Compartilhe este conteúdo!

Introdução

Sua empresa ainda não anuncia no YouTube Ads, nem você conhece as vantagens de ter um canal empresarial no terceiro site mais visitado da internet?

formatos de campanhas no YouTube Ads

Diariamente, milhares de pessoas passam horas e mais horas assistindo a vídeos buscando por informações, entretenimento, educação e até conselhos pessoais.

Com certeza seus clientes estão entre elas.

Veja alguns números divulgados pelo Think with Google, uma plataforma de insights criada pelo próprio Google para ajudar empreendedores e profissionais a entenderem seus mercados e mudanças no comportamento do consumidor:

  • 78% das pessoas gostam de assistir a vídeos relacionados a compras como, por exemplo, unboxing e avaliações de produtos;
  • 84% consideram que vídeos de consumo também são uma forma de entretenimento;
  • 61% enxergam o YouTube como a plataforma que mais esclarece como uma compra pode ser melhor aproveitada na prática.

Aposto que agora você parou para pensar em todas as pessoas que usam o YouTube diariamente e que poderiam estar interessadas em seus produtos e/ou serviços, certo?!

E tudo bem se você não sabe como anunciar no YouTube.

Neste artigo, eu compartilho com você um passo a passo sobre como funciona o YouTube Ads. Confira!

Porque usar anúncios no YouTube

Vou compartilhar mais números para você refletir sobre isso.

Em maio de 2022, a HubSpot publicou a pesquisa State of Marketing Report (em inglês), comprovando que os vídeos foram o formato mais usado nas estratégias de marketing de conteúdo, ganhando até mesmo dos blogs.

87% dos profissionais de vídeo marketing entrevistados na pesquisa afirmaram que os vídeos ajudaram a aumentar o tráfego nos sites das empresas e 80% disseram que tiveram aumento nas vendas por conta da influência direta dos vídeos.

Além destes ótimos números, separamos outras vantagens para você se convencer do quanto vale a pena usar os anúncios no YouTube:

a) Você contará com várias opções de segmentação de públicos, ou seja, é possível escolher quem vai assistir seus anúncios, informando alguns critérios para o YouTube como, por exemplo, região, faixa etária, interesses e muitas outras opções. Estes recursos aumentam as chances de impactar o público que mais vai se interessar pelos seus produtos e/ou serviços.

b) Você terá os melhores algoritmos de busca do mundo trabalhando a favor da sua empresa, já que o Google, proprietário do YouTube, está sempre investindo no que há de mais moderno em termos de inteligência artificial.

c) Você só paga se o usuário realizar a ação determinada na sua campanha, seja visualizar ou clicar no seu anúncio. Você também tem o controle total do investimento, escolhendo o valor máximo a ser pago em cada ação, assim como o orçamento diário ou total de cada campanha.

d) Os anúncios resultam em audiência altamente qualificada para a sua empresa, através do aumento no número de inscritos em seu canal. As pessoas que são impactadas pelos anúncios, mesmo não comprando, podem curtir, compartilhar e se inscrever no canal da sua empresa.

O que é ADS no YouTube?

YouTube Ads é como se chama a plataforma de anúncios do YouTube, onde você pode criar campanhas com diferentes anúncios em vídeo.

Assim como nas demais plataformas de anúncios como Facebook Ads e Google Ads, é possível segmentar o público que será impactado pelos seus anúncios.

Assim, você pode impactar um grande número de pessoas, aumentando o reconhecimento da sua marca e escalando as suas vendas.

Para isso, você precisa entender como usar o YouTube Ads.

É o que vamos ver nos próximos tópicos. Continue acompanhando!

Como impulsionar vídeos no YouTube?

Impulsionar vídeos no YouTube significa a mesma coisa que criar anúncios no YouTube Ads.

O processo é bem simples e você consegue colocar no ar suas campanhas em poucos passos.

Vamos aprender, na prática, como anunciar no YouTube Ads.

1. Crie um canal para a sua empresa

O primeiro passo é ter um canal próprio para o seu negócio. Como o YouTube pertence ao Google, você precisa ter uma conta no Gmail, o serviço de e-mails do Google.

O ideal é ter uma conta específica para a sua empresa e não usar uma conta pessoal, para manter tudo separado (e devidamente organizado).

Depois de criada a conta de e-mail, faça o login e crie um canal no YouTube. Elas serão automaticamente vinculadas. A plataforma pede, dentre outras informações, uma descrição detalhada da empresa e os temas dos conteúdos que serão publicados.

