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Raio X do Marketing Digital [Diagnóstico Gratuito]

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Imagine ir ao médico a procura de um diagnóstico para os sintomas que você está sentindo.

O doutor examina, solicita outros exames laboratoriais, faz um diagnóstico e receita medicamentos.

Em alguns dias, você está com a saúde 100% de novo. Quando falamos em diagnosticar a saúde de uma empresa, é basicamente o mesmo processo.

Se o seu negócio não está indo bem, é preciso encontrar a “cura” para revitalizá-lo… ou ele morre!

Por isso, hoje vamos falar de uma ferramenta muito importante para o seu negócio, seja ele qual for: o raio X do marketing digital!

Vamos explicar rapidamente o que é e como utilizar esse instrumento. Acompanhe!

O que é o raio X do marketing?

Trata-se de uma ferramenta da Resultados Digitais (ex-detentora do RD Station) que faz uma análise da sua estratégia de marketing digital.

A análise de marketing é o processo de medir, analisar e gerenciar o desempenho da sua estratégia de marketing para maximizar a sua eficácia e otimizar seu retorno sobre o investimento (ROI).

Compreender o que é e qual a sua importância permite que os empreendedores sejam mais eficientes e minimizem o orçamento gasto em marketing.

Começar a medir os seus principais indicadores de desempenho e arrumar as falhas nas estratégias para otimizar seu orçamento de marketing vai te surpreender quando começar a ver os resultados.

Como funciona o raio X do marketing digital?

A ferramenta funciona de forma bastante simples, bastando você responder com sinceridade as perguntas do questionário.

No fim, é gerado um relatório com sua nota e os apontamentos de cada tópico.

São 6 itens analisados no raio X do marketing, a saber:

1. Planejamento

O planejamento de marketing é uma etapa importantíssima, que descreve sua estratégia e táticas de marketing.

Muitas vezes, é focado em um período de tempo específico e abrange uma variedade de detalhes relacionados ao marketing, como custos, metas e etapas de ação.

O raio X do marketing fará perguntas como:

  • Sua empresa tem uma equipe ou colaborador dedicado ao Marketing Digital?
  • Sua empresa tem um planejamento claro do que fazer nos próximos 3 meses?
  • Sua empresa acompanha o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) conquistados através do Marketing Digital?

Estas são questões-chave para entender como anda o seu plano de marketing.

Ter uma equipe ou, pelo menos, um especialista em marketing digital na sua empresa é um importante ponto de partida.

Ele poderá ajudar a desenvolver a melhor estratégia de atuação na web, em que mídias sociais estar presentes, que tipos de conteúdo publicar, entre outros.

2. Atração

A segunda etapa da análise consiste em saber como está o seu processo de atração de visitantes e leads.

Afinal, são eles que podem se tornar seus clientes.

Esta é a primeira grande função do marketing digital. Sua importância é tanta que, se não for bem-feita, pode significar o fim do empreendimento.

Ao contrário de um negócio físico, que possui uma fachada de frente para a rua, onde as pessoas encontram simplesmente passando em frente, um negócio virtual exige essa “caça” por seus clientes.

Porém, mais do que simplesmente atrair uma multidão para gerar tráfego em seus sites, blogs e redes sociais, é fundamental que esses visitantes sejam os mais qualificados possíveis.

Isto é, que sejam pessoas aptas a se tornarem clientes.

As formas principais de se fazer isso é através da produção, promoção e otimização de conteúdo, além de compra de mídia segmentada.

Veja alguns tópicos que servirão de filtro para a ferramenta realizar uma varredura completa do marketing digital e entender como está o processo de atração do seu negócio.

Serão feitas perguntas referentes ao seu blog, mídias sociais, otimização para motores de busca (SEO) e publicidade paga:

Blog:

  • A sua empresa possui um blog?
  • A sua empresa usa uma plataforma de CMS profissional?
  • Seu blog possui a opção de assinatura por email?
  • O blog tem uma boa periodicidade de produção de conteúdo?
  • Os posts do seu blog estão sendo bem compartilhados?
  • Sua empresa está usando a audiência das mídias sociais para gerar conversões?

Mídias Sociais:

  • Sua empresa publica conteúdo de forma contínua no Instagram?
  • Sua empresa está no Facebook?
  • Seus posts no Facebook e Instagram estão gerando um bom engajamento?
  • Sua empresa está no YouTube?
  • Tem widgets de follow/like das principais redes sociais na home?

Otimização para ferramentas de busca (SEO):

  • Seu site com e sem www. aponta para o mesmo lugar?
  • O número de links na home é razoável?
  • Autoridade de domínio: possui relevância perante as ferramentas de busca?
  • Seus links internos são encontráveis pelo Google?
  • A estrutura do seu site favorece que o mesmo seja encontrado pelas ferramentas de busca?

Compra de mídia:

  • Sua empresa investe em anúncios no Google Ads (antigo Google Adwords)?
  • Seus anúncios levam o usuário para uma landing page específica, relacionada com o assunto do anúncio?
  • Sua empresa mensura a qualidade dos leads das campanhas de Google Ads acompanhando a taxa de conversão de leads para clientes?
  • Sua empresa acompanha quantos dos leads gerados pelo Google Ads viraram clientes?
  • Sua empresa investe em anúncios no Facebook Ads?

3. Conversão

Como vimos, atrair visitantes é fundamental para a sobrevivência de um negócio online.

Mas… se esse tráfego não for convertido, não há vendas, não há lucro, não há sobrevivência no mercado.

O marketing digital deve ser encarado como uma forma eficiente de gerar resultados para a sua empresa.

