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O que é CBO (Otimização de Orçamento de Campanha) no Facebook Ads?

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Suas campanhas no Facebook Ads não estão trazendo os resultados que você deseja?

Realmente, a falta de performance das campanhas pode desanimar qualquer empreendedor.

Mas, na grande maioria dos casos, a solução é simples e passa por um recurso chamado CBO do Facebook Ads.

Se você nunca ouviu falar, saiba que esse recurso pode valorizar o seu investimento, melhorar os resultados das suas campanhas e alavancar seus resultados.

Quer saber mais? Então continue lendo que vamos mostrar como você pode fazer isso de uma forma simples e prática.

O que é CBO do Facebook Ads?

O CBO do Facebook Ads foi lançado como beta em 2017 como um recurso opcional para os anunciantes.

Mas, desde 2019 tornou-se uma configuração padrão fixa.

A sigla CBO (Campaign Budget Optimization) significa Otimização do Orçamento da Campanha.

Ou seja, como o próprio nome diz, é o caminho para você distribuir o orçamento das campanhas para os conjuntos de anúncios que apresentam melhor performance.

Tecnicamente, o CBO Ads é uma configuração onde você passa para o algoritmo do Facebook a responsabilidade pela gestão do orçamento das suas campanhas e a plataforma busca distribuir os valores da maneira mais inteligente possível entre os seus conjuntos de anúncios.

O objetivo é melhorar o desempenho das campanhas e aumentar os seus resultados.

Como fazer o CBO no Facebook

Tudo começa quando você vai definir o seu orçamento no Facebook Ads.

Você pode definir um orçamento diário, definindo o valor que será gasto a cada dia de veiculação da sua campanha, ou um orçamento vitalício, que será usado no período estabelecido que essa campanha estará no ar.

Além do orçamento da campanha, o CBO do Facebook Ads utiliza a estratégia de lances para distribuir os valores pelos seus conjuntos de anúncios.

O lance pode ser configurado para o menor custo por ação / aquisição (CPA) ou o maior retorno sobre o investimento em publicidade (ROAS), de maneira automática e contínua.

Você também pode criar conjuntos de anúncios para serem veiculados em períodos diferentes, pois o CBO ficará usando o orçamento do conjunto de anúncios apenas enquanto eles estiverem ativos.

Além disso, a otimização de orçamento da campanha pode usar seu orçamento de forma diferente em cada conjunto de anúncios, já que o CBO atua sobre o orçamento total (diário ou vitalício) da campanha.

Por exemplo, se você colocar no ar uma campanha com dois conjuntos de anúncios, e o primeiro estiver performando muito melhor e o CBO considerar que ele obterá o menor CPA ou o maior ROAS em geral, a maior parte do orçamento será direcionado para este conjunto, em detrimento do segundo conjunto de anúncios.

Benefícios de usar a otimização de orçamento de campanha

A implementação do CBO pelo Facebook trouxe diversas vantagens para quem investe em anúncios na plataforma.

A primeira é que você ganha mais tempo. Como o processo de otimização é automatizado, não é mais necessário ficar monitorando continuamente os dados para ver se está perdendo dinheiro com campanhas que não trazem resultados.

Outro benefício importante é que o CBO pode trazer um melhor retorno sobre seu investimento.

Isso ocorre porque a otimização buscará um ROAS melhor, aumentando o orçamento do anúncio e do conjunto de anúncios com mais probabilidade de alcançar o objetivo estipulado para a campanha.

Por exemplo, se você estiver buscando mais tráfego para seu site, os anúncios com mais cliques receberão mais verba.

Ou, se você busca mais conversões (leads ou compras), os anúncios com as melhores taxas de conversão serão priorizados.

Embora algumas pessoas possam pensar que usar o CBO nas campanhas do Facebook Ads implica em perder o controle sobre seu dinheiro, isso não é verdade, pois você ainda pode estipular valores (mínimo e máximo) para investir em cada conjunto de anúncios.

Como otimizar ainda mais suas campanhas com o CBO no Facebook Ads

Mesmo deixando o “trabalho duro” para o algoritmo do Facebook Ads, ainda existem algumas coisas que você também pode fazer para otimizar ainda mais suas campanhas.

Separamos cinco dicas, simples e práticas, para você aumentar as chances de sucesso dos seus anúncios.

1) Instale o pixel do Facebook no seu site ou eCommerce

Para rastrear as ações das pessoas que chegaram ao seu website ou página de vendas.

É assim que você consegue saber mais sobre quem se envolveu com a sua marca e a análise desses dados permite otimizar suas campanhas de anúncios patrocinados para alcançar as pessoas certas no momento exato de compra.

2) Escolha corretamente o objetivo de campanha

Pode parecer óbvio, mas para o CBO no Facebook Ads funcionar da melhor maneira possível, você precisa escolher o objetivo de campanha que melhor se alinha com os resultados almejados para o seu negócio.

O Facebook Ads possui diversas opções como gerar alcance (ou reconhecimento para a sua marca), envolvimento, tráfego para seu website ou loja virtual, visualizações de vídeo ou conversões (leads ou compras).

3) Utilize públicos quentes e frios em campanhas separadas

A otimização do orçamento a nível de campanha no Facebook Ads só vai ajudar na distribuição correta com públicos de tamanhos semelhantes.

E, além disso, é essencial saber trabalhar com os limites (mínimos e máximos) para “frear” ou “pisar no acelerador” dependendo da entrega (e CPA) de cada conjunto.

4) Otimize com foco em métricas de negócio

Se você quer captar mais clientes, o ideal é otimizar a veiculação de anúncios para conversão em leads, adições no carrinho ou compras.

Assim, o CBO do Facebook Ads buscará pessoas com maior probabilidade de realizar a ação desejada, como realizar uma solicitacao de orcamento ou compra, por exemplo.

5) Trabalhe com um funil dinâmico

A estratégia de funil dinâmico de marketing é válida (e muito recomendada) principalmente para produtos e serviços com ticket médio a partir de R$500,00 / unidade.

E, de acordo com a própria plataforma, é importante criar campanhas que “conversam” umas com as outras fazendo com que os usuários percorram toda a jornada, até serem convertidos em novos clientes.

Gostou desse artigo e quer saber como usar todo o poder do CBO no Facebook Ads? Entre em contato que teremos o maior prazer em lhe ajudar.

Ficaremos felizes em contribuir para o crescimento da sua empresa, assim como nós fizemos para o cliente abaixo, no qual nós alcançamos os seguintes resultados:

  • Nicho: eCommerce de decoração
  • Período: Março a setembro de 2022
  • Investido: R$12.372,76
  • Faturado: R$164.344,84
  • Vendas: 784
  • ROAS: 13,28

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Thiago Quinteiro

CEO e gestor de tráfego da agência O Condado, trabalha com Marketing Digital desde 2012, possui extenso know-how em mídia paga, onde já trabalhou com orçamentos de até R$ 1,2 milhão / mês (Facebook Ads) e R$350 mil / mês (Google Ads). É responsável pelo setor de performance da agência (Facebook Ads, Google Ads, LinkedIn Ads e Pinterest Ads) e possui certificações em: Facebook Blueprint, Google Ads (Search, Display, Shopping e YouTube) e Funnelytics Mastery.

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