2. Crie uma conta no Google Ads e vincule-a ao seu canal

Para criar anúncios patrocinados, também é necessário criar uma conta no Google Ads, a plataforma de anúncios do Google.

Por isso, o próximo passo é criar essa conta e vinculá-la ao canal do YouTube da sua empresa.

Para realizar este passo você precisa fazer login no canal do YouTube da sua empresa e clicar nas opções a seguir, em sequência:

  • Configurações
  • Canal
  • Avançado
  • Vincular conta
  • Selecionar permissões
  • Concluir

3. Faça upload do(s) vídeo(s) do(s) anúncio(s)

A próxima etapa é subir para o canal do YouTube os vídeos que serão usados nos anúncios.

Este processo é realizado na tela inicial do YouTube, clicando no ícone da câmera que fica no canto superior direito e, depois, na opção “Enviar vídeo”.

4. Crie uma nova campanha dentro do Google Ads

Os anúncios do YouTube Ads devem ser criados na plataforma do Google Ads.

Por isso, você precisa acessar a sua conta no Google Ads e, na página inicial, clicar no botão com o sinal “+”.

Depois, clique em “Nova campanha” para criar a sua primeira campanha.

5. Escolha o objetivo da sua campanha e onde ela será exibida

Agora você precisa escolher o objetivo da sua campanha.

Essa etapa é essencial para a performance das suas campanhas, pois o algoritmo do Google vai otimizar os resultados de acordo com o objetivo selecionado.

Você pode escolher entre as opções:

  • Vendas
  • Leads
  • Tráfego do site
  • Alcance e reconhecimento da marca
  • Criar uma campanha sem meta

6. Defina o tipo de campanha

Depois de definir o objetivo da sua campanha, você precisa selecionar o tipo de campanha que será veiculada.

Esta etapa é tão importante que temos um tópico mais adiante detalhando os tipos e formatos de anúncios disponíveis na plataforma.

7. Configure a sua campanha

É aqui que você vai definir as configurações dizendo como e onde os seus anúncios serão veiculados.

A primeira coisa a se fazer é dar um nome para a sua campanha, para que você possa identificá-las posteriormente.

Nesta etapa você também define como o Google irá distribuir e cobrar pelos seus anúncios. Mais adiante vamos ver em detalhes como é feita essa cobrança.

8. Defina a segmentação da sua campanha

Neste ponto, você vai usar o recurso de segmentação de públicos, ou seja, escolher critérios que vão ajudar o YouTube Ads a exibir seus anúncios para as pessoas certas.

Além disso, a segmentação (feita de forma correta) aumenta as chances do algoritmo encontrar quem está mais propenso a comprar da sua empresa.

As opções disponíveis são:

Segmentação por público-alvo

Público-alvo é um grupo de pessoas que possui interesses, intenções e características demográficas semelhantes. Algumas informações que você pode especificar:

  • Sexo, idade, status parental, renda familiar, nível de educação, dentre outros.
  • Interesses: esportes, livros, dentre outros tópicos relacionados ao comportamento das pessoas dentro do YouTube.
  • Lista de clientes: você pode subir arquivos com dados de clientes para que o algoritmo mostre os anúncios para eles, ou encontre públicos semelhantes. Assim, você pode expandir o alcance dos seus anúncios encontrando outros usuários que tenham características semelhantes aos dados fornecidos.

Segmentação de conteúdo

Nesta opção os recursos disponíveis são:

  • Canais: você pode escolher quais canais, vídeos, apps, sites ou posições nos sites onde seus anúncios serão exibidos. Estão incluídos canais e vídeos do YouTube, sites e apps na Rede de Display do Google.
  • Tópicos: é possível segmentar seus anúncios em vídeo para tópicos específicos como, por exemplo, “Automóveis”. Neste caso, seu anúncio será exibido para pessoas que assistem vídeos sobre carros.
  • Palavras-chave: dependendo do formato dos anúncios em vídeo, você também pode escolher palavras ou frases (palavras-chave) relacionadas a um vídeo ou canal do YouTube em que seu público-alvo possui interesse.
  • Dispositivos: você pode escolher veicular os anúncios para pessoas que usam computadores, smartphones, outros dispositivos móveis e dispositivos de TV, como o Chromecast.

9. Acompanhe os resultados

Durante a veiculação de suas campanhas, você precisa monitorar, analisar e otimizar o seu desempenho, através das métricas em tempo real que o próprio Google Ads disponibiliza.

Outra ótima ferramenta para mensurar os resultados de suas campanhas é o YouTube Analytics.

