de atualizações periódicas sobre seus serviços, novos produtos, promoções da semana, novidades e notícias do setor gastronômico. Faça a pessoa se sentir cada vez mais no centro de suas atenções; cada vez menos “clientes” e mais “parceiros”.
Estes são, resumidamente, os passos para começar a fazer uma estratégia de inbound marketing para gastronomia. Qualquer empresa tem o potencial de começar a criar novas oportunidades de negócios: está pronto para fazê-lo? Entre em contato e descubra como podemos ajudar seu negócio a decolar!