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Introdução

Saber como anunciar no Instagram Ads se tornou uma das melhores estratégias para você aumentar o alcance e o engajamento da sua marca na internet.

como anunciar no instagram ads

Afinal, o Instagram é a 3ª rede social mais usada no Brasil, com 122 milhões de usuários, de acordo com o relatório da DataReportal do segundo trimestre (Q2) de 2022.

Isso torna o Instagram Ads uma das principais ferramentas de negócios para empresas (de todos os segmentos e portes) que desejam atrair mais visibilidade para a sua marca e criar relacionamento com sua audiência.

E, é claro, aumentar as vendas de seus produtos e serviços.

E o caminho mais eficiente para conquistar esses objetivos é usar o Instagram Ads.

Não se preocupe se você nunca ouviu falar, ou se não tem ideia sobre como usar essa incrível plataforma de anúncios.

Neste artigo, vamos desvendar todos os detalhes que você precisa para saber como fazer anúncios eficazes no Instagram Ads.

Quem pode anunciar no Instagram?

Basicamente, qualquer empresa ou empreendedor pode criar anúncios no Instagram Ads, desde que siga as políticas de publicidade do Instagram.

Mas, antes de começar a usar a ferramenta, é necessário considerar alguns passos:

Primeiro, é preciso ter uma conta comercial no Instagram e uma página comercial no Facebook.

Caso já tenha uma conta pessoal no Instagram, você pode optar por transformá-la em uma conta profissional, ou criar um novo perfil comercial para a sua empresa.

O perfil comercial traz diversas vantagens, além da possibilidade de promover os posts.

Por exemplo, você terá acesso a várias métricas do seu negócio, como quantidade de pessoas que visitaram o perfil do seu negócio, ou que foram alcançadas pelas suas publicações.

São métricas de performance que você poderá usar para avaliar se as suas estratégias estão funcionando bem (ou não) na rede social.

insights do instagram ads

O que é Instagram Ads?

O Instagram Ads é a plataforma de anúncios do Instagram, onde você pode veicular anúncios patrocinados que serão mostrados para os públicos desejados.

Você pode acessar essa plataforma diretamente no aplicativo do Instagram, ou utilizando o gerenciador de anúncios do Facebook Ads.

Sabendo como anunciar no Instagram Ads, você poderá criar anúncios para quase todos os formatos de conteúdo disponíveis na plataforma como no feed, nos Stories, no Reels, na aba Explorar, na plataforma de vídeo (antigo IGTV), nos anúncios de coleção e na aba Loja (recurso voltado para lojas virtuais).

Além disso, você também pode diversificar as maneiras como vai alcançar a sua audiência usando fotos, vídeos e carrossel com sequências de fotos ou vídeos, de acordo com o objetivo da sua campanha.

Os anúncios do Instagram Ads podem ser usados para atrair mais seguidores, realizar vendas diretas, instalações de aplicativos, visualizações de vídeos e conversas via direct.

Para produtos físicos, é possível anunciar diretamente para vender na Loja do Instagram da sua marca (Instagram Shopping).

Vantagens de anunciar no Instagram Ads

Existem inúmeras vantagens em saber como anunciar no Instagram Ads.

Uma delas é que, segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em maio de 2018, 50% dos usuários da rede social já compraram produtos ou contrataram serviços que, inicialmente, descobriram no Instagram.

A pesquisa também mostrou que 63% dos usuários brasileiros conferem o Instagram inúmeras vezes ao dia.

Além disso, existem outros benefícios muito valiosos:

1 – Maior visibilidade para a sua empresa

Quem não é visto, não é lembrado, certo?! Isso certamente vale para seu produto ou serviço.

E, para ser visto por muitas pessoas, o ideal é ser encontrado com facilidade.

Nesse quesito, saber como anunciar no Instagram Ads traz um potencial enorme para a sua marca alcançar milhares de pessoas de maneira simples e muito mais rápida, quando comparada com outros meios tradicionais de divulgação como panfletagem ou outdoors.

