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Introdução

Se você possui uma empresa e deseja vender produtos ou serviços pela internet, seja através de um eCommerce, site institucional ou redes sociais, vai precisar de um bom gestor de tráfego pago.

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Esta é uma profissão que cresceu muito nos últimos anos, principalmente, devido à aceleração do processo de digitalização das empresas.

Afinal, sua empresa precisará de pessoas interessadas chegando até seus canais digitais.

E esse movimento precisa ser constante e permanente.

Na internet, tráfego pago e tráfego orgânico são as duas únicas formas de atrair potenciais clientes para o seu negócio.

Neste artigo, vamos focar no profissional responsável pelo tráfego pago.

A gestão de tráfego pago é uma função relativamente nova no mercado mas, que se tornou essencial nos dias atuais e, se você deseja contratar esse profissional (ou se tornar um) continue acompanhando o artigo!

O que é um Gestor de Tráfego Pago

O gestor de tráfego pago é o profissional responsável por planejar, criar, monitorar, analisar, otimizar e gerenciar estratégias e ações de marketing envolvendo anúncios pagos (patrocinados) em plataformas digitais.

Ele pode trabalhar sozinho, prestando serviços, de forma independente, ou contratado por uma empresa (como integrante da equipe) ou ainda fazer parte de uma agência de marketing digital.

Sua importância vem aumentando cada vez mais, tornando-se uma peça fundamental para qualquer estratégia de atração e aquisição de clientes.

Uma das principais razões para isso acontecer é a escassez de bons profissionais no mercado, fato agravado pela migração ou ampliação do modelo de negócio de diversas empresas para o ambiente digital.

O que faz um Gestor de Tráfego Pago

O gestor de tráfego pago organiza e executa as estratégias de campanhas de publicidade patrocinada da empresa, ficando responsável por tarefas como:

  • Planejamento estratégico;
  • Criação, monitoramento, análise e otimização de campanhas;
  • Gestão da verba destinada aos anúncios.

O gestor de tráfego utiliza plataformas de anúncios patrocinados com o intuito de alcançar os objetivos almejados pelas empresas, que podem ser a atração de novos seguidores, aumento de engajamento nas redes sociais, instalações de aplicativos, conversão em vendas, fortalecimento de marca, dentre outros.

Para isso, um bom gestor de tráfego pago precisa ter habilidades (operacionais e estratégicas) relacionadas ao planejamento, criação e otimização de campanhas patrocinadas em plataformas como:

Facebook Ads / Instagram Ads: as plataformas de anúncios mais utilizadas pelas empresas nos dias atuais. Podem ser criados anúncios para diversos objetivos, com uma grande variedade de formatos.

Google Ads: é uma plataforma mais voltada para impactar um público que já tem uma consciência maior sobre o problema e/ou solução e, está mais pronto para comprar.

YouTube Ads: esta é a plataforma para criar anúncios no YouTube. Existem diversos formatos de anúncios que podem ser veiculados nos canais ou durante a exibição dos vídeos.

LinkedIn Ads: muitas empresas evitam anunciar nessa rede social porque o custo do lead costuma ser mais elevado, quando comparado aos outros canais. O LinkedIn justifica essa diferença argumentando que a segmentação é muito mais assertiva. Por ser uma rede de carreira profissional, o gestor de tráfego pago, teoricamente, consegue alcançar um público mais específico, com maior poder de decisão, principalmente, quando o foco é para negócios B2B de alto ticket.

Existem outras plataformas menos conhecidas, que também podem ser utilizadas pelo gestor de tráfego pago, dependendo da necessidade e do segmento do negócio em questão, como Pinterest Ads, Twitter Ads, TikTok Ads, Taboola e Outbrain.

Qual a importância do trabalho do Gestor de Tráfego Pago

Como em toda profissão, existem diversas particularidades no trabalho de um gestor de tráfego pago.

Algumas pessoas podem pensar que é fácil, simples e rápido para atrair pessoas qualificadas para os canais digitais da empresa.

No entanto, existem dezenas de estratégias que podem ser feitas, combinando diferentes tipos de campanhas e anúncios.

Todas dependem de um conhecimento aprofundado do comportamento do público a ser impactado.

Além disso, as campanhas publicitárias podem ser criadas com diferentes objetivos como, por exemplo:

  • Reconhecimento de marca;
  • Alcance;
  • Tráfego;
  • Engajamento;
  • Visualizações de vídeo;
  • Cadastros;
  • Instalações de aplicativo;
  • Conversões, dentre outros.

Portanto, para combinar a estratégia certa com o melhor objetivo de campanha para trazer os melhores resultados, é essencial que o gestor de tráfego pago saiba, exatamente, o que está fazendo.

