A estratégia de branding é o ponto central de uma empresa e deve ser considerada uma das mais importantes partes de toda a visão estratégica de negócios. Se você não tiver uma estratégia de branding clara, eficaz e atemporal, o resultado das atividades acaba sendo aleatório, sem foco. Dessa forma, a sua marca começa a perder força, vai enfraquecendo até cair no esquecimento.
Já falamos aqui sobre a importância de investir em marketing digital, como ele pode simplesmente impulsionar seus negócios para outros patamares. Pois bem, uma estratégia de branding bem elaborada vai saber fazer uso dessas ferramentas de marketing para chegar ao coração dos seus clientes.
Então, junte-se a nós neste novo episódio para entender a fundo um dos temas mais importantes que um empreendedor deve conhecer: como fortalecer sua marca com uma estratégia de branding eficiente. Vamos lá?
Antes de mostrarmos as principais etapas de construção da sua marca, vamos compreender o conceito de uma estratégia de branding.
Primeiramente, conscientize-se de que fazer branding vai muito, muito além da mera composição visual da sua marca, como a criação de um logotipo ou o estabelecimento do conjunto de apresentação da sua empresa. Na verdade, esses recursos são apenas uma pontinha do iceberg dentro de toda a estratégia de desenvolvimento de uma marca.
Tá, mas então o que é o branding? De forma sintética, o branding é o processo de “amarrar” um conjunto de sentimentos, imagem e reputação ao nome, serviço ou produto de uma empresa ou mesmo de uma personalidade. É o conjunto único de qualificações, pontos fortes, recursos-chave e princípios que darão valor ao público-alvo.
E uma estratégia de branding é justamente a planificação e esquematização para conceber esses valores de forma a estabelecer e fortalecer cada vez mais a marca no meio desse público.
É meio óbvio dizer isso. Afinal, toda empresa que se preza precisa fortalecer sua marca. Então, elaborar uma estratégia de branding é obrigação! Mas se você se sente “preso”, estocado no meio da multidão, isto é, sentindo-se mais um grão de areia no deserto, então é sinal de que sua marca precisa ser urgentemente fortalecida.
Faça-se as perguntas:
Se sua resposta for positiva para uma das perguntas acima, não se assuste; você apenas faz parte da maioria. E é justamente para fugir desse mar de concorrência que as empresas investem tempo, dinheiro e esforços para destacar suas marcas no mercado e desenvolver consciência e valor junto ao seu público.
Estudos científicos sobre o comportamento do consumidor já demonstraram que uma pessoa tem maior tendência a escolher um produto de marca reconhecida no meio de outros desconhecidos. Isso já é motivação suficiente para fortalecer sua marca e criar sua consciência.
Então, sem mais delongas, vamos mostrar as principais dicas para você começar a usar imediatamente e fortalecer a consciência da sua marca. Confira:
Antes de qualquer coisa, a identidade de uma marca forte e consistente é vital para ajudar a fortalecer a consciência da marca e criar mais confiança, tanto online quanto offline. Algumas ações positivas podem ajudar nesse sentido:
A primeira impressão conta muito para a consciência que sua marca vai causar no público. Nos dias de hoje, é praticamente obrigatório ter um site corporativo, pois a maioria esmagadora do público consumidor, seja de qual for o setor, está de alguma forma conectado no mundo online.
Por isso, um site otimizado para o seu público-alvo (user experience) e para os motores de busca (SEO) vai ajudar a atrair mais tráfego qualificado, prolongar o tempo de permanência no site e, principalmente, impulsionar a conversão do cliente.
Alguns pontos importantes a considerar:
As redes sociais são uma ferramenta poderosa para quem sabe utilizá-las, podendo aumentar significativamente a visibilidade da sua marca. Mas a grande magia delas é permitir que sua empresa entre em contato diretamente com seu público consumidor. Isso ajuda a construir relacionamentos mais fortes e conhecer mais a fundo o que seus clientes querem e procuram.
Assim como o website corporativo, as redes sociais são praticamente obrigatórias para qualquer empresa aplicar estratégia de branding e fortalecer sua marca, tornando-a mais acessível e atraente. Nesse quesito, leve em consideração os seguintes elementos:
A personalização ajuda a tornar a experiência do seu cliente mais agradável. Adaptar a experiência do site às necessidades do cliente é útil, não só para os usuários, mas também para mostrar que você interage com seu público. Pode ser uma maneira muito boa de cultivar relacionamentos e aumentar a taxa de conversão.
As principais considerações sobre este tópico são:
O marketing do “boca a boca” é um fator de influência extremamente poderoso, com potencial de difusão na internet em grande velocidade, principalmente pelas redes sociais e sites de avaliações. Uma empresa pode aproveitar esse recurso de forma positiva na sua estratégia de branding de várias formas:
Para uma estratégia de branding perfeita, a publicidade, obviamente, não pode ficar de fora. Afinal, quem não é visto não é lembrado!
Ilude-se quem acredita que é possível fortalecer sua marca sem disponibilizar um orçamento para isso. Além disso, com a constante mudança de algoritmos das plataformas sociais e dos motores de busca, além da concorrência cada vez maior, a publicidade é uma ótima maneira de aumentar a consciência da marca e ter um maior retorno sobre investimento (ROI).
Essas dicas são essenciais para você começar a fortalecer sua marca, mas uma estratégia de branding não é apenas uma atividade, mas sim um processo contínuo.
Quer exemplo mais perfeito do que a Coca-Cola? Cada um dos mais de 7 bilhões de indivíduos neste planeta conhece a bebida. Então, por que ela continua investindo no fortalecimento da sua marca, com orçamentos milionários investidos em publicidade e estando presente em quase todas as mídias?
É justamente por isso que todo mundo reconhece a marca: a estratégia de branding da Coca-Cola é consistente, permanente e eficaz.
Quer saber como você vai fazer sua empresa decolar e fortalecer sua marca? Com a ajuda de uma agência de marketing capacitada para atender às suas necessidades. Entre em contato e saiba como a agência O Condado pode ajudar a construir a estratégia de branding perfeita para o seu negócio!
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