E esses resultados são traduzidos como conversão!

E o que é a conversão? Uma definição prática seria: o ponto em que o receptor de uma mensagem de marketing executa uma ação desejada.

Em outras palavras, a conversão simplesmente está fazendo com que alguém responda à sua chamada para a ação (call to action).

Para entender se seu website está com uma boa taxa de conversão, algumas perguntas devem ser respondidas, como:

  • O seu site tem landing pages para captação de leads?
  • Suas landing pages têm formulários de boa qualidade?
  • A homepage do seu site tem um CTA para as landing pages?
  • Os posts do seu blog têm CTA para as landing pages?
  • Sua empresa possui ofertas indiretas para geração de leads (como eBooks, webinars e templates)?

4. Relacionamento

É comum ver empreendedores reclamarem de poucas vendas, de que estão fazendo tudo conforme mandam as boas práticas para atrair e converter seus leads, mesmo assim tendo pouco ou nenhum resultado.

No entanto, o que muitos esquecem é que estamos lidando com seres humanos, não com máquinas.

E as pessoas são naturalmente propensas a criar barreiras contra negócios. São as famosas objeções, que precisam ser quebradas.

Para a grande maioria dos negócios, não é exatamente na primeira visita ao site que o potencial cliente toma a decisão de comprar o seu produto ou serviço.

O Inbound Marketing permite que a empresa retenha esse visitante, mantenha-se próxima dele e, aos poucos, vá gerando credibilidade.

Os principais canais para criar esse relacionamento são as mídias sociais e o e-mail marketing.

Além disso, é importante contar com uma boa gestão de leads. Veja alguns tópicos que são levantados numa análise de relacionamento com o raio X do marketing:

  • Você está monitorando as menções indiretas da sua marca?
  • Sua empresa acompanha com frequência as menções aos seus concorrentes nas redes sociais como Twitter e Facebook?
  • Sua empresa utiliza uma ferramenta de e-mail marketing para enviar suas campanhas?
  • Sua empresa envia e-mail marketing ao menos uma vez por mês para as bases de leads e clientes?
  • Sua empresa costuma segmentar as listas de contatos ao enviar campanhas de e-mail marketing?
  • Sua empresa possui uma ferramenta para fazer nutrição de leads ou automação de marketing?
  • Sua empresa já possui uma base de leads própria?

5. Vendas

Tão fundamental quanto ter especialistas em marketing é também ter na sua empresa uma equipe de vendas.

Mais ainda, é importante que ambas as equipes estejam alinhadas em suas estratégias, de forma a maximizar os bons resultados no processo de conversão.

É a equipe de vendas que fará a transição de leads para clientes, mantendo contato e criando um relacionamento de longo prazo com essas pessoas.

O raio X do marketing digital vai apurar um diagnóstico mostrando como está esse alinhamento e a relação entre o marketing e as vendas.

Para ter uma noção, tente responder às seguintes questões:

  • Sua empresa tem uma equipe de vendas?
  • Sua empresa possui um processo de vendas estruturado e documentado?
  • Sua empresa tem uma definição de lead qualificado?
  • Sua empresa utiliza uma ferramenta profissional para fazer gestão de leads, oportunidades e clientes (CRM)?
  • Os vendedores da sua empresa tem acesso (no CRM) a todo o histórico dos leads dentro do seu website, como e-mails enviados, materiais baixados e páginas visitadas?

6. Análise de métricas

Por fim, mas não menos importante, é preciso entender como funciona, o que funciona e por que algumas coisas podem não estar funcionando.

Analisar métricas de visitas, leads e clientes gerados por suas campanhas é a única maneira de avaliar a eficácia das suas estratégias de marketing.

Uma forma fácil e eficaz de acompanhar essas métricas é por meio do Google Analytics, integrado ao seu website.

A ferramenta possui inúmeros recursos, muitos até bastante avançados. E embora seja bastante robusto, o Analytics é gratuito e fácil de usar.

Você ainda pode se fazer algumas perguntas para tentar diagnosticar como seus processos estão sendo mensurados. Por exemplo:

  • Sua empresa acompanha diariamente o tráfego de visitantes em seu website e landing pages para identificar eventos fora do normal como muitos acessos a mais ou uma diminuição muito grande destes acessos?
  • Sua empresa faz uma análise, mês a mês, para identificar oportunidades de otimização nas ações de Marketing Digital?
  • Você acompanha/analisa quais fontes de tráfego trazem mais leads e vendas?

É muito importante identificar de onde está vindo seu maior e mais qualificado tráfego, pois assim você saberá onde estão os erros e corrigi-los enquanto é tempo.

Saber como anda a saúde do seu negócio é essencial para mantê-lo funcionando e identificar pontos fortes e fracos em suas estratégias.
Quer saber como fazer isso de forma mais apurada e eficaz? Faça já o seu diagnóstico personalizado por meio do nosso Raio X do Marketing Digital: é gratuito, rápido e você receberá um relatório detalhado (em PDF) para aplicar imediatamente no seu negócio!

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Classificação
Thiago Quinteiro

CEO e gestor de tráfego da agência O Condado, trabalha com Marketing Digital desde 2012, possui extenso know-how em mídia paga, onde já trabalhou com orçamentos de até R$ 1,2 milhão / mês (Facebook Ads) e R$350 mil / mês (Google Ads). É responsável pelo setor de performance da agência (Facebook Ads, Google Ads, LinkedIn Ads e Pinterest Ads) e possui certificações em: Facebook Blueprint, Google Ads (Search, Display, Shopping e YouTube) e Funnelytics Mastery.

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