Por isso, esse profissional precisa entender muito bem sobre o negócio do cliente, o público que será impactado pelos anúncios e as ferramentas que serão utilizadas.

Ou, corre o risco de desperdiçar o investimento da empresa, sem trazer resultado nenhum.

Como é o trabalho do Gestor de Tráfego Pago

Vamos ver, especificamente, como é o trabalho deste profissional, no dia a dia.

Cálculo e projeção de investimento

Uma das atribuições mais importantes de um gestor de tráfego pago é calcular quanto deverá ser investido nas campanhas para que elas alcancem o público ideal.

Se calcular a menos, o objetivo não será alcançado, e se calcular a mais, pode jogar o dinheiro da empresa fora.

Para “acertar a mão”, o profissional precisa realizar uma análise detalhada do segmento de atuação da empresa, considerando a concorrência e a presença digital da mesma.

Também precisa considerar os comportamentos, preferências e hábitos de consumo das pessoas que compõem o público-alvo daquele negócio.

Existem diversas ferramentas de marketing digital que podem auxiliar nestas atividades:

1 – Google Analytics: permite monitorar a quantidade de visitas nas páginas da empresa, de onde eles vieram, dentre outras informações importantes.

2 – Google Tag Manager: permite a criação e automatização de tags para monitorar o fluxo dentro do site da empresa;

3 – Looker Studio (antigo Google Data Studio): essa ferramenta pode ser usada para mensurar os resultados obtidos com as campanhas, demonstrando sua evolução de maneira visual (através de gráficos).

Também permite a criação de relatórios a partir de dados de outras fontes como o Google Analytics, por exemplo.

4 – Google Search Console: ótimo para realizar o monitoramento dos resultados de busca (orgânica) do Google;

5 – Google Ads: onde é feito o gerenciamento de campanhas de links patrocinados que aparecerão na Rede de Pesquisa do Google, dentre outras redes de publicidade;

6 – Facebook Ads / Instagram Ads: permite o gerenciamento de campanhas de anúncios que aparecerão no Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger;

8 – LinkedIn Ads: permite o gerenciamento de campanhas de anúncios que aparecerão no LinkedIn.

A projeção de investimento a ser feito nas campanhas requer um estudo prévio e, mesmo após os anúncios estarem sendo veiculados, é preciso realizar o monitoramento e ajuste conforme os resultados obtidos.

Acompanhamento e otimização das taxas de conversão

Essa é uma das principais atividades de um gestor de tráfego pago.

Ele precisa possuir uma visão analítica das taxas de conversão de todo o funil de marketing: topo, meio e fundo de funil.

O maior objetivo (da grande maioria das empresas) é de investir em anúncios para atrair pessoas interessadas em seus produtos e/ou serviços para, então, essas serem convertidas em clientes.

Mas, para que isso aconteça, o gestor de tráfego precisa saber analisar e identificar os recursos mais eficientes para usar nas campanhas além, principalmente, de todos os pontos de melhoria: dentro (e fora) das campanhas.

Daí a necessidade de realizar testes constantes para verificar diversos fatores como:

  • O tipo de imagem que está gerando maior número de interações (likes, comentários, compartilhamentos e cliques no link);
  • O estilo de escrita persuasiva (copywriting) que está mais alinhado com o público;
  • Os argumentos (posicionamentos de marca) que geram maior impacto;
  • Quais gatilhos mentais são mais eficazes.

Daí, você pode perceber que a gestão de tráfego pago implica em um conjunto de testes e experimentos para otimizar as campanhas, fazendo com que elas obtenham os melhores resultados.

Geração e apresentação de relatórios

O gestor de tráfego pago precisa explicar o que está fazendo com o dinheiro da empresa, para justificar o investimento realizado.

Por isso, é de sua responsabilidade a apresentação de relatórios (periódicos) demonstrando os resultados obtidos através das campanhas patrocinadas.

Além disso, o profissional precisa estar preparado para tirar dúvidas dos seus clientes e gestores diretos, demonstrando domínio e conhecimento nas estratégias que está empregando.

Tudo isso, usando linguagem clara e simples, pois as outras pessoas podem não entender, exatamente, o que ele faz.

São os relatórios de tráfego pago que vão mostrar que as estratégias e ações estão sendo eficientes e trazendo os resultados que a empresa deseja alcançar.

Como se tornar um bom Gestor de Tráfego Pago

A crescente digitalização das empresas acelerou incrivelmente a demanda por profissionais especializados em gestão de tráfego pago, transformando essa profissão em uma das melhores alternativas de trabalho no mercado digital.

