Você está pensando em montar a sua loja virtual, mas não sabe qual plataforma de eCommerce utilizar, este artigo foi produzido especialmente para você!
Fizemos uma seleção com as 14 plataformas de eCommerce mais populares do mercado, para que você possa montar a sua loja virtual ainda hoje.
Além disso, contratar uma plataforma “pronta” de eCommerce poupa recursos financeiros, uma vez que você, como empreendedor, não precisará desenvolver uma página do zero, muito menos se preocupar em contratar um desenvolvedor web para isso.
Mas, antes de escolher, de fato, a plataforma mais adequada para a sua loja online, fique atento(a) a alguns pontos principais que uma plataforma para lojas virtuais precisa oferecer. Confira logo abaixo!
Uma boa plataforma para loja virtual não conta apenas com recursos básicos e limitados.
Afinal, para ter lucros com o seu eCommerce, vendendo seus produtos, você precisa ter à sua disposição boas ferramentas de gerenciamento e de relatórios.
Além disso, a plataforma precisa ser intuitiva, personalizável e passível de integração com outras soluções.
O primeiro ponto ao decidir entre as plataformas existentes no mercado é o grau de usabilidade delas.
Nesse quesito, é imprescindível que a plataforma de sua escolha conte com um carregamento rápido, responsivo e que ofereça uma boa experiência para o usuário (UX).
Afinal, os clientes (e potenciais clientes) precisam acessar com tranquilidade a sua loja virtual, tanto pelo computador, quanto pelo celular ou tablet.
Caso contrário, quem pode sair perdendo é você – pois o cliente pode pesquisar pelo produto (em outros eCommerces) e o seu pode deixar de ser uma opção.
Por melhor que seja a plataforma, ela ainda pode (e deve) ser otimizada com o uso de integrações com recursos externos.
Você pode, por exemplo, melhorar o desempenho das suas vendas com o uso de uma integração com uma ferramenta de prova social, composta por notificações inteligentes com feedbacks (avaliações) positivas de clientes.
Assim, os visitantes do seu eCommerce terão certeza de que é seguro e confiável comprar em sua loja online.
Além disso, você talvez se interesse em implementar um sistema de chatbot no seu eCommerce, a fim de atender os clientes a qualquer momento, para tirar dúvidas e fechar ainda mais vendas.
Por isso, escolha uma plataforma para a sua loja virtual que possibilite vários tipos de integrações.
Ademais, é importante que a plataforma de eCommerce possua tanto um layout personalizável, quanto boas possibilidades de disposição de produtos.
Nesse caso, é importante que os templates sejam facilmente editáveis, para que você acrescente as cores, tipografia e personalidade da sua marca.
Tão importante quanto a personalização, é imprescindível que a plataforma do seu eCommerce ofereça relatórios e métricas claras e eficazes.
Os relatórios oferecidos podem incluir:
Em adicional, é importante que a própria plataforma disponibilize um levantamento automático do número de vendas, valores dos produtos comprados, ranking dos mais vendidos e número de boletos gerados vs. boletos pagos.
Só assim você, como empreendedor(a), conseguirá manter a saúde financeira do seu negócio, além de saber exatamente qual estratégia de marketing e vendas tem trazido mais resultados.
Com todos esses pontos em mente (citados acima), você está preparado(a) para conhecer as 14 plataformas de eCommerce mais utilizadas do mercado.
É importante deixar claro que a seleção realizada aqui é de caráter imparcial e se baseia na popularidade e custo benefício das plataformas existentes no mercado.
Por isso, você precisa analisar os pontos positivos e negativos de cada solução, antes de escolher a plataforma mais adequada para o seu comércio eletrônico.
Assim, partindo dos quatro pilares de qualidade básicos, citados anteriormente, descubra quais são as 14 plataformas de loja virtual que nós separamos para você.
A Shopify é, sem dúvidas, uma das plataformas de eCommerce mais utilizadas pelos empreendedores brasileiros (e no mundo todo).
Isso se deve ao fato do Shopify oferecer uma interface extremamente simples e didática, além de contar com diversos modelos de templates para deixar o layout do seu eCommerce com a “cara da sua marca”.