Ele apresenta diversos dados detalhados sobre o seu canal no YouTube como tempo de visualização de vídeos, informações demográficas, origem de tráfego, dentre outros.

Quais são os formatos de anúncios no YouTube?

Existem vários formatos de anúncios no YouTube Ads para você escolher. Vamos olhar cada um deles.

Bumper Ads

Anúncios Bumper no YouTube Ads

Bumper Ads são os anúncios mais curtos que o YouTube disponibiliza, com duração de até 6 (seis) segundos.

Esses anúncios são veiculados no início (ou durante) um vídeo e os usuários não podem pular, ou seja, precisam esperar todo o anúncio para assistir ao vídeo desejado.

Por isso, sua mensagem precisa ser bem objetiva para caber neste curto espaço de tempo.

E você precisa usar esse formato com sabedoria para não causar um efeito negativo na sua audiência, já que ele não pode ser ignorado. Ou seja, você precisa ser bem persuasivo!

TrueView In-Stream

TrueView In-Stream no Google

Diferente do Bumper Ads, as pessoas podem pular esse anúncio (após 5 segundos de visualização) e a cobrança só é feita se o usuário assistir até o final ou realizar alguma atividade proposta pelo anúncio.

Além disso, esse formato pode ser exibido antes, durante ou após determinado vídeo.

TrueView Video Discovery

TrueView Video Discovery no YouTube

Estes anúncios estão relacionados à descoberta de novos conteúdos pelos usuários.

Por isso, são exibidos na tela de busca do YouTube, no momento em que as pessoas pesquisam por algum termo.

Eles também podem aparecer nas recomendações de vídeos que o YouTube oferece, relacionados aos termos pesquisados.

É aquela lista de vídeos que aparece (na barra lateral da tela do computador), depois que você clica no vídeo desejado.

Nesse caso, o anúncio apresenta uma thumbnail, ou seja, uma imagem que representa o conteúdo do vídeo e um ícone amarelo com a menção “Anúncio”, para informar ao usuário que trata-se de uma publicidade.

Esse formato de anúncio do YouTube Ads também é exibido na página inicial do app, no caso de dispositivos mobile.

Ao clicar, a pessoa é redirecionada para o conteúdo promovido que pode estar no canal da sua empresa ou em uma página externa (landing page). A cobrança acontece a cada clique.

Masthead do YouTube

Campanha Masthead no YouTube

Este é um anúncio específico para a parte superior da página inicial do YouTube, que é chamada de Masthead.

Para utilizar este formato você precisa submeter o anúncio à avaliação de um representante de vendas do Google e a aprovação pode levar até 48 horas.

Campanhas de ação em vídeo (video action)

Campanhas de ação em vídeo (video action) no YouTube

Este é um novo formato de anúncio do YouTube Ads criado por causa do isolamento social que ocorreu durante a pandemia do Coronavírus.

Foi um recurso que o Google encontrou para beneficiar os comerciantes que estavam com as lojas fechadas. Assim, eles poderiam vender seus produtos no ambiente digital.

O video action é um formato que proporciona ao usuário a oportunidade de navegar por um catálogo de produtos, visualizar preços e realizar compras diretas, clicando no botão “Shop now” (“Comprar agora”).

Além disso, eles também têm o recurso de serem usados com um formulário para as pessoas preencherem, gerando leads que podem ser impactados, posteriormente, com novos anúncios.

Qual melhor formato de anúncio do YouTube Ads?

Sei que existem diversas opções e, nessa altura, você pode estar se perguntando qual seria o melhor formato para a sua empresa.

Bom, não existe certo nem errado aqui, muito menos uma resposta pronta. Sua escolha vai depender da sua estratégia de tráfego pago e dos objetivos com as suas campanhas.

Vou te passar alguns pontos importantes para reflexão que podem ajudar nesta escolha.

Geralmente, os anúncios In-Stream que podem ser pulados, possuem maior engajamento porque as pessoas têm o poder de escolher se assistem ou não ao conteúdo.

Mas, isso não quer dizer, necessariamente, que a conversão será alta.

O anúncio precisa prender a atenção do espectador durante todo o tempo, levando a uma decisão ao final (chamada para a ação).

Anúncios do tipo Video Discovery são ótimos para construir confiança e relacionamento com seu público, por envolverem uma ação por parte do usuário.

É um formato ideal para vídeos que abordam assuntos ou problemas vivenciados pelo seu público-alvo.

