Independentemente de qualquer que seja seu nicho de atuação: infoproduto(s), afiliado, e-commerce ou dropshipping, seu objetivo é aumentar suas conversões e margem de lucro, certo?
Então, você está no lugar certo! Para duplicar, ou até mesmo triplicar suas vendas, é preciso que você use os princípios de neuromarketing a seu favor.
A melhor forma de fazer isso é através dos gatilhos mentais.
Para saber como usá-los (do modo correto) em seu negócio online, é só continuar lendo!
Gatilhos mentais nada mais são do que facilitadores da decisão de compra de um cliente, ligados à emoção, agindo diretamente no cérebro inconsciente.
É preciso ter em mente que, todas as decisões de compra que fazemos se baseiam em nossas emoções e são justificadas pela razão.
Além disso, pense em todas as vezes que você comprou algo por ver que era uma “oferta imperdível” com “condições exclusivas” e “válidas somente naquele dia”.
Em todos esses casos, o produto ou oferta mexeu com as suas emoções, por meio de gatilhos mentais.
Daí, você comprou e, por fim, justificou com a razão.
É justamente essa a função dos gatilhos mentais: facilitar ou acelerar o processo de tomada de decisão por meio de estímulos emocionais.
Se você ainda não usa os gatilhos mentais em sua estratégia de vendas, está (literalmente) deixando dinheiro na mesa para a concorrência.
Para ter um norte e noções numéricas (estatísticas), segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) o faturamento do e-commerce brasileiro aumentou 56,8% apenas em 2020.
Com certeza, esse faturamento só foi possível devido à uma sólida estratégia de vendas, incluindo o uso de gatilhos mentais a seu favor.
Os gatilhos mentais são fáceis de implementar e geram um resultado absurdo, principalmente em varejos online, aumentando as taxas de conversão: de leads em vendas.
Por conta disso, é importante deixar claro que, por ser poderoso, esse recurso precisa ser usado com cuidado e sem exageros.
Além disso, a ética precisa sempre falar mais alto a fim de impedir o uso de gatilhos mentais para enganar ou ludibriar alguém.
Assim, para aumentar as suas taxas de conversão, independente de qual seja seu nicho, produto e/ou serviço, você precisa conhecer os principais gatilhos mentais e como usá-los na prática em sua estratégia de marketing digital.
Por isso, separei os gatilhos mentais mais poderosos, segundo o neuromarketing, para vender cada vez mais.
Ao aprender sobre eles, pense em como você pode incluir cada um em sua estratégia de vendas. Confira logo abaixo!
“Dar valor só depois de perder”: essa é uma frase que define muito bem o gatilho mental da escassez.
Por meio dele, é despertado nas pessoas o medo de perder algo único, raro ou especial.
A escassez pode ser usada:
Percebeu como a escassez pode levar a pessoa a tomar uma ação, como comprar, o mais rápido possível, antes que aquela condição especial expire?
Porém, ao usar o gatilho mental da escassez em seu negócio online, tenha o cuidado de informar números reais. Ser íntegro com seus futuros clientes é essencial.
Esse gatilho mental se assemelha muito ao anterior, e faz com que o cliente conclua a compra mais rápido.
A principal diferença da escassez para a urgência é a questão do tempo, instigando a ideia de “é agora ou nunca!”.
Podemos ver o uso intenso desse gatilho todos os anos durante a Black Friday, quando as empresas propõem “ofertas relâmpago”, com contador de tempo e contagem regressiva nas páginas de checkout.
Assim, mesmo que não precisem de verdade do produto em questão, as pessoas são convencidas a comprar por conta da oportunidade única e cronometrada de preço baixo.
Como o próprio nome sugere, esse gatilho faz com que a pessoa se sinta exclusiva e especial ao possuir algo que ninguém mais tem acesso.
Assim, o sentimento de superioridade ao participar de um grupo seleto faz com que o cliente compre.
Um bom exemplo de gatilho mental da exclusividade é a oferta de uma lista VIP ou uma comunidade fechada.
O que o cliente compra, na verdade, é o status de pertencimento e superioridade.
Um case de sucesso recente é o aplicativo Clubhouse.
Para entrar no Clubhouse e aproveitar todos os seus recursos de live podcast, é preciso ter um smartphone Apple e receber um convite.