Existem templates para, praticamente, os principais setores comerciais:
Além disso, um ponto positivo da Shopify, que a diferencia das demais ferramentas de comércio eletrônico, é a facilidade para integrações com redes sociais e plataformas como a Amazon, por exemplo.
Muitos profissionais e empreendedores de dropshipping (intermediários entre fornecedores e clientes, que não precisam se responsabilizar pela logística da entrega) optam pela Shopify ao criar uma loja online.
Afinal, ela disponibiliza softwares de gestão próprios, que controlam o fluxo de novos pedidos e de clientes.
Por ser uma plataforma bem completa, focada na experiência do usuário, a Shopify oferece ferramentas de marketing gratuitas para seus usuários, como:
Além disso, a plataforma disponibiliza guias com passo a passo para novos usuários que não estão familiarizados com plataformas de eCommerce.
O SEO (Search Engine Optimization) das páginas da sua loja é pré-otimizado pela própria Shopify, facilitando que possíveis clientes encontrem a sua loja ao buscar no Google, por exemplo.
Apesar de todos esses recursos, a Shopify apresenta a menor nota no site do Reclame Aqui.
Porém, essa reputação se deve às reclamações de processos de compra de lojas virtuais criadas através da Shopify, e não à plataforma em si.
As reclamações não são respondidas justamente porque a solução precisa ser apresentada pela loja vendedora, e não pela própria plataforma.
Além disso, o fator preço é o maior obstáculo para muitos empreendedores iniciantes ao contratar a plataforma.
Isso acontece porque a Shopify é uma empresa internacional e realiza sua cobrança em dólar.
Hoje em dia, o valor mensal do plano básico da Shopify é de $29 dólares, cerca de R$160,00.
A resposta a essa pergunta depende muito de quais são os seus objetivos com a sua loja online, qual modelo de negócios você pretende adotar para o seu eCommerce e o quão disposto(a) você está para aprender.
Se você quer otimizar seu tempo, obter melhores resultados e ter um detalhamento específico do desempenho da sua loja virtual, a Shopify é uma boa opção para você.
Mas, antes que você decida criar a sua conta na Shopify, dê uma olhada nas características e benefícios que outras plataformas têm a oferecer.
A Nuvemshop é uma empresa brasileira, presente no mercado há 14 anos. Com tanta experiência de mercado, ela já ganhou vários prêmios e conta com mais de 75 mil lojas ativas.
Dê uma olhada agora nas principais vantagens e desvantagens ao contratar a Nuvemshop para o desenvolvimento do seu eCommerce.
Além de ter uma equipe especializada para o atendimento ao cliente, um dos grandes diferenciais da Nuvemshop é o painel personalizado de aplicativos que ela apresenta.
Os aplicativos funcionam como complementos para a sua loja virtual.
Os aplicativos oferecem diferentes funções e recursos, como:
Além de todos esses recursos, a Nuvemshop permite integrações com redes sociais e marketplaces, permitindo que a sua loja esteja entre as demais na Amazon, Americanas e Submarino, por exemplo.
Adianto que as desvantagens da plataforma Nuvemshop são praticamente insignificantes se comparadas às vantagens.
Ainda assim, você precisa conhecê-las. Por isso, saiba que as desvantagens da Nuvemshop são:
Essa é uma desvantagem porque, os empreendedores que contratam planos avançados têm direito a um suporte mais rápido via WhatsApp.
Porém, essa será uma desvantagem imensa apenas se você deseja internacionalizar seu modelo de negócio.
Sim! A Nuvemshop é uma excelente opção para criar sua loja virtual. Além disso, é possível testar a plataforma gratuitamente por 30 dias.
Após esse período, os valores são mensais e variam entre R$49,90 a R$199,90, cada plano oferece vantagens e recursos específicos.
O WooCommerce, diferente do que muitos pensam, não é uma plataforma como as anteriores, mas sim um plugin do WordPress.
Além disso, ele é um plugin leve, que não atrapalha a agilidade do seu site WordPress, é fácil de manusear e permite que a sua loja virtual seja criada diretamente dentro do seu site, sem precisar de uma plataforma à parte.
Assim, se você já tem um site em WordPress, não precisa se preocupar em contratar nenhuma outra ferramenta externa, apenas instalar o plugin do WooCommerce e configurá-lo corretamente.
