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Você tem uma empresa? Ou é um profissional liberal? Ou, ainda, possui um e-commerce, um blog, um site no qual investe seu tempo e seu dinheiro? Não importa qual seja o seu negócio e o seu investimento, se você deseja expandi-los e aproveitar ao máximo o tempo e o dinheiro que gasta, você precisa lidar com seu ROI.
Independentemente de você nunca ter ouvido falar disso ou já saber do que se trata, saiba que dominar o ROI pode otimizar o seu negócio e fazê-lo render muito mais. Quer saber como? Acompanhe nosso artigo de hoje…
Mas, o que é o ROI?
O acrônimo para Return On Investiment, ou Retorno Sobre o Investimento, é um conceito oriundo do mercado financeiro e extensível a qualquer área de negócios.
Cada vez que se faz um investimento, espera-se ter um retorno. Este pode ser positivo e gerar ganhos; pode ser negativo e ocorrer perdas; ou ainda pode permanecer igual ao investimento inicial, sem mudar os resultados de ganhos ou perdas.
Para conhecer o resultado do ROI em termos percentuais, basta aplicar esta fórmula simplificada:
ROI = [Receita – Custo] ➗ Custo
Parece óbvio dizer, mas todo empreendedor profissional e sério deveria fazer esse cálculo cada vez que investe, criando uma série de investimentos positivos, identificando as escolhas mais virtuosas e rentáveis e montando uma “lista negra” com os erros que já cometeu para evitar repeti-los.
O papel do ROI no Marketing
Vamos ver como aplicar o cálculo do ROI na prática em um modelo de negócio.
Digamos que você tenha uma loja de sapatos. Determinado modelo é vendido a R$ 100 o par. Você tem uma margem de 50%, porém, sobre esse ganho líquido, você perde R$ 10 referentes a despesas de logística, estoque, gestão etc. Então, o seu lucro líquido é de R$ 40.
Você decidiu investir R$ 1.000 em uma campanha publicitária tradicional (cartazes, panfletos, anúncio em revistas, spots de rádio ou TV, qualquer um). Durante a vigência da campanha, você comercializou 30 pares de sapatos.
O lucro é, portanto, R$ 1.200 (30 x R$ 40). Obviamente, agora você precisa subtrair os R$ 1.000 investidos na campanha publicitária, tendo um lucro efetivo de R$ 200.
Então, o ROI pode ser calculado usando a fórmula descrita no tópico anterior:
[200 ➗ 1.000] x 100 = 20%
A sua campanha publicitária parece ter gerado um ROI positivo de 20%, certo?
Mas quanto desse percentual pode ser rastreado até a ação do investimento publicitário? Seus clientes comprarão esses 30 pares de sapatos mesmo sem a sua campanha? Ou você poderia ter conseguido o mesmo resultado com um investimento de R$ 500 em vez de R$ 1.000?
Estas são perguntas que um empreendedor consciente deve se fazer. No marketing tradicional, as respostas podem ser empíricas e imprecisas.
A relação do ROI com o Marketing Digital
“A metade do que gasto com publicidade é inútil. O problema é que não sei qual das metades.”
Essa frase é atribuída a um famoso magnata americano do início do século passado, John Wanamaker. Desde então, o marketing percorreu um longo caminho. Hoje, com a revolução causada pelo mercado digital, finalmente podemos reunir dados suficientes para saber com maior certeza onde e quanto investir em determinado momento, evitando o desperdício de tempo e dinheiro.
Com a análise profissional de mercado e de público, em conjunto com o uso de ferramentas específicas, podemos saber tudo isso antes mesmo de investir.
Um exemplo de cálculo e otimização de ROI
Vamos dar um exemplo concreto de como pode ser mais fácil maximizar os investimentos e calcular um ROI realista e confiável por meio da publicidade na web.
Imagine uma campanha PPC (Pay-Per-Click), de anúncios pagos, com 10 banners diferentes que são publicados também em 10 sites diferentes.
Em poucas horas, é possível ter dados confiáveis sobre quais banners foram mais clicados e funcionam melhor. Em alguns dias, é possível decidir reduzir o número de banners e focar o investimento somente naqueles que mais atraem o público-alvo potencial.
Aliás, outra vantagem da publicidade online é justamente a segmentação do público-alvo. Você pode decidir mostrar seus anúncios apenas a usuários potencialmente interessados e segmentar por idade, sexo, geolocalização, interesses, hábitos na web, entre outros.
Quanto mais conhecimento dos seus clientes e os dados coletados sobre eles forem mais precisos e detalhados, mais efetivo e vertical será o perfil da campanha de marketing na web, evitando o desperdício e aumentando potencialmente o seu ROI.
Vamos imaginar de novo uma loja de calçados. Desta vez você pretende vender um modelo de sapato feminino cujo público-alvo sejam senhoras mais velhas. Spots e páginas publicitárias serão vistas, certamente, por homens e mulheres jovens. Isso significa que uma parte do orçamento de marketing foi inutilizado.
Com uma campanha PPC na web, você pode escolher mostrar os anúncios somente para esse público-alvo, investindo em publicidade segmentada e vertical. Consequentemente, otimizando e aumentando o seu retorno sobre o investimento.
O marketing na web possui, como visto, maior precisão e verticalidade em direção ao objetivo do seu negócio. Graças às ferramentas existentes, é possível calcular o ROI identificando cada componente que gerou as vendas, assim o investimento será preciso e direcionado especificamente ao objetivo estabelecido.
Se você ainda não desenvolveu o hábito de acompanhar e analisar métricas no seu negócio, este é um bom momento para começar a fazê-lo. O ROI é uma das métricas mais importantes e é por meio dele que você saberá se suas campanhas estão gerando resultados.
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