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Extremamente importante para melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca, como o Google, o SEO Marketing faz menção a uma série de técnicas de otimização (internas e externas) e é uma das partes mais importantes de uma estratégia eficaz de marketing digital.

A sigla SEO, traduzida do inglês, significa Search Engine Optimization. Já parou para se perguntar por que você deveria ranquear melhor o seu website no Google?

As páginas que aparecem nos primeiros resultados de uma busca são as mais acessadas, o que significa que você poderá ter mais visitantes e realizar mais processos de conversão (solicitação de orçamentos ou vendas). Saiba como ranquear o seu website no Google ao fazer um bom trabalho de otimização com SEO Marketing!

Como ranquear o seu website no Google com SEO Marketing?

Você já deve saber que se deseja aparecer no topo das páginas de busca do Google rapidamente, deve estudar e investir uma boa parte do seu orçamento com anúncios, conhecidos também como links patrocinados. Se isso faz parte da sua estratégia, ótimo!

Porém, estamos aqui para falar sobre diversas técnicas orgânicas, ou seja gratuitas, para você ranquear o seu website de maneira positiva e melhor, sem gastar nada. Parece bastante complicado? Pois vamos descomplicar pra você!

Em uma frase, o trabalho de SEO Marketing se resume da seguinte forma: otimizar o seu site para os principais motores de busca.

Como o Google funciona?

O Google, principal motor de busca disponível na internet, leva em conta centenas de fatores para ranquear um site e está sempre atualizando esses fatores para se certificar de que bons conteúdos estão sendo entregues para os usuários.

E como ele sabe disso tudo? Por meio de robôs, os chamados spiders, são os responsáveis por “varrer” toda a internet e por indexar e escanear os sites que são exibidos nos resultados de busca.

Além disso, esses robôs também conseguem identificar quais sites estão recomendando outros sites, o que é conhecido como backlink. É basicamente, quando um site faz link para um outro site. Iremos falar mais sobre esse assunto em especial ao longo deste artigo.

O buscador mais famoso da web já consegue compreender o contexto dos sites e sua qualidade, o que levou o seu processo de indexação deixar de ser estrutural e passar a ser semântico. De tempos em tempos, o Google lança novos algoritmos para tornar esse processo cada vez mais eficaz.

Resumindo: o Google indexa as melhores páginas, que contam com conteúdos relevantes e sem “encheção de linguiça” por assim dizer, e ranqueia esses conteúdos na primeira página de resultados. Aí você pode estar se perguntando: mas preciso ficar mesmo na primeira página?

A maior parte dos usuários clicam nos 3 primeiros resultados, e já encontram o que buscam. Para ser ainda mais específico, esta é a taxa média de CTR (click through rate) por posição nos resultados orgânicos:

  • Primeira posição: recebe 30% dos cliques
  • Segunda posição: recebe 15% dos cliques
  • Terceira posição: recebe 10% dos cliques
  • Quarta posição: recebe 6% dos cliques
  • Quinta posição: recebe 4% dos cliques

Sendo assim, da segunda página adiante as taxas de cliques são extremamente baixas.

A importância dos links

Essa, de longe, é a parte mais importante do seu trabalho. Bons links podem fazer toda a diferença no seu trabalho de SEO Marketing. Por exemplo, quando um site inclui um link que aponta para outro site e vice-versa, o próprio Google identifica essa ação como uma transferência ou ‘troca de autoridade’.

Logo, o buscador identifica que o site X de determinado nicho, ao linkar para um site Y de mesmo nicho, transfere autoridade para o outro, pois existe uma relação entre esses sites, que possuem conteúdos relevantes, semelhantes e de qualidade.

Não se trata apenas de escrever um bom conteúdo e sim, saber criar esse trabalho de backlinks, que é o principal fator para você ranquear bem o seu website. Segundo pesquisas, esse trabalho corresponde a 80% do trabalho de SEO Marketing e os 20% restantes correspondem aos fatores internos e mais técnicos realizados dentro do seu website, página por página.

Pesquisa de palavras-chave

Ao produzir um conteúdo, pense em qual é o objetivo, a sua intenção e como as pessoas irão encontrá-lo com uma determinada palavra-chave. Procure ser específico, pois palavras-chave mais abrangentes são muito mais concorridas, pois já existem inúmeros conteúdos otimizados para elas.

Google Trends e Google Keyword Planner são ótimas ferramentas para realizar a sua pesquisa e aprimorar suas técnicas de SEO Marketing.

Porém, antes de sair criando conteúdo por aí, fica uma ótima dica: pesquise pelas palavras-chave do seu interesse e que tenham relação com a sua área. Estude os cinco primeiros resultados que aparecerem e veja como essas páginas foram produzidas, analisando a estrutura das mesmas, para efeito de comparação.

Assim você saberá quais tipos de conteúdos são mais bem vistos pelo Google e as suas chances de ranquear bem com SEO Marketing aumentarão.

SEO On-Page X SEO Off-Page

Basicamente, o SEO Marketing trata de dois tipos de otimização diferentes: o On-Page e o Off-Page. Ambos têm papéis importantes no trabalho de otimização como um todo e merecem toda a sua atenção.

O SEO On-page cuida das técnicas de otimização que são feitas dentro de uma determinada página. Trata-se da otimização interna do conteúdo, como hierarquia de intertítulos, número de palavras-chave dentro de um artigo, links internos, atributo alt de imagens, bom título e meta descrição correta.

Já o SEO Off-page diz respeito ao relacionamento do seu site com outros disponíveis na internet, que pode influenciar (e muito) no bom posicionamento de um determinado conteúdo. Lembra dos links e a troca de autoridade? A otimização externa ou Off-Page é o principal fator que fará diferença para ranquear bem seu website no Google.

Como otimizar o seu website e ranqueá-lo melhor

A maioria das pessoas clicam no primeiro, segundo ou terceiro resultado que aparecem quando uma busca é realizada no Google. Com pouco tempo disponível, ninguém irá ficar “perdendo tempo” buscando por outros resultados, em outras páginas, não é mesmo?

Para você ranquear o seu website no Google, alguns passos são importantes, como:

    • Crie conteúdos relevantes de verdade, que tenham a ver com o que o seu público-alvo busca ou se interessa;
    • Pesquise pelas palavras-chave que têm a ver com esses conteúdos, de preferência mais específicas, com bom volume de buscas e pouca concorrência;
    • Busque formas de obter links de outros sites, que possam apontar para o seu a fim de aumentar a sua autoridade na internet.

Com um ótimo conteúdo e links externos apontando para o seu website, o seu trabalho em SEO Marketing estará completo. Porém, ele nunca termina, pois é sempre contínuo. Com os algoritmos do Google se aprimorando constantemente, há sempre otimizações a serem feitas.

Não sabe por onde começar com SEO Marketing? Entre em contato conosco e nós daremos a melhor orientação para o seu negócio!

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