Como consequência, também aumentou o interesse de pessoas descontentes com a atual profissão em migrar para esta atividade.

Para se tornar um gestor de tráfego pago você pode investir em cursos livres de gestão de tráfego que ensinam as técnicas e estratégias para a criação das campanhas nas plataformas de anúncios online.

Você também pode buscar os cursos e certificações das próprias plataformas, que, em geral, são mais extensos. Por outro lado, podem ser um diferencial importante para se destacar no mercado.

Dois exemplos, são o Google Skillshop do Google Ads e o Meta BluePrint da Meta (antigo Facebook Blueprint), empresa proprietária do Facebook.

Outro ponto essencial é que o gestor de tráfego pago precisa ter um perfil mais analítico e gostar de dados, já que vai lidar diretamente com o investimento do cliente, sendo importante analisar e basear suas decisões em números para obter sempre os melhores resultados.

Além disso, como as campanhas de anúncios farão parte de uma estratégia mais ampla da empresa, o gestor precisa ter conhecimentos gerais em marketing digital, independentemente do segmento do negócio, e em Inbound Marketing (principalmente se a empresa atuar no segmento B2B).

Dentro do contexto de atuação do gestor de tráfego pago, vamos ver quais são as principais habilidades que devem ser desenvolvidas para o profissional se destacar.

Habilidades essenciais de um Gestor de Tráfego competente

Para atuar como gestor de tráfego pago e aproveitar as ótimas oportunidades que o mercado digital está oferecendo, você precisará desenvolver algumas competências importantes:

Negócios físicos e digitais

Uma das competências mais importantes e menos encontradas nos profissionais.

É muito comum os candidatos a gestores de tráfego se concentrarem apenas em dominar as ferramentas e plataformas de anúncios, dominando as técnicas específicas para fazer campanhas.

Isso também é essencial, mas um importante diferencial será entender os modelos de negócios físicos e digitais, pois esse conhecimento poderá ajudar na criação de campanhas mais específicas, que performem consideravelmente melhor.

Algumas sugestões para você nortear esse aprendizado, quando for contratado:

  • Modelo de negócios físicos e digitais
  • Forças e fraquezas da marca
  • Diferenciais competitivos
  • Principais concorrentes e visão geral do mercado
  • Cultura e visão da empresa
  • Objetivos de marketing da empresa
  • Características e benefícios do produto

Entender de negócios, em geral, vai permitir que você aprofunde seu conhecimento sobre a empresa que vai contratar seus serviços.

Assim, você conseguirá pensar em estratégias de campanhas mais alinhadas aos objetivos do negócio, aumentando a sua capacidade de entregar resultados.

E, quem entrega mais resultados, é mais valorizado no mercado.

Capacidade analítica

Habilidade fundamental para todo gestor de tráfego pago, já que grande parte do seu trabalho consiste em analisar dados para otimização de estratégias.

Entender os indicadores necessários que poderão mostrar se as campanhas estão tendo bom desempenho (ou não) requer uma capacidade analítica bem desenvolvida.

Uma parte importante do trabalho de todo gestor de tráfego é a análise de dados para otimização da estratégia.

Afinal, toda campanha veiculada, em qualquer plataforma, vai gerar dados que deverão ser analisados para entender se os objetivos traçados estão sendo, de fato, alcançados.

Boa comunicação

O gestor de tráfego pago vai atuar e pode se reportar a diversas áreas da empresa, como Marketing e Vendas, Tecnologia da Informação (TI), Produto, Suporte, dentre outras.

Além disso, dependendo do tamanho da empresa, você poderá tratar diretamente com o proprietário, diretor, ou com gestores do negócio.

Por isso, precisa saber como adequar sua comunicação de forma eficiente para essas diferentes áreas e pessoas.

Diferente do que muitas pessoas pensam, se comunicar bem não significa apenas falar em bom português, respeitando as regras de linguagem.

Uma boa comunicação abrange saber o que e como comunicar dentro do universo de informações e dados que você gerencia diariamente.

Você precisará explicar sobre os relatórios e estratégias em reuniões para essas pessoas, tornando a comunicação uma habilidade essencial para crescimento na sua carreira profissional.

Criatividade

Essa pode ser a menos intuitiva das habilidades que você pensaria precisar.

Afinal, muitas pessoas consideram que a criatividade é restrita aos profissionais que trabalham com arte e cultura.

Mas, ela é uma habilidade essencial para resolver problemas e pensar em soluções e estratégias inovadoras dentro de cada negócio.

Você conseguirá pensar em alternativas interessantes para suas campanhas de tráfego pago, saindo do lugar-comum.