O uso do gatilho mental da exclusividade foi muito bem planejado pelos desenvolvedores do Clubhouse, já que faz os usuários se sentirem únicos e destacados em toda a internet.
Antecipar o lançamento do seu produto, serviço ou promoção retém a atenção das pessoas e, consequentemente, aumenta as suas vendas.
Um bom exemplo do uso desse gatilho mental é o trailer de um filme, lançado alguns meses antes do filme em si.
Ou ainda, tratando-se de marcas, a Apple é referência em gerar antecipação sobre seus lançamentos e novidades.
Para usar esse gatilho em seu negócio também, você pode:
Porém, preciso te dizer que nenhum desses gatilhos citados acima funcionará se você deixar a desejar nas provas sociais.
Para que uma pessoa decida comprar ou não um produto (ou contratar um serviço), o depoimento (avaliações) de outros clientes é um fator decisivo, principalmente no varejo online.
É nesse momento que o uso do gatilho mental da prova social deve estar presente.
Por isso, é muito importante entender e saber utilizar da melhor forma as provas sociais dentro do seu e-commerce, loja online na Shopify, ou mesmo no seu trabalho como afiliado ou infoprodutor.
A prova social (do inglês social proof), nada mais é do que uma garantia de que outras pessoas compraram seu produto ou serviço (e gostaram).
Nós, como seres sociais, procuramos recomendações e indicações de um produto, serviço ou entretenimento antes de consumir. (não é à toa que existem notas nos filmes da Netflix)
Isso porque temos a tendência de evitar ao máximo frustrações e desafios.
Pense, por exemplo, quando você procura por um produto e nota que não existem depoimentos ou avaliações positivas das pessoas que já compraram.
Você passa a encarar o produto ou serviço como duvidoso ou arriscado, não é?
Assim, esse é o papel das provas sociais: mostrar, por meio de depoimentos e avaliações, que o seu produto ou serviço é bom e digno de confiança.
Por esse motivo, principalmente no mercado online, é imprescindível que você acrescente provas sociais dentro da sua página de vendas (do seu produto) ou do seu e-commerce.
Para que suas conversões e vendas aumentem significativamente, as provas sociais precisam ser facilmente encontradas pelo público.
Isso quer dizer que elas precisam ser posicionadas de modo estratégico, em evidência.
Não adianta nada ter várias provas sociais a respeito do seu produto ou serviço, se elas estão praticamente invisíveis, em uma página separada ou em pouco destaque.
Nosso site é um bom exemplo no quesito de provas sociais.
Comece a reparar que, ao ler um artigo ou navegar pela seção de serviços dentro do site da agência O Condado, surgem várias notificações dentro das páginas com depoimentos de clientes satisfeitos com o nosso trabalho.
Mas, como você pode fazer o mesmo para aumentar as suas taxas de conversão com o uso de provas sociais? Continue a leitura para descobrir o segredo!
O segredo para incluir provas sociais no seu e-commerce, como no Shopify, por exemplo, é escolher a ferramenta correta.
Não pense que contratar qualquer plataforma vai resolver os seus problemas e aumentar as suas conversões.
Seu investimento em uma ferramenta de notificações inteligentes de provas sociais só vai valer a pena se ela disponibilizar:
Depois de muito estudar uma ferramenta que contemplasse todas essas funcionalidades e apresentasse um excelente custo benefício, disponibilizamos a melhor ferramenta do mercado.
Com ela, seu negócio pode alcançar, em média, 115% mais leads e vendas. Além disso, sua marca terá muito mais força de mercado e credibilidade.
Dentro da plataforma, você pode visualizar todas as ações feitas em sua estrutura, como compras e inscrições.
Não só isso, poderá personalizar as notificações que serão exibidas em cada canal para atingir o público certo, no canal certo e na hora certa.
Viu só como a nossa ferramenta de provas sociais pode alavancar seu negócio e aumentar suas taxas de conversão de uma vez por todas?
E o melhor de tudo é que você tem a possibilidade de testar gratuitamente por 30 dias.
A sua oportunidade de finalmente alavancar seus resultados contratando uma ferramenta de fácil uso é agora.
Após o teste gratuito, você será cobrado automaticamente através do cartão de crédito cadastrado no período de teste.
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