De modo simples, por meio do plugin WooCommerce, você consegue vender qualquer tipo de produto, inserir a funcionalidade de carrinho de compras, adicionar formas de pagamento integradas e acompanhar o envio de cada pedido.
O WooCoomerce possui praticamente todas as funcionalidades de uma plataforma de eCommerce.
Além disso, conta com algumas vantagens específicas, como:
Sem dúvidas, a melhor vantagem do WooCommerce é o fato de ser gratuito. Se você já possui um site em WordPress, não precisa gastar com absolutamente nada para começar a vender seus produtos.
Algumas desvantagens do WooCommerce são:
Portanto, se você não quer (ou não pode) investir no momento em uma plataforma de eCommerce para montar a sua loja virtual, o WooCommerce é a melhor solução para você!
Outra opção de plataforma para montar a sua loja virtual é a Magento, que também possui um plano gratuito.
Basicamente, a Magento trabalha com três opções de planos disponíveis:
A versão Open Source é livre de licenças a serem pagas aos desenvolvedores, porém será necessário fazer alterações específicas e instalar programas à parte para que a sua loja virtual funcione corretamente.
Assim, não basta apenas instalar o código-fonte disponibilizado pela Magento. Você terá que customizar, instalando módulos de pagamentos específicos, de acordo com a sua preferência.
Quando falamos sobre Magento, as principais vantagens da ferramenta são:
Sem dúvidas, a Magento é uma plataforma totalmente flexível, que dá ao usuário liberdade para customizar todos os seus recursos a fim de atender às suas necessidades.
Por isso, a Magento é considerada a plataforma para eCommerce mais robusta, uma vez que conta com muitas lojas virtuais de grande porte.
Além disso, é portátil e permite que a sua loja seja deslocada para qualquer desenvolvedor ou hospedagem.
Diante disso, a portabilidade é um diferencial muito útil, já que existem mais de 300 mil desenvolvedores Magento em diversos países.
Uma vantagem muito interessante e extremamente útil é a otimização para mecanismos de busca, ou SEO (search engine optimization).
A Magento foi desenvolvida pensando na segurança e no SEO, para que a sua loja virtual seja facilmente encontrada pelos usuários ao pesquisarem por palavras-chave específicas.
Isso faz com que você consiga cada vez mais clientes de forma orgânica, ou seja, sem precisar investir em anúncios patrocinados para que a sua loja ganhe visibilidade.
Dessa forma, a Magento é uma excelente opção de plataforma para:
Se você quer começar uma loja virtual do zero, sem nunca ter tido contato com a logística dos processos e plataformas disponíveis, talvez a Magento não seja a melhor opção no seu caso.
Afinal, por mais que ela ofereça a versão gratuita, isso não significa que será fácil e prático para você, iniciante, explorar todas as funcionalidades da ferramenta e deixar a sua loja pronta para vender.
Além disso, ao usar a plataforma Magento para criar seu eCommerce, você terá as seguintes “desvantagens”:
Mas, caso você tenha em mente um grande projeto, tenha os recursos necessários para investir e deseja que a sua loja virtual seja desenvolvida com a robustez da Magento, ela será uma ótima opção!
Assim como a NuvemShop, citada acima, a Linx Commerce também é uma empresa brasileira que permite o desenvolvimento de ótimas lojas virtuais.
Assim, os principais diferenciais da Linx Commerce são:
O sistema de integração ERP (focado na gestão do seu negócio), facilita muito a vida do empreendedor que deseja ter controle da sua loja física e virtual em um único lugar.
Além disso, a Linx Commerce permite a geração de mais de 50 tipos de relatórios para que você analise e otimize o seu eCommerce.
Além de todos os diferenciais citados acima, saiba que a plataforma Linx Commerce conta com:
Porém, como nem tudo são rosas, a Linx Commerce também apresenta suas desvantagens, como:
Mas, como pode ver, não são desvantagens gritantes. Por isso, a Linx Commerce continua sendo uma boa opção.
A Vtex tem ganhado cada vez mais reconhecimento e é considerada a ferramenta de desenvolvimento de eCommerce mais completa do mercado.
Isso se deve ao fato de que, ao desenvolver uma loja virtual com a Vtex, o empreendedor só se responsabiliza pelo fluxo de vendas, a plataforma cuida de todo o resto.