Por serem mostrados na página de busca do YouTube, esses anúncios também permitem que novos usuários conheçam sua empresa, independentemente da etapa da jornada de compra em que estiverem.

É importante identificar as palavras-chave mais utilizadas e que se relacionam com os problemas da sua audiência, assim como com a solução que você oferece.

Como falei antes, são dicas e sempre vale a pena você testar o que vai funcionar melhor para o seu negócio.

Assim, vai conseguir escolher a melhor forma de se conectar e vender para a sua audiência.

Qual o valor de um anúncio no YouTube?

Os valores dos anúncios no YouTube Ads vão variar por conta de vários critérios. Para saber mais sobre isso, você precisa entender como o YouTube cobra pelos anúncios.

Existem duas formas de cobrança praticadas pelo YouTube:

  • custo por visualização (CPV);
  • custo por clique (CPC).

Na prática, significa que você só fará um pagamento ao Google se os anúncios forem assistidos e/ou clicados, ou alcançarem a marca de mais de mil visualizações.

Se nenhuma dessas ações acontecerem, ou seja, se as pessoas pularem seus anúncios você não pagará nada.

Como escolher a melhor forma de cobrança?

Se você quer que os clientes realizem uma ação direta no seu site o ideal é se concentrar nas conversões, que dependem dos cliques nos anúncios.

Mesmo se você quiser aumentar a quantidade de visitas no seu site (gerar tráfego no site). Novamente, os lances de custo por clique (CPC) podem ser a melhor opção para a sua campanha.

Se o seu objetivo é aumentar o reconhecimento da sua marca, pode configurar a cobrança por mil impressões. Neste caso, você usará os lances de custo por mil impressões visíveis (vCPM).

Se você exibe anúncios em vídeo e quer aumentar o número de visualizações ou interações com eles, use os lances de custo por visualização (CPV) ou por mil impressões (CPM).

Se você exibe anúncios em vídeo e sua meta é aumentar a consideração do produto ou da marca, use o lance de custo por visualização (CPV).

Em média, um anúncio de vídeo típico terá um valor mínimo de R$ 0,10 e o total a ser pago vai variar da qualidade do vídeo, segmentação do público, concorrência e objetivo geral da sua campanha.

Quanto custa anunciar no YouTube?

Uma das perguntas que as pessoas fazem muito é quanto custa anunciar no YouTube Ads. E a resposta é: depende.

O ideal é você estabelecer um valor mínimo para começar, que pode variar de R$ 15 a R$ 20 por dia para realizar os primeiros testes e ir aumentando essa verba de acordo com os resultados obtidos.

Também existem muito fatores que interferem nestes valores. Por exemplo, o CPV (custo por visualização) pode variar dependendo da segmentação utilizada.

Se ela for muito restrita e a concorrência para aquele público for alta, o preço será mais elevado.

No caso do CPC (custo por clique), você paga a cada clique que ocorre em seu anúncio.

Não perca dinheiro com seus anúncios!

Percebeu como existe um mundo enorme de oportunidades nos anúncios do YouTube Ads?

Com eles, você pode aumentar o reconhecimento da sua marca, criar audiência qualificada, se relacionar com ela e, claro, aumentar as suas vendas.

São milhares de potenciais clientes que passam pelo YouTube diariamente e é um desperdício você deixar de impactar tanta gente apenas porque não faz anúncios no Youtube Ads, certo?!

Mas, se você chegou à conclusão que é muito técnico ou complicado fazer anúncios no YouTube, o ideal é contar com profissionais especializados neste assunto que vão contribuir para aumentar o faturamento da sua empresa.

Os gestores de tráfego pago da agência O Condado possuem a bagagem e a experiência necessárias para criar, monitorar, analisar e otimizar suas campanhas no YouTube Ads, ajudando seu negócio a crescer exponencialmente.

Temos mais de 10 anos de experiência em gestão de tráfego pago e, nesse período, ajudamos diversas empresas e negócios (físicos e online) a alcançarem resultados surpreendentes com o poder dos anúncios online.

Nós também podemos ajudar a sua empresa, assim como nós fizemos para o cliente abaixo, no qual nós alcançamos os seguintes resultados:

  • Nicho: eCommerce de decoração
  • Período: Março a setembro de 2022
  • Investido: R$12.372,76
  • Faturado: R$164.344,84
  • Vendas: 784
  • ROAS: 13,28

Dê um ZOOM para visualizar o print abaixo:

projeto de google ads para ecommerce de decoração

Não deixe de conhecer nosso serviço especializado de gestão de tráfego no Google Ads.

0 0 votos
Classificação