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Sem dúvidas, você já deve ter ouvido falar sobre a importância do tráfego pago para um negócio, seja ele um eCommerce ou negócio local inserido em plataformas digitais.

Porém, mais importante do que conhecer o tráfego pago é saber como aplicá-lo e uma consultoria de tráfego pago desempenha (muito bem) este papel.

consultoria de tráfego pago

Por isso, este artigo foi preparado para te ajudar a entender o que é, como funciona e quando contratar uma consultoria de tráfego pago para potencializar seus resultados. Confira logo abaixo!

Primeiramente, o que é e como funciona o tráfego pago?

Antes de entender cada etapa de uma consultoria especializada em tráfego pago, é importante que fique bem claro para você o que significa, de fato, o termo tráfego pago e porque sua empresa deveria investir nesta modalidade.

O tráfego pago nada mais é do que a geração de visitas de usuários qualificados para o seu blog, loja virtual, perfil no Instagram ou landing page.

Isso significa que, diferentemente do tráfego orgânico, cujas pessoas chegam ao seu site ou perfil de modo orgânico, através de pesquisas de palavras-chave específicas, no tráfego pago você patrocina um conteúdo, para o mesmo ser encontrado de modo mais rápido e fácil, por uma audiência ainda maior.

Por exemplo, se apenas 100 pessoas acessam o seu e-commerce diariamente, de modo orgânico, com o tráfego pago é possível que o número de visitas na sua loja virtual dobre, ou mesmo triplique.

O resultado é que, quanto mais acessos, maiores as chances de venda, fazendo com que você recupere o retorno sobre o investimento.

Como funciona o tráfego pago?

Para que não restem dúvidas acerca do funcionamento do tráfego pago, pense em todas as ocasiões em que você fez uma pesquisa por determinado produto no Google.

Talvez, você tenha se deparado com resultados exatamente correspondentes logo no topo da página, ocupando as primeiras posições, com a descrição “Anúncio”.

exemplo de anúncio na rede de pesquisa do Google Ads

Estas posições privilegiadas no Google foram compradas por esses anunciantes e, será cobrado deles um valor estipulado para cada clique de um usuário, que redirecione aos seus respectivos sites ou eCommerce.

Neste caso, os anúncios são estruturados, configurados e colocados em veiculação através da plataforma chamada de Google Ads (antigo Google AdWords).

Mas, saiba que o Google não é o único lugar que permite o patrocínio de links ou campanhas de tráfego pago.

Existem outras plataformas como:

  • Facebook Ads;
  • YouTube Ads
  • LinkedIn Ads;
  • Pinterest Ads;
  • Taboola;
  • Bing Ads e outros.

Cada qual oferecem estratégias únicas e funciona conforme as características de cada rede, variando os custos e perfil de consumo dos anúncios.

O LinkedIn Ads, por exemplo, costuma apresentar o CPC (custo por clique) mais caro da lista.

Porém, para empresas B2B, pode ser um dos canais mais qualificados de aquisição de novos clientes.

Quais as vantagens do tráfego pago e quem deve investir?

Você talvez esteja pensando:

“Mas, será que o tráfego pago funciona no meu caso, ou eu só corro o risco de perder dinheiro?”

A resposta é que, na grande maioria dos casos, o tráfego pago performa muito bem quando é utilizada a estratégia correta de acordo com:

  • sua buyer persona;
  • objetivos de marketing do seu negócio;
  • nicho e produtos/serviços que deseja promover;
  • qual rede seu público está mais presente.

Por isso, antes de criar uma campanha e investir qualquer valor, é preciso estudar ou contratar a ajuda de um profissional qualificado, como um gestor de tráfego, para que o seu dinheiro não seja desperdiçado.

Neste caso, os benefícios do tráfego pago são inúmeros:

  • resultados mais rápidos: seja em aumento de seguidores, acessos e downloads de materiais ricos ou aumento em vendas;
  • segmentação bem detalhada: geralmente baseadas em gênero (sexo), faixa etária (idade), interesses, palavras-chave, região (você pode escolher anunciar apenas para o bairro Liberdade, em São Paulo, por exemplo) e públicos personalizados;
  • investimento inicial que cabe no seu bolso: você define o quanto está disposto a gastar com as campanhas e não existem surpresas como cobranças extras ou valor total (mensal) mais alto que o orçamento definido.

Além disso, você decide o tempo de veiculação de uma campanha de tráfego pago e, por isso, pode investir sempre que quiser e puder, sem um compromisso mensal ou anual.