Além disso, a Vtex conta com uma solução em nuvem que auxilia na gestão de integração de meios de pagamento, frete e estoque de produtos.
A plataforma Vtex conta com vantagens incríveis, como:
Além desses benefícios, a plataforma Vtex ainda conta com o sistema de smart checkout, que facilita a jornada de compra do usuário dentro da sua loja online.
Isso acontece porque, ao comprar, não é preciso que um novo usuário se cadastre antes de finalizar a compra.
Em compensação a todas essas vantagens existe o preço da Vtex, que ultrapassa R$1.500,00 por mês e pode ser um impedimento e desvantagem considerável para alguns lojistas iniciantes.
Não apenas por conta do preço, mas também devido a tantas personalizações e recursos, a Vtex é indicada para empreendedores que já têm um negócio estabelecido, planos a longo prazo e já utilizam (ou utilizaram) alguma plataforma de eCommerce no passado.
Afinal, a Vtex pode ser comparada a um “carro de luxo” diante das outras opções, que são “carros de passeio”.
Mas, não desanime! Você pode encontrar uma excelente plataforma, com custo-benefício exato, que cabe no seu orçamento e atende às suas necessidades, dentre as outras opções.
Se você ficou deslumbrado com a Vtex, mas percebeu que ela não se encaixa na sua realidade, principalmente devido ao orçamento, saiba que a PrestaShop pode ser perfeita para você.
A PrestaShop é uma plataforma gratuita para criação de eCommerces e apresenta diversas funções complexas, mas ao mesmo tempo fáceis de usar e implementar.
Esse modelo de plataforma é o que o mercado chama de “dedicada”, já que apresenta todos os recursos necessários para que você crie a sua loja virtual de modo profissional e no menor tempo possível.
Assim, a PrestaShop é uma ferramenta tão completa que não necessita de nenhum tipo de plugin ou módulo adicional para funcionar em seu máximo desempenho.
Se você já usou o WordPress em algum momento da sua vida, verá que a PrestaShop tem um layout e proposta bem semelhante, porém com foco no lojista e no consumidor final.
Por falar em WordPress, saiba que, por ser um CMS, a PrestaShop também exige uma hospedagem para funcionar.
Isso significa que será necessário contratar um serviço de hospedagem para instalar o CMS da PrestaShop nele, a fim de garantir que o seu eCommerce funcione corretamente.
Agora que você já sabe exatamente como a PrestaShop funciona, dê uma olhada quais são as principais vantagens que ela oferece.
Desde o momento da instalação, criação e gestão do seu eCommerce, a PrestaShop apresenta vantagens únicas, como:
Apesar de apresentar vantagens incríveis, como vimos acima, por ser uma ferramenta gratuita, a PrestaShop também apresenta algumas desvantagens, como:
Essas vantagens, unidas ao fato de ser uma plataforma gratuita, tornam a PrestaShop uma opção excelente para quem está iniciando, ou quer construir o seu primeiro eCommerce.
Porém, como as desvantagens também existem, é importante que, antes de “bater o martelo” e optar pela PrestaShop como melhor opção, você estude outras possibilidades.
A Betalabs se diferencia de todas as outras plataformas por apresentar menos “burocracia” ao criar um eCommerce e fazer vendas recorrentes através dele.
A Betalabs permite que o lojista venda (não apenas produtos), mas também serviços e assinaturas no modelo B2B (para outras empresas) e B2C (direto para o consumidor).
Por isso, se o modelo de negócio da sua empresa se baseia em mais de uma opção de venda, a Betalabs é a melhor opção para você!
A Betalabs é uma plataforma excelente para planos de assinatura, e conta com clientes grandes, como Faber-Castell, TAG Livros e YVY.
A plataforma é muito completa e assim como a PrestaShop, não necessita de nenhum módulo ou integração extra.
Além de disponibilizar várias opções de venda de produtos, serviços e assinaturas, a Betalabs conta com as seguintes vantagens:
Como ponto negativo, pode-se dizer que a Betalabs não é gratuita, mas essa não é uma desvantagem propriamente dita, já que o valor é justo e proporcional aos benefícios que a plataforma oferece.
