Carta aos nossos clientes e parceiros:

Objetivo: o foco deste texto é conscientizar as pessoas das práticas recomendadas de prevenção, além de, recomendar que os consumidores continuem comprando das empresas locais: em especial das empresas de pequeno porte.

Como você já deve saber, há alguns dias a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou estado de pandemia do Coronavírus (COVID-19).

A agência O Condado, por meio deste comunicado, quer reforçar a preocupação e o comprometimento com a saúde e bem-estar de toda a nossa equipe, clientes, parceiros e fornecedores.

Uma das medidas preventivas adotadas aqui, no Brasil, para conter o avanço da doença, foi a proibição de aglomerações de pessoas e o isolamento social.

Nosso país ainda não atingiu o pico de contaminação, mas algumas capitais já estão na fase de transmissão comunitária, quando o número de contaminados aumenta exponencialmente.

É quando mais precisamos nos esforçar para deter a transmissão do vírus, evitando a sobrecarga do sistema de saúde.

Também são esperados vários impactos graves na nossa economia e nos resultados das empresas de todos os portes.

No entanto, apesar do momento de crise, precisamos ter a certeza de que ela vai passar.

Precisamos nos concentrar na prevenção, seguir as determinações das autoridades competentes, mas é essencial evitarmos o pânico neste momento

Nunca precisamos tanto de clareza e preparação como agora, principalmente para as empresas de pequeno e médio porte que, potencialmente, podem sofrer mais neste período com a falta de clientes e de recursos financeiros.

Neste contexto, gostaríamos de elencar as ações que a agência vem tomando para ajudar o nosso time e nossos clientes, neste momento difícil, bem como reforçar algumas atitudes simples de prevenção que não podemos nos descuidar.

Toda a nossa equipe já está trabalhando no formato home office. Mesmo assim, nossos canais de comunicação (e-mail, telefone e WhatsApp) continuam disponíveis, caso você precise fazer contato conosco.

O isolamento social pode ser estressante para todos, então este é um ótimo momento para usar o digital e manter contato com quem você ama. Existem diversas ferramentas gratuitas para videoconferências como Whereby, Skype, Zoom, dentre outras.

Ensine seus pais e parentes mais idosos a usar, pois eles, como principal grupo de risco, irão sentir muito a falta dos amigos e da família. Aproveite o formato home office para estar mais presente, mesmo que seja apenas no online.

Como seria de se esperar, os canais de mídia estão inundados de informações sobre o Coronavírus e, frequentemente, será difícil separar o que é realidade da ficção. 

Portanto, procure informações seguras em canais confiáveis como o site da OMS ou sites dos órgãos oficiais de saúde pública

Da mesma forma, evite compartilhar qualquer notícia que chegou até você, principalmente as mais alarmistas. Procure identificar a fonte para não disseminar ainda mais a ansiedade e o pânico nas pessoas.

As principais ações preventivas para conter a doença são: 

  • Lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos. Se não tiver água e sabão, use um desinfetante para mãos à base de álcool com pelo menos 60% de álcool;
  • Evitar tocar em seus olhos, nariz e boca;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo ou use um lenço. Descarte o lenço imediatamente em uma lixeira fechada e limpe as mãos;
  • Limpe as superfícies regularmente com desinfetante como, por exemplo, bancos de cozinha e mesas de trabalho;
  • Utilize uma máscara se você estiver cuidando de alguém que tenha suspeita de estar contaminado(a) com o Coronavírus ou, se você estiver tossindo, ou espirrando;

Se sentir necessidade, converse com pessoas em quem você confia, ou procure ajuda profissional online. Hoje já existem psicólogos que atendem virtualmente. 

Em casa, mantenha um estilo de vida saudável, incluindo exercício, sono e dieta adequadas.Entre em contato frequente, por e-mail e telefone, com seus familiares e amigos para acompanhar o estado deles. 

Neste momento complexo, você também precisa cuidar do seu negócio e se preparar para  eventuais quedas de faturamento e produtividade nas próximas semanas. 

É um momento em que precisamos pensar fora da caixa, usar nossa criatividade ao máximo para elaborar soluções e alternativas nunca pensadas antes.

Acreditamos que é na hora da necessidade que o espírito empreendedor mais se acende e  comprova seu talento para a solução de problemas e situações graves.

Também queremos fazer um apelo a você:

Compre produtos e serviços de pequenos empreendedores, do microempreendedor individual, dos autônomos, mantenha os contratos com os seus pequenos fornecedores.

Essas empresas e profissionais, pela pequena dimensão do negócio, serão aqueles que mais sofrerão com a falta de clientes e de dinheiro. Muitos destes pequenos negócios, que antes poderiam ter um futuro brilhante, correm o risco de fechar.

São famílias que dependem deste sustento.

As grandes marcas, as empresas maiores, possuem lastro para sobreviver a essa crise.

Os pequenos não.

Portanto, se possível, consuma produtos e serviços de pequenos fornecedores. Pequenas ações, como fazer suas compras no ‘mercadinho do bairro’ em vez de grandes supermercados, já ajudarão muito.

Peça a seus familiares e amigos para fazerem o mesmo.

Assim como você, esses pequenos empreendedores passarão por um momento difícil.

É o momento de nos ajudarmos. Vamos lutar juntos contra esse vírus.

Temos certeza de que sairemos mais fortes, mais eficientes e muito mais produtivos.

Quanto mais nos dedicarmos agora, mais rápido voltaremos ao convívio normal com aqueles que amamos.

Se cuide e fique bem!

Coronavírus (em tempo real)