Como obter melhores resultados com o tráfego pago?

Para que seus resultados com o tráfego pago sejam, de fato, expressivos, você precisa se certificar de que está seguindo a melhor estratégia e otimizando os resultados da melhor maneira possível, a fim de ter o melhor desempenho possível com o valor investido.

Neste caso, existem duas opções:

  1. Investir em cursos e estudar muito para entender sobre todos os recursos da plataforma que está utilizando, saber como fazer a segmentação de públicos de forma correta, aprender a comparar resultados e definir estratégias, ou…
  2. Buscar a ajuda de um profissional ou empresa capacitada, que já atua no ramo e disponibiliza consultorias de tráfego pago, a fim de otimizar seu tempo e traçar estratégias assertivas para atingir os seus objetivos, com o menor desgaste e investimento possível.

Caso escolha a primeira opção, saiba que este caminho tomará tempo e, provavelmente, desperdiçará recursos financeiros nas primeiras campanhas, que terão a finalidade de teste, estudo e análise.

É importante ressaltar que, se configurada de modo errado ou sem objetivos claros e bem definidos, o tráfego pago pode acabar sendo, para o seu negócio, um investimento perdido, que não trará um ROI (retorno sobre o investimento) positivo.

Em contrapartida, escolher investir em uma consultoria de tráfego pago pode ser a opção mais inteligente e com maior custo-benefício, especialmente caso você esteja iniciando agora, a consultoria trará o direcionamento que você precisa, como veremos a seguir.

Por que contratar uma consultoria de tráfego pago?

As plataformas de tráfego pago sempre sofrem atualizações constantes e, para ter sucesso com os seus anúncios, é preciso estudar ou pedir ajuda a alguém que já trabalhe no ramo, para encurtar sua própria fase de aprendizado e impedir o desperdício de recursos (de tempo e dinheiro).

Além de programar os anúncios, definindo públicos, orçamento e canais de veiculação, é importante monitorar as campanhas, a fim de acompanhar seu desempenho e fazer alterações, caso necessário.

Ao final do processo, é importante analisar os resultados e identificar pontos de melhoria.

Em todos esses casos, uma consultoria de tráfego pago será de grande ajuda, já que poupará seu tempo e te ajudará a estabelecer objetivos realistas, compreender melhor as métricas e otimizar seus resultados.

Como funciona uma consultoria de tráfego pago?

A consultoria de tráfego pago funciona como um guia, passando pelas seguintes etapas:

  • alinhamento inicial de objetivos com o tráfego pago, para definir metas e ajustar as estratégias de marketing digital do seu negócio;
  • diagnóstico, por meio da identificação do estado atual do negócio, a fim de definir pontos de melhoria;
  • planejamento, através do estabelecimento de metas e “funil dinâmico” das campanhas, conforme os objetivos e estratégias definidas anteriormente;
  • orientação, fase em que o consultor esclarecerá todas as suas dúvidas, dificuldades e detalhará como alcançar os melhores resultados possíveis com o uso de anúncios patrocinados.

Porém, etapas de implementação / execução, como:

  • gestão e otimização das campanhas: para ajustar, sempre que necessário, as segmentações e lances (de custo por clique ou custo por aquisição), de modo renderem o máximo possível com o orçamento definido;
  • análise dos resultados obtidos: através de métricas e comparações com campanhas passadas, caso existam.

Não estão inclusas no formato de consultoria, na maioria dos casos.

Por isso, é importante que você aprenda, extraia conhecimento e tire todas as suas dúvidas acerca das etapas de implementação, execução, otimização e análise de métricas.

Caso seu objetivo seja o de delegar toda a estratégia de tráfego pago para alguém mais experiente, é possível contratar o serviço de gestão de tráfego pago.

Em poucas palavras, uma consultoria de tráfego pago contempla todo o ciclo de aprendizado (técnico e estratégico) sobre as campanhas e prepara você, cliente, para ter autonomia e executá-las por conta própria.

Quais os benefícios da consultoria de tráfego pago para o seu negócio?

Passando por todas estas etapas, uma consultoria de tráfego pago pode ser muito vantajosa, especialmente para empresas de pequeno e médio porte que desejam aumentar suas vendas e melhorar o desempenho das suas conversões, sem precisar se comprometer com contratos de fidelidade.

As principais vantagens de uma consultoria de tráfego pago serão abordadas a seguir. Veja abaixo!

Diagnóstico do seu negócio

Sem saber exatamente a situação atual de marketing do seu negócio, é impossível estabelecer novas metas de melhoria e comparar os resultados.