A Simplo7 é uma plataforma sólida e robusta, que conta com mais de 10 anos de atuação no mercado nacional.
Com ela, é possível desenvolver seu eCommerce sem dificuldades, além de contar com recursos de otimização para mecanismos de buscas e checkout inteligente.
Este último é, sem dúvidas, a melhor vantagem da Simplo7, uma vez que torna o processo de compra e a experiência do usuário em seu eCommerce muito melhor, simples e eficiente.
Entre as principais vantagens da Simplo7, estão:
No caso da Simplo7, as desvantagens são um pouco menos enfáticas do que nas demais plataformas e incluem:
Assim, a Simplo7 pode sim ser uma boa opção para você, caso queira iniciar seu eCommerce do zero.
A CartX é uma plataforma muito fácil de usar ao criar o seu eCommerce. Além disso, ela possui vantagens exclusivas relacionadas ao checkout e venda dos seus produtos.
A CartX é a melhor opção especialmente para você, que está começando e ainda não tem um montante muito alto para investir, já que ela possui um plano inicial sem mensalidade, onde é cobrado apenas uma taxa a cada venda realizada.
Assim, você consegue acumular patrimônio sem riscos e, conforme seus ganhos aumentarem, será possível migrar para um plano mais completo.
Como já dito, a principal vantagem da CartX é a isenção de mensalidades e a possibilidade que o lojista tem de pagar uma taxa apenas a cada venda que realizar.
Porém, existem ainda muitas outras vantagens, como:
A plataforma CartX não apresenta desvantagens gritantes, mas sim detalhes de funcionamento e desenvolvimento que não atrapalham o desempenho geral da plataforma.
Assim, se o investimento inicial é o principal fator bloqueador para a construção do seu eCommerce, a CartX pode ser a solução que você procurava.
Diferentemente da CartX, que possui uma gama limitada de aplicativos e recursos extras, a Loja Integrada conta como diferencial justamente o oposto: inúmeros aplicativos e temas disponíveis dentro da própria plataforma.
Com isso, a experiência do lojista melhora muito, já que ele pode encontrar diferentes soluções para o seu negócio em um único lugar.
A Loja Integrada está presente no Brasil desde 2013 e tem como público-alvo empreendedores de pequenas e médias empresas, que desejam criar uma loja virtual.
Além disso, ela funciona com base em planos mensais, assim como a maioria das plataformas de eCommerce existentes.
Porém, a novidade é que o plano base da Loja Integrada é gratuito e, diferente da plataforma anterior, não cobra nenhum tipo de taxa sobre venda e/ou comissão.
Além de apresentar a possibilidade de planos gratuitos, a Loja Integrada também conta com:
Como você pode ver, a Loja Integrada oferece muitas vantagens aos lojistas, incluindo relatórios completos e detalhados e integração com os principais marketplaces.
Mas, assim como toda ferramenta, ela também apresenta certas desvantagens, como:
Apesar das desvantagens pontuais, a Loja Integrada é uma excelente opção e, além do plano gratuito, existem outras modalidades pelas quais você pode expandir sua loja posteriormente, como:
Diante desses valores, é importante que você compare preços e planos dentre as plataformas citadas, a fim de aproveitar o melhor custo-benefício e evitar problemas recorrentes com a sua loja virtual.
A empresa brasileira Tray, é líder de mercado e conta com mais de 15 anos de atuação.
Além disso, é uma solução muito prática para montar a sua loja virtual por ser completa, permite integrações e administração de diversos canais.
A Tray conta com diversos recursos dentro da plataforma, desde temas personalizados, gestão de vendas, estoque e cálculo de frete, tudo com foco na experiência do usuário.
Por isso, a Tray apresenta inúmeras vantagens, que serão abordadas a seguir.
Sem dúvidas, a Tray conta com uma gestão de vendas impecável que detalha as seguintes informações ao lojista:
Além disso, é possível acompanhar cada negociação feita na loja online e obter em mãos o histórico de compras (de cada usuário).
Essas informações permitem que você, como lojista, identifique e repare erros (pontos de melhoria) em sua estratégia o mais rápido possível.
Sem dúvidas, o maior problema relacionado à Tray é o design e edição de temas. Os temas gratuitos não são visualmente atraentes e, os pagos, também não se mostram tão apresentáveis.
