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Estratégia de Branding: 6 dicas para fortalecer a sua marca

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A estratégia de branding é o ponto central de uma empresa e deve ser considerada uma das mais importantes partes de toda a visão estratégica de negócios. Se você não tiver uma estratégia de branding clara, eficaz e atemporal, o resultado das atividades acaba sendo aleatório, sem foco. Dessa forma, a sua marca começa a perder força, vai enfraquecendo até cair no esquecimento.

Já falamos aqui sobre a importância de investir em marketing digital, como ele pode simplesmente impulsionar seus negócios para outros patamares. Pois bem, uma estratégia de branding bem elaborada vai saber fazer uso dessas ferramentas de marketing para chegar ao coração dos seus clientes.

Então, junte-se a nós neste novo episódio para entender a fundo um dos temas mais importantes que um empreendedor deve conhecer: como fortalecer sua marca com uma estratégia de branding eficiente. Vamos lá?

O que é uma estratégia de branding?

Antes de mostrarmos as principais etapas de construção da sua marca, vamos compreender o conceito de uma estratégia de branding.

Primeiramente, conscientize-se de que fazer branding vai muito, muito além da mera composição visual da sua marca, como a criação de um logotipo ou o estabelecimento do conjunto de apresentação da sua empresa. Na verdade, esses recursos são apenas uma pontinha do iceberg dentro de toda a estratégia de desenvolvimento de uma marca.

Tá, mas então o que é o branding? De forma sintética, o branding é o processo de “amarrar” um conjunto de sentimentos, imagem e reputação ao nome, serviço ou produto de uma empresa ou mesmo de uma personalidade. É o conjunto único de qualificações, pontos fortes, recursos-chave e princípios que darão valor ao público-alvo.

E uma estratégia de branding é justamente a planificação e esquematização para conceber esses valores de forma a estabelecer e fortalecer cada vez mais a marca no meio desse público.

Como você sabe se precisa fortalecer sua marca?

É meio óbvio dizer isso. Afinal, toda empresa que se preza precisa fortalecer sua marca. Então, elaborar uma estratégia de branding é obrigação! Mas se você se sente “preso”, estocado no meio da multidão, isto é, sentindo-se mais um grão de areia no deserto, então é sinal de que sua marca precisa ser urgentemente fortalecida.

Faça-se as perguntas:

  • Eu sou como todo mundo ou possuo algum diferencial marcante
  • Meus clientes têm dificuldades em me separar dos meus concorrentes?
  • Eu ainda preciso competir por preço?

Se sua resposta for positiva para uma das perguntas acima, não se assuste; você apenas faz parte da maioria. E é justamente para fugir desse mar de concorrência que as empresas investem tempo, dinheiro e esforços para destacar suas marcas no mercado e desenvolver consciência e valor junto ao seu público.

Estudos científicos sobre o comportamento do consumidor já demonstraram que uma pessoa tem maior tendência a escolher um produto de marca reconhecida no meio de outros desconhecidos. Isso já é motivação suficiente para fortalecer sua marca e criar sua consciência.

… E como fazer isso com uma estratégia de branding?

Então, sem mais delongas, vamos mostrar as principais dicas para você começar a usar imediatamente e fortalecer a consciência da sua marca. Confira:

1. Crie uma identidade de marca

Antes de qualquer coisa, a identidade de uma marca forte e consistente é vital para ajudar a fortalecer a consciência da marca e criar mais confiança, tanto online quanto offline. Algumas ações positivas podem ajudar nesse sentido:

  • Simplifique o logotipo, as cores e os tipos — a consistência é a chave para aumentar a conscientização da marca;
  • Use técnicas de storytelling para contar a história da sua marca — o público quer conhecer as pessoas por trás da marca;
  • Enfatize os valores fundamentais da marca — eles devem contribuir para moldar cada uma das estratégias de sua empresa.

2. Otimize o seu website

A primeira impressão conta muito para a consciência que sua marca vai causar no público. Nos dias de hoje, é praticamente obrigatório ter um site corporativo, pois a maioria esmagadora do público consumidor, seja de qual for o setor, está de alguma forma conectado no mundo online.

Por isso, um site otimizado para o seu público-alvo (user experience) e para os motores de busca (SEO) vai ajudar a atrair mais tráfego qualificado, prolongar o tempo de permanência no site e, principalmente, impulsionar a conversão do cliente.

Alguns pontos importantes a considerar:

  • Desenvolvimento do website — layout, responsividade (amigável para mobile), acessibilidade, logotipo, cores, fontes, conexão aos perfis e páginas sociais são algumas características que devem ser pensadas durante a criação;
  • Otimização para motores de busca (SEO) — otimizar cada página do site utilizando palavras-chave, tag title, tag alt e meta descrição para melhorar o posicionamento na página de resultados de pesquisa do Google e outros buscadores;
  • Otimização da taxa de conversão (CRO) — aumentar o percentual de visitantes de um site para convertê-los em clientes, utilizando-se métodos de personalização, oferecendo uma excelente experiência de uso (UX), utilizando call-to-actions (CTA) apropriadas, mensagens persuasivas (copywriting) e depoimentos de outros clientes.

3. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta poderosa para quem sabe utilizá-las, podendo aumentar significativamente a visibilidade da sua marca. Mas a grande magia delas é permitir que sua empresa entre em contato diretamente com seu público consumidor. Isso ajuda a construir relacionamentos mais fortes e conhecer mais a fundo o que seus clientes querem e procuram.

Assim como o website corporativo, as redes sociais são praticamente obrigatórias para qualquer empresa aplicar estratégia de branding e fortalecer sua marca, tornando-a mais acessível e atraente. Nesse quesito, leve em consideração os seguintes elementos:

  • Plataformas — com uma imensidão de opções, é praticamente impossível estar presente em todas as mídias com consistência, então, compreenda quais são as mais adequadas para o seu negócio, sempre tendo o seu público de referência como ponto de partida;
  • Estratégia de branding — é importante avaliar a frequência de publicação nas plataformas, o tom de voz e os objetivos de usar os canais sociais. Uma boa estratégia deve incorporar os valores fundamentais da marca e permitir que você responda às dúvidas ou interações de seus clientes o mais rápido possível;
  • Mensuração de resultados — a capacidade de mensurar as atividades de marketing, considerando os KPIs (indicadores-chave) adequados, objetivos e finalidade, é essencial para conseguir informações específicas que podem ajudar a definir outras campanhas futuras, além de compreender o que funciona ou não.

4. Invista em personalização

A personalização ajuda a tornar a experiência do seu cliente mais agradável. Adaptar a experiência do site às necessidades do cliente é útil, não só para os usuários, mas também para mostrar que você interage com seu público. Pode ser uma maneira muito boa de cultivar relacionamentos e aumentar a taxa de conversão.

As principais considerações sobre este tópico são:

  • Conteúdo personalizado — e aqui estamos falando de todo tipo de conteúdo, desde um e-mail personalizado, passando pelos conteúdos de distribuição (como artigos e ebooks) até as próprias páginas do website. Manter um banco de dados com informações sobre seus clientes pode facilitar bastante o trabalho;
  • Segmentação — dividir seu público em grupos baseando-se em uma série de fatores, como aspectos demográficos e comportamento do usuário, ajudará a manter seus clientes informados com conteúdo personalizado;
  • Conhecimento do público — interagir e ouvir o público por meio de pesquisas, solicitação de feedbacks e avaliações em mídias sociais permitirá que você compreenda melhor suas exigências e expectativas.

5. Construa referências

O marketing do “boca a boca” é um fator de influência extremamente poderoso, com potencial de difusão na internet em grande velocidade, principalmente pelas redes sociais e sites de avaliações. Uma empresa pode aproveitar esse recurso de forma positiva na sua estratégia de branding de várias formas:

  • Serviço ao cliente — relacione-se ativamente com seu público durante a interação com sua marca. Use todas as respostas e feedbacks para moldar sua estratégia. Procurar menções da sua marca nos diversos canais de mídia social também vai ajudá-lo a entender melhor o público e melhorar sua oferta;
  • Incentivos — você pode conseguir recomendações de clientes oferecendo-lhes incentivos. Por exemplo, oferecer descontos, benefícios ou brindes para quem fizer indicações do seu produto ou serviço;
  • Depoimentos — as pessoas tendem a sentir mais confiança em uma marca quando leem avaliações positivas de outros clientes;
  • Influenciadores — alcançar pessoas influentes em seu nicho de mercado, como blogueiros ou jornalistas, pode contribuir para dar à sua marca um bom impulso entre seus seguidores.

6. Invista em publicidade

Para uma estratégia de branding perfeita, a publicidade, obviamente, não pode ficar de fora. Afinal, quem não é visto não é lembrado!

Ilude-se quem acredita que é possível fortalecer sua marca sem disponibilizar um orçamento para isso. Além disso, com a constante mudança de algoritmos das plataformas sociais e dos motores de busca, além da concorrência cada vez maior, a publicidade é uma ótima maneira de aumentar a consciência da marca e ter um maior retorno sobre investimento (ROI).

Ei, não pare por aqui!

Essas dicas são essenciais para você começar a fortalecer sua marca, mas uma estratégia de branding não é apenas uma atividade, mas sim um processo contínuo.

Quer exemplo mais perfeito do que a Coca-Cola? Cada um dos mais de 7 bilhões de indivíduos neste planeta conhece a bebida. Então, por que ela continua investindo no fortalecimento da sua marca, com orçamentos milionários investidos em publicidade e estando presente em quase todas as mídias?

É justamente por isso que todo mundo reconhece a marca: a estratégia de branding da Coca-Cola é consistente, permanente e eficaz.

Quer saber como você vai fazer sua empresa decolar e fortalecer sua marca? Com a ajuda de uma agência de marketing capacitada para atender às suas necessidades. Entre em contato e saiba como a agência O Condado pode ajudar a construir a estratégia de branding perfeita para o seu negócio!

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Thiago Quinteiro

CEO e gestor de tráfego da agência O Condado, trabalha com Marketing Digital desde 2012, possui extenso know-how em mídia paga, onde já trabalhou com orçamentos de até R$ 1,2 milhão / mês (Facebook Ads) e R$350 mil / mês (Google Ads). É responsável pelo setor de performance da agência (Facebook Ads, Google Ads, LinkedIn Ads e Pinterest Ads) e possui certificações em: Facebook Blueprint, Google Ads (Search, Display, Shopping e YouTube) e Funnelytics Mastery.

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