Por isso, o consultor de tráfego pago será responsável por diagnosticar e analisar todo o seu plano de marketing, seu público-alvo e seus resultados obtidos até então.

Além disso, o consultor verificará se a sua estratégia de marketing digital, como um todo, tem sido efetiva ou não, conforme os objetivos almejados pela sua marca.

A partir desta análise indispensável, é possível determinar e estruturar um planejamento estratégico e personalizado a ser seguido, conforme as necessidades e metas do seu negócio.

Se a sua meta for, por exemplo, aumentar em 20% as vendas do eCommerce, é possível definir passos para alcançá-la de modo mais rápido, estratégico e com submetas bem definidas.

Definição de um plano de ação estratégico

O objetivo do plano de ação, geralmente, se baseia no objetivo geral da campanha de marketing e é o momento da definição do passo a passo a ser seguido posteriormente.

Com esta simples definição, todo o trajeto fica mais claro e mostra atender aos requisitos de uma meta S.M.A.R.T.:

  • Specific (específica)
  • Measurable (mensurável)
  • Attainable (atingível)
  • Relevant (relevante)
  • Time based (temporal)

Organização e estruturação das campanhas

Com a ajuda do consultor e especialista em tráfego pago, as campanhas serão estruturadas com base em todas as características do seu negócio e o plano de ação definido anteriormente.

Nesta etapa, o consultor definirá (junto com você) todos os detalhes para de mapeamento e criação das suas campanha, como por exemplo:

  • quando (e por quanto tempo) suas campanhas devem ser veiculadas;
  • onde (Google Ads, Facebook Ads ou outras plataformas);
  • e como (através de anúncios de texto, imagem ou vídeo) serão veiculadas.

Estratégias para anúncios sazonais também serão estabelecidas. Digamos, por exemplo, que seu e-commerce queira aproveitar a temporada de dia dos pais e colocar alguns produtos em oferta.

Neste caso, é necessário formular um modelo específico de campanha, para impactar um público mais segmentado em um curto espaço de tempo.

O mesmo acontece caso você, por algum motivo, deseje dar início a uma oferta ou promoção relâmpago — as campanhas seguirão um padrão diferente.

Segmentação de público

Sem a segmentação de público correta, a performance dos anúncios não atenderá as expectativas iniciais, já que impactarão pessoas que não tem real interesse naquilo que você deseja vender. Isso pode ser frustrante.

Por isso, é papel do consultor de tráfego pago auxiliá-lo na segmentação de público para cada campanha, nos diversos níveis do funil de marketing e etapas de consciência do consumidor sobre o seu produto ou serviço.

funil de marketing no tráfego pago

Se você pretende divulgar, por exemplo, luminárias de mesa, seu público pode ser pautado em estudantes do ensino médio que estudam 3 horas por dia em casa ou escritórios de arquitetura, onde profissionais passam 8 horas do seu dia.

O fator determinante para atrair o público certo, seja ele baseado nos estudantes ou arquitetos, como nos exemplos acima, será a comunicação, segmentação, meio de veiculação e tipo de anúncio.

É nesta etapa que uma consultoria especializada em tráfego pago pode lhe ajudar: o gestor de tráfego pago (experiente) sabe exatamente qual a modalidade correta de anúncio para cada público, com o objetivo de aumentar seus resultados.

Análise de métricas de campanhas anteriores

Para verificar onde e porquê suas campanhas anteriores falharam, o consultor de tráfego pago analisará e identificará os erros, para que você, cliente, evite-os a todo momento.

Feito todo o planejamento e alinhamento, é importante lembrar que a campanha pode conter:

  • diferentes conjuntos de anúncios;
  • com diferentes criativos (imagens ou vídeo);
  • públicos personalizados (ou semelhantes);
  • copywriting (redação persuasiva baseado nas preferências do público alvo ideal);

Tudo com a finalidade de teste, comparação e validação.

Orientações para que o cliente execute

Com tudo pronto, você só precisará ativá-las e colocar os anúncios em veiculação. Como visto anteriormente, porém, não basta apenas que os anúncios estejam “veiculando” normalmente, é necessário acompanhá-los para garantir o melhor desempenho possível.

Essa etapa de monitoramento e análise é essencial, a fim de otimizar o CPC (custo por clique), o CTR (taxa de cliques) e o CPA (custo por aquisição), garantindo o uso mais inteligente possível do seu próprio orçamento.