Mas, esta é uma questão estética e depende de você, empreendedor, para mensurar o quão importante é um bom design (de acordo com o seu nicho).
Se você ficou interessado em contratar a plataforma, saiba que os planos que ela disponibiliza vão desde R$49,00 a R$749,00 mensais.
A Dooca Commerce é uma plataforma que garante um design atraente para o seu site, oferecendo, ao mesmo tempo, um carregamento rápido e estável.
Assim, um dos principais objetivos da Dooca Commerce é lhe ajudar a criar uma loja virtual com um design moderno, bonito, ágil e de alta conversão, sem que você precise investir muito tempo para isso.
Além disso, a Dooca Commerce apresenta diversos outros atributos vantajosos para o seu eCommerce.
Além das questões estéticas e relacionadas à velocidade de carregamento, que citamos anteriormente, a Dooca Commerce conta com as seguintes vantagens:
Além de todos esses benefícios, a Dooca Commerce oferece planos a partir de R$99,00 mensais com até 250 produtos, 20 mil visitas e 3 usuários cadastrados.
O mais caro dos planos é R$499,00 e, segundo a plataforma, é o mais vendido.
Segundo a maioria dos usuários, a maior desvantagem da Dooca Commerce está na limitação de recursos do plano mais básico.
Mas, para quem está começando, os recursos iniciais são mais do que suficientes.
Assim, a Dooca Commerce também é uma ótima opção para a criação do seu eCommerce.
O maior diferencial da OpenCart é o seu painel de controle moderno, simples e intuitivo, com a disposição de todas as principais informações que você, lojista, precisa para gerenciar seu eCommerce diariamente.
Além disso, em termos de qualidade, a OpenCart é considerada intermediária se comparada à PrestaShop, por exemplo.
Mas, em comparação com as outras ferramentas citadas, como a WooCommerce, ela se sobressai (e muito!).
A OpenCart é simples de usar, inclusive a respeito à personalização de temas, que, mesmo não sendo um recurso tão moderno como da DoocaCommerce, é muito intuitiva e atende às necessidades do usuário.
Em comparação com a Magento, que citamos anteriormente, a OpenCart é muito simples de mexer, de personalizar e acessar informações.
Dentre as principais vantagens da OpenCart, estão:
Apesar das vantagens, a OpenCart apresenta as seguintes desvantagens:
Diante das desvantagens, é preciso levar em consideração que a OpenCart é um sistema gratuito e por isso, não detém todas as funcionalidades de uma ferramenta paga como a PrestaShop, por exemplo.
Para vender cada vez mais com a sua recém criada loja virtual, é preciso dar atenção à organização, detalhamento e disponibilidade dos produtos, no mínimo.
Além disso, ao escolher a sua plataforma, opte por uma que contemple o omnichannel, ou seja, que ofereça a integração entre redes sociais, loja virtual e loja física.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, dê importância aos carrinhos abandonados e tente identificar um padrão entre os usuários, com o auxílio dos gráficos disponibilizados pela plataforma, para que isso (abandono de carrinho) seja evitado e menos frequente.
Por fim, certifique-se de que a sua loja virtual possui o selo de segurança (SSL), para que os usuários confiem e comprem de você sem nenhum medo ou receio.
É importante ressaltar que, antes de escolher a plataforma ideal para o seu projeto e infraestrutura do seu eCommerce, é essencial que você estude e faça comparações entre as soluções disponíveis no mercado.
Afinal, escolher uma plataforma de eCommerce é como um casamento e, para “pedir divórcio”, ou seja, migrar de plataforma, o trabalho não será nada fácil.
Assim, para escolher a plataforma ideal, conheça bem o seu público alvo e as necessidades específicas do seu negócio.
Pense também em quais são as suas expectativas a curto, médio e longo prazo.
Além disso, para impulsionar as suas vendas, conte com a ajuda de especialistas em tráfego pago:
Ficaremos felizes em contribuir para o crescimento da sua empresa, assim como nós fizemos para o cliente abaixo, no qual nós alcançamos os seguintes resultados:
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Por fim, continue acompanhando o blog da agência O Condado e usufrua dos melhores e mais ricos conteúdos sobre marketing digital para lojas virtuais!
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