Escolas precisam de alunos. Sem eles, não há matrículas, não há aulas, não há vida no ambiente escolar. Por isso, as instituições de ensino precisam saber como conseguir alunos para viabilizar os cursos, garantir sua saúde financeira e crescer de maneira segura.
Para isso, é imprescindível conhecer as estratégias de marketing atuais.
Já não dá mais para depender apenas de indicações, outdoors, anúncios no jornal ou ligações por telefone.
Essas ações ainda podem ser importantes na captação de alunos ― mas, sozinhas, elas não trazem os resultados positivos que toda instituição deseja.
No cenário atual, o marketing digital ganhou espaço e não pode mais ser ignorado.
Escolas de idiomas, ensino superior, educação infantil, cursos técnicos: independentemente do nicho, o seu público está na internet.
Então, é hora de conhecer as estratégias de marketing que a sua instituição de ensino deve adotar.
Trouxemos, neste artigo, as principais dicas de como conseguir alunos e alavancar as matrículas da sua escola. Siga conosco:
Antes de criar um site, uma página no Facebook ou qualquer outra ação, você deve pensar no branding.
Esse termo se refere à construção de uma marca forte no mercado educacional.
O que a sua escola representa para os alunos? Qual é a sua missão no mundo? Quais valores norteiam a sua atuação?
Questões como essas definem a identidade da sua marca, que desperta a identificação com o público.
E essa identidade deve ser transmitida em todos os canais de marketing e em todas as experiências que a sua IE proporciona aos alunos.
Você precisa estar onde os seus futuros alunos estão ― essa é uma lição básica para o marketing educacional.
Agora, pense: onde os estudantes estão atualmente? Eles estão na internet, para interagir nas redes sociais, pesquisar os melhores cursos no Google, ler avaliações de outros alunos sobre as escolas e até assistir aulas online.
Portanto, conhecer o marketing digital é essencial para saber como conseguir alunos no cenário atual.
Você precisa marcar presença nos canais em que o seu público está.
E mais importante ainda é entender a linguagem e as estratégias da internet, que são bem diferentes do marketing tradicional.
Inbound marketing, marketing de conteúdo e e-mail marketing são alguns termos que precisam entrar logo no seu vocabulário.
Nos próximos tópicos, vamos desvendar um pouco mais sobre eles.
Saber como conseguir alunos para a sua instituição de ensino passa por conhecê-los bem.
Você sabe dizer qual perfil de estudante quer atrair?
No que ele tem interesse?
Como se informa?
Quais são os seus comportamentos?
E os seus principais desafios, dúvidas e necessidades?
Com essas questões, você consegue traçar o perfil de público-alvo que as suas estratégias devem atingir.
As respostas também servem para criar a descrição de uma persona ― um personagem fictício que representa o aluno ideal da sua instituição.
A partir dessa persona, então, você vai saber quais canais, qual linguagem e quais conteúdos deve usar para se comunicar com ela.
Você não precisa focar os seus investimentos apenas em mídias pagas para a captação de alunos.
Segundo o inbound marketing, você pode atrair futuros alunos de maneira orgânica por meio de conteúdos que despertem o seu interesse.
Depois, seu papel será conduzi-los até a decisão de efetuar a matrícula.
Nesse processo, o marketing de conteúdo é essencial.
Para aplicar essa estratégia, primeiramente, crie um blog para a sua instituição.
Esse é o principal canal para centralizar os seus conteúdos e atrair o público.
Lá, você pode publicar artigos de interesse para os estudantes, que resolvam as suas dúvidas.
Para uma instituição de ensino superior, por exemplo, seria interessante publicar posts que respondessem “como é o curso de administração” ou “vale a pena fazer faculdade?”.
Conteúdos como esses podem ser desenvolvidos em forma de artigos, mas também de e-books, vídeos e webinars, que permitem aprofundar mais os assuntos.