Quanto mais os consumidores se acostumarem com anúncios pagos surgindo a todo instante na sua frente, mais importante será a criação de campanhas criativas, que chamem a atenção das pessoas, gerando interesse e curiosidade.

Por isso, a criatividade tem um papel fundamental no seu trabalho, sendo usada em vários momentos como, por exemplo:

  • Criação de novas estratégias e objetivos de campanhas;
  • Utilização de novas segmentações de públicos;
  • Anúncios mais criativos;
  • Textos mais persuasivos;
  • E muito mais.

Domínio das ferramentas de tráfego pago

Esta é a competência mais óbvia, certo?!

No entanto, vale ressaltar que você só conseguirá dominar as principais ferramentas de mídia paga após algum tempo de experiência prática.

Sem ela, dificilmente você conseguirá evoluir na profissão, não importando muito a quantidade e a qualidade dos cursos, livros e vídeos que você estude sobre o assunto.

Quem contrata um Gestor de Tráfego Pago

Praticamente, todas as empresas, de todos os portes, precisam de um gestor de tráfego, o que torna a profissão uma das mais versáteis e necessárias do mercado digital.

Veja alguns exemplos:

Todos contratam gestores de tráfego pago.

E você ainda pode atuar sendo contratado formalmente, no regime CLT, ou de forma independente, como prestador de serviços, como um freelancer, por exemplo.

Como contratar um gestor de tráfego?

Se você está pensando em contratar um profissional para fazer a gestão de tráfego pago da sua empresa, precisa seguir alguns critérios, para aumentar as chances de encontrar a pessoa certa para o trabalho.

Afinal, ela ficará responsável por uma parte extremamente importante (e estratégica) da sua empresa, a fim de alavancar as suas vendas.

É preciso ter confiança no profissional e desenvolver uma relação de parceria.

Alguns pontos importantes que você deve analisar durante a seleção do gestor de tráfego pago:

Formação: verifique quais foram as experiências anteriores e os resultados que ele conquistou para outros clientes. Caso seja um profissional muito iniciante, verifique a qualidade da formação realizada, os cursos que ele fez e as certificações que possui.

Experiência no mesmo nicho: possuir alguma experiência no mesmo nicho que a sua empresa pode facilitar a adaptação ao novo trabalho e a velocidade em que conseguirá obter os primeiros resultados. Pode ser um diferencial importante sobre os demais candidatos;

Comunicação: como citei antes, esta é uma habilidade essencial para um bom gestor de tráfego. Ele precisa saber se expressar bem, ser assertivo na fala e na argumentação, assim como ter uma boa escrita para apresentar bons relatórios das campanhas.

Pronto para contratar ou se tornar um bom Gestor de Tráfego Pago?

Como você viu, um gestor de tráfego pago se tornou uma peça chave para qualquer negócio ter sucesso no ambiente digital.

É um profissional que pode fazer a diferença no seu negócio, criando campanhas de anúncios que vão aproximar a sua marca de centenas ou milhares de pessoas, podendo transformá-las em novos fãs e clientes.

Um bom gestor de tráfego pago pode fazer a sua empresa crescer de forma sustentável (e escalável) com o poder dos anúncios online.

Por isso, se você está lendo esse artigo, buscando uma nova atividade profissional, saiba que este é o melhor momento para investir em uma capacitação.

Se você possui um negócio e está pensando se vale a pena investir em campanhas de tráfego pago, existem duas possibilidades.

Você pode contratar um profissional para fazer parte da sua equipe. Isso trará mais controle e autonomia para sua empresa.

No entanto, os melhores gestores de tráfego pago do mercado, normalmente, são donos de agências de tráfego pago ou profissionais liberais devido as possibilidades de ganhos maiores.

Neste caso, se você não deseja arriscar contratando um profissional iniciante (e inexperiente), o ideal seria contratar uma agência especializada em tráfego pago.

Nossa equipe tem mais de 10 anos de experiência em gestão de tráfego pago e, nesse período, ajudamos diversas empresas e negócios (físicos e online) a alcançarem resultados surpreendentes com o poder dos anúncios online.

Nós também podemos ajudar a sua empresa, assim como nós fizemos para o cliente abaixo, no qual nós alcançamos os seguintes resultados:

  • Nicho: eCommerce de decoração
  • Período: Março a setembro de 2022
  • Investido: R$12.372,76
  • Faturado: R$164.344,84
  • Vendas: 784
  • ROAS: 13,28

Dê um ZOOM para visualizar o print abaixo:

projeto de google ads para ecommerce de decoração

Não deixe de conhecer nosso serviço especializado em gestão de tráfego pago.

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