Ao final de cada campanha, você tem acesso a um relatório geral, que a própria plataforma gera, acerca dos resultados como:

  • Alcance
  • Impressões
  • Resultados
  • Custo por resultado
  • ROAS, dentre outras métricas.

Este relatório serve como uma bússola para identificar pontos de melhoria e acertos a serem mantidos (e replicados) nas próximas campanhas patrocinadas.

É interessante que os públicos usados (e validados) possam ser reutilizados nas campanhas futuras com anúncios (criativos) diferentes.

Ainda, também podem ser úteis para campanhas de remarketing, para que os usuários que visualizaram, clicaram (demonstrando interesse) e não compraram, possam ser (re)impactados novamente.

Porém, esta função (mencionada acima) pode ser delegada a um gestor de tráfego, caso seja necessário.

Como escolher a melhor consultoria de tráfego pago para o seu negócio?

Como você percebeu, vale muito a pena contratar uma consultoria de tráfego pago visando encurtar a sua fase de aprendizado.

Mas, como escolher a melhor e como ter certeza de que o profissional ou equipe contratados prestam um serviço de qualidade?

Considere alguns pontos antes de fechar negócio com qualquer agência ou consultor:

  • certifique-se de que o consultor compartilha os mesmos valores e propósito da sua empresa;
  • verifique o site e as redes sociais dele, buscando por avaliações positivas e nível de satisfação de clientes anteriores;
  • entre em contato com outro cliente e pergunte se a experiência dele é (ou foi) agradável e se as suas expectativas em relação à consultoria foram atendidas;
  • contrate o serviço que cabe no seu bolso — não exceda os limites do seu orçamento, afinal, após a consultoria você ainda precisará investir uma quantia suficiente em campanhas de tráfego pago.

Com estas informações em mãos, você pode tomar a sua decisão tranquilamente — mas antes, conheça a consultoria de tráfego pago da agência O Condado.

Por que contratar a consultoria de tráfego pago com a agência O Condado?

A agência O Condado, por exemplo, atende a todos os requisitos citados acima e conta com depoimentos de clientes extremamente satisfeitos com os serviços prestados.

Marcela Zueli Lucas, da clínica de estética Lapibody, confirma isto:

“Estamos trabalhando em parceria com a agência O Condado há quase 1 ano. E, graças a Deus (e ao profissionalismo da agência), nossa empresa vem crescendo no mercado de forma bem satisfatória”.

gestão de tráfego para a clínica de estética Lapibody

Para que você entenda melhor como funciona a consultoria de tráfego pago da agência O Condado, saiba que ela conta com:

  • auditoria personalizada da(s) sua(s) conta(s) de anúncios;
  • profissionais com mais de 8 anos de experiência em gestão de tráfego;
  • equipe de especialistas, certificados em Facebook Ads e Google Ads;
  • mais de R$ 4 milhões em verba patrocinada gerenciada no Google Ads;
  • e mais de R$ 14 milhões em verba patrocinada gerenciada no Facebook Ads.

Além disso, existe a possibilidade de contratar quantas sessões de consultoria você achar necessário.

A consultoria, porém, não é indicada para:

  • afiliados e/ou pessoas que trabalham como marketing de multinível;
  • pessoas que nunca investiram em anúncios patrocinados no passado;
  • pessoas que buscam melhorar / maximizar seus resultados da noite para o dia com pouco esforço.

Para saber mais sobre valores, formas de pagamento, dentre outros detalhes, acesse a página da consultoria de tráfego pago e confira todas as informações.

Conclusão

Deu para perceber que contratar uma consultoria de tráfego pago pode valer muito a pena, não é mesmo?

Além disso, principalmente se o seu negócio não conta com uma equipe interna de marketing (ou analistas de tráfego), esta pode ser uma excelente maneira de aprender todo o processo (operacional e estratégico) para colocá-lo em prática com 100% de autonomia.

Ou ainda, mesmo que a sua empresa possua uma equipe, uma ótima maneira de melhorar o desempenho e otimizar a utilização dos recursos financeiros, é contratar a consultoria como uma forma de treinar (reciclar) o aprendizado da sua própria equipe.

Por fim, saiba que, com a consultoria, você recebe todo o auxílio necessário para ter resultados melhores investindo o menor orçamento possível.

Isso será possível, pois você saberá exatamente como otimizar as campanhas e verificar métricas e KPIs (Key Performance Indicator ou, em uma tradução livre, Indicadores-Chave de Performance).

Se você deseja contratar uma consultoria especializada em tráfego pago, não deixe de conhecer a nossa!

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