Imagine ir ao médico a procura de um diagnóstico para os sintomas que você está sentindo.
O doutor examina, solicita outros exames laboratoriais, faz um diagnóstico e receita medicamentos.
Em alguns dias, você está com a saúde 100% de novo. Quando falamos em diagnosticar a saúde de uma empresa, é basicamente o mesmo processo.
Se o seu negócio não está indo bem, é preciso encontrar a “cura” para revitalizá-lo… ou ele morre!
Por isso, hoje vamos falar de uma ferramenta muito importante para o seu negócio, seja ele qual for: o raio X do marketing digital!
Vamos explicar rapidamente o que é e como utilizar esse instrumento. Acompanhe!
Trata-se de uma ferramenta da Resultados Digitais (ex-detentora do RD Station) que faz uma análise da sua estratégia de marketing digital.
A análise de marketing é o processo de medir, analisar e gerenciar o desempenho da sua estratégia de marketing para maximizar a sua eficácia e otimizar seu retorno sobre o investimento (ROI).
Compreender o que é e qual a sua importância permite que os empreendedores sejam mais eficientes e minimizem o orçamento gasto em marketing.
Começar a medir os seus principais indicadores de desempenho e arrumar as falhas nas estratégias para otimizar seu orçamento de marketing vai te surpreender quando começar a ver os resultados.
A ferramenta funciona de forma bastante simples, bastando você responder com sinceridade as perguntas do questionário.
No fim, é gerado um relatório com sua nota e os apontamentos de cada tópico.
São 6 itens analisados no raio X do marketing, a saber:
O planejamento de marketing é uma etapa importantíssima, que descreve sua estratégia e táticas de marketing.
Muitas vezes, é focado em um período de tempo específico e abrange uma variedade de detalhes relacionados ao marketing, como custos, metas e etapas de ação.
O raio X do marketing fará perguntas como:
Estas são questões-chave para entender como anda o seu plano de marketing.
Ter uma equipe ou, pelo menos, um especialista em marketing digital na sua empresa é um importante ponto de partida.
Ele poderá ajudar a desenvolver a melhor estratégia de atuação na web, em que mídias sociais estar presentes, que tipos de conteúdo publicar, entre outros.
A segunda etapa da análise consiste em saber como está o seu processo de atração de visitantes e leads.
Afinal, são eles que podem se tornar seus clientes.
Esta é a primeira grande função do marketing digital. Sua importância é tanta que, se não for bem-feita, pode significar o fim do empreendimento.
Ao contrário de um negócio físico, que possui uma fachada de frente para a rua, onde as pessoas encontram simplesmente passando em frente, um negócio virtual exige essa “caça” por seus clientes.
Porém, mais do que simplesmente atrair uma multidão para gerar tráfego em seus sites, blogs e redes sociais, é fundamental que esses visitantes sejam os mais qualificados possíveis.
Isto é, que sejam pessoas aptas a se tornarem clientes.
As formas principais de se fazer isso é através da produção, promoção e otimização de conteúdo, além de compra de mídia segmentada.
Veja alguns tópicos que servirão de filtro para a ferramenta realizar uma varredura completa do marketing digital e entender como está o processo de atração do seu negócio.
Serão feitas perguntas referentes ao seu blog, mídias sociais, otimização para motores de busca (SEO) e publicidade paga:
Como vimos, atrair visitantes é fundamental para a sobrevivência de um negócio online.
Mas… se esse tráfego não for convertido, não há vendas, não há lucro, não há sobrevivência no mercado.
O marketing digital deve ser encarado como uma forma eficiente de gerar resultados para a sua empresa.
E esses resultados são traduzidos como conversão!
E o que é a conversão? Uma definição prática seria: o ponto em que o receptor de uma mensagem de marketing executa uma ação desejada.
Em outras palavras, a conversão simplesmente está fazendo com que alguém responda à sua chamada para a ação (call to action).
Para entender se seu website está com uma boa taxa de conversão, algumas perguntas devem ser respondidas, como:
É comum ver empreendedores reclamarem de poucas vendas, de que estão fazendo tudo conforme mandam as boas práticas para atrair e converter seus leads, mesmo assim tendo pouco ou nenhum resultado.
No entanto, o que muitos esquecem é que estamos lidando com seres humanos, não com máquinas.
E as pessoas são naturalmente propensas a criar barreiras contra negócios. São as famosas objeções, que precisam ser quebradas.
Para a grande maioria dos negócios, não é exatamente na primeira visita ao site que o potencial cliente toma a decisão de comprar o seu produto ou serviço.
O Inbound Marketing permite que a empresa retenha esse visitante, mantenha-se próxima dele e, aos poucos, vá gerando credibilidade.
Os principais canais para criar esse relacionamento são as mídias sociais e o e-mail marketing.
Além disso, é importante contar com uma boa gestão de leads. Veja alguns tópicos que são levantados numa análise de relacionamento com o raio X do marketing:
Tão fundamental quanto ter especialistas em marketing é também ter na sua empresa uma equipe de vendas.
Mais ainda, é importante que ambas as equipes estejam alinhadas em suas estratégias, de forma a maximizar os bons resultados no processo de conversão.
É a equipe de vendas que fará a transição de leads para clientes, mantendo contato e criando um relacionamento de longo prazo com essas pessoas.
O raio X do marketing digital vai apurar um diagnóstico mostrando como está esse alinhamento e a relação entre o marketing e as vendas.
Para ter uma noção, tente responder às seguintes questões:
Por fim, mas não menos importante, é preciso entender como funciona, o que funciona e por que algumas coisas podem não estar funcionando.
Analisar métricas de visitas, leads e clientes gerados por suas campanhas é a única maneira de avaliar a eficácia das suas estratégias de marketing.
Uma forma fácil e eficaz de acompanhar essas métricas é por meio do Google Analytics, integrado ao seu website.
A ferramenta possui inúmeros recursos, muitos até bastante avançados. E embora seja bastante robusto, o Analytics é gratuito e fácil de usar.
Você ainda pode se fazer algumas perguntas para tentar diagnosticar como seus processos estão sendo mensurados. Por exemplo:
É muito importante identificar de onde está vindo seu maior e mais qualificado tráfego, pois assim você saberá onde estão os erros e corrigi-los enquanto é tempo.
Saber como anda a saúde do seu negócio é essencial para mantê-lo funcionando e identificar pontos fortes e fracos em suas estratégias.
Quer saber como fazer isso de forma mais apurada e eficaz? Faça já o seu diagnóstico personalizado por meio do nosso Raio X do Marketing Digital: é gratuito, rápido e você receberá um relatório detalhado (em PDF) para aplicar imediatamente no seu negócio!
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