Assim, esses materiais podem ser usados depois de atrair o interesse do estudante, para aumentar o seu conhecimento e ajudar na escolha de um curso.
Em todos esses materiais, você deve sempre focar nas dúvidas e necessidades dos futuros alunos.
Não fique apenas fazendo propaganda da sua instituição ― pense em entregar valor para o estudante. É assim que a sua marca ganhará relevância para a decisão final.
Como conseguir alunos sem aparecer no mecanismo de pesquisa mais usado do mundo?
Estar nas primeiras posições do Google é imprescindível na estratégia digital.
São elas que recebem o maior número de visualizações e cliques quando um estudante pesquisa para tirar alguma dúvida.
E você deve aparecer lá para entregar a melhor resposta. Isso serve para:
Para isso, você deve criar páginas e conteúdos que atendam às expectativas dos usuários.
Existem diversas técnicas de SEO para otimizar um site para os buscadores e obter esses resultados.
Afinal, o Google valoriza quem entrega a melhor experiência aos visitantes.
A gestão de redes sociais também é importante para a sua estratégia de marketing digital.
No Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn (para citar apenas as principais redes), você pode nutrir o relacionamento com os estudantes.
Publique sobre temas que interessam a eles, artigos do blog, novidades da sua IE, informações sobre os cursos, entre outros assuntos.
Mas não adianta só publicar ― nas redes sociais, também é preciso saber ouvir.
Então, aproveite esse canal de relacionamento para conhecer melhor os alunos, entender as suas demandas, tirar as suas dúvidas e responder objeções. Ao interagir, você se aproxima deles, não mais apenas como uma instituição, mas como um parceiro.
Até agora, falamos muito de relacionamento com os futuros alunos. Mas por que isso é tão importante? Não vale mais a pena focar nas vendas?
Na lógica do inbound marketing, o foco na venda acontece apenas no fim do processo.
Antes disso, você deve conquistar a confiança do estudante ao estabelecer um relacionamento com ele.
Dessa forma, você pode ajudar na decisão, resolver suas dúvidas e atender as suas necessidades.
O momento certo para fazer a abordagem de venda, então, é ao final desse processo.
Nesse momento, ele já está pronto para tomar a decisão a favor da sua instituição. Assim, as chances de ele realizar a inscrição nos seus cursos são muito maiores.
O mercado educacional está passando por muitas mudanças nos últimos anos. E uma das principais é o crescimento da modalidade EAD.
Com esse método de ensino, o aprendizado é intermediado por uma plataforma online, onde as aulas são disponibilizadas.
Essa também é uma forma de captar novos alunos, já que você pode oferecer cursos à distância para quem mora longe ou precisa conciliar os estudos com outras atividades.
Além das plataformas EAD, outra solução que você pode adotar são os softwares de gestão escolar.
Com eles, você consegue obter mais eficiência e qualidade para os processos institucionais, o que também gera mais resultados positivos para a sua escola.
Neste artigo, falamos bastante das estratégias de marketing digital. Porém, isso não significa que você deva ignorar ações de marketing offline, como estas:
Conforme os seus objetivos e o seu público, essas ações ainda podem ser bastante eficientes.
Para ter mais sucesso ainda, o ideal é integrar com os canais digitais. Isso fortalece a marca e engaja o estudante com os conteúdos do blog, redes sociais e e-mails.
Gostou de saber como conseguir alunos para a sua instituição de ensino?
Investir no marketing digital é essencial, mas é importante fazer isso com planejamento. Antes de sair publicando no Facebook ou no blog, pense quais são os seus objetivos e quais indicadores (KPIs) deve acompanhar para saber se irá atingi-los. Assim, você terá uma presença online mais sólida.
Agora, se você quer começar logo a investir no marketing educacional pela internet, conte com a ajuda de uma agência que tem experiência no assunto.
Entre em contato conosco e saiba como vamos captar mais alunos para a sua escola.
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