Além disso, você pode utilizar diferentes formatos como vídeos, imagens e textos, aumentando as chances de fazer as pessoas visualizarem e assistirem seus anúncios, conquistando novos seguidores para o perfil da sua empresa e até novos clientes que ainda não conheciam seus produtos e/ou serviços.

É claro que estes resultados só serão alcançados, ou seja, seus anúncios só serão vistos e converterão pessoas em seguidoras e estas em clientes, através da combinação de conteúdos relevantes e alinhados com as necessidades e desejos do público-alvo, com a segmentação correta destes públicos.

2 – Relacionamento com seu público

Atualmente, as pessoas são impactadas diariamente com centenas de anúncios. Isso significa que existe uma “guerra” pela atenção do usuário nas redes sociais.

Por isso, saber como anunciar no Instagram Ads de forma correta torna-se essencial para as pessoas prestarem atenção na sua mensagem.

Este é o primeiro passo. O segundo, extremamente importante para gerar vendas, é se relacionar (e gerar conexão) com as pessoas.

Quanto mais identificação você conseguir criar com seu público, mais engajamento sua empresa terá, através de curtidas, comentários e compartilhamentos dos posts orgânicos e anúncios patrocinados.

Você também pode criar anúncios que levam as pessoas a enviarem mensagens via direct, onde você poderá conversar diretamente com elas, entendendo com mais profundidade sobre seus problemas, desejos e necessidades.

Essa á a melhor maneira de conhecer intimamente seu público para, posteriormente, vender para ele de forma mais eficiente.

Além disso, você conquista a confiança das pessoas a respeito da sua marca, reduzindo as chances delas comprarem da concorrência.

3 – Público qualificado

Uma das ferramentas mais poderosas que você pode usar quando sabe como anunciar no Instagram Ads é a segmentação de públicos.

Com ela, você pode escolher o perfil dos usuários que serão impactados pelos seus anúncios.

Existem diversas opções de segmentação de públicos:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização geográfica;
  • Interesses gerais (música, esportes, tecnologia, etc);
  • Interesses de consumo;
  • Dispositivos usados para acessar a plataforma;
  • Vida pessoal e profissional (formação, status de relacionamento, etc);
  • Públicos personalizados (quem acessou seu perfil comercial ou site nos últimos dias, lista de contatos, etc).

Além disso, quando você sabe como anunciar no Instagram Ads pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook (vamos falar dele daqui a pouco) ainda poderá usar um recurso chamado “lookalike” ou “público semelhante”.

É uma função que pode ser usada para encontrar pessoas (com perfis semelhantes) aos públicos que já seguem ou já compraram da sua empresa, aumentando o alcance dos seus anúncios de forma exponencial.

Além disso, a inteligência do algoritmo do Facebook Ads consegue fazer um filtro dos públicos segmentados, priorizando entregar seus anúncios para pessoas que tenham um perfil mais propenso a executar a ação que você deseja (de acordo com o objetivo da sua campanha).

Esta ação pode ser clicar no anúncio e visitar uma página de vendas, engajar com a publicação, fazer um comentário, por exemplo, ou assistir um vídeo institucional ou promocional.

4 – Aumento nas vendas

É claro que não poderia faltar a maior vantagem que você pode obter quando sabe como anunciar no Instagram Ads.

Aumentar as vendas é o objetivo final de toda empresa e seus anúncios podem gerar picos de vendas ou mesmo vender de forma regular durante toda a veiculação.

Na verdade, essa vantagem acaba sendo uma consequência das anteriores, pois as pessoas só compram de marcas em que confiam.

E essa confiança, na internet, só é gerada com relacionamento, conteúdos relevantes, públicos bem segmentados e produtos e serviços que resolvam os problemas das pessoas.

Quando você começa a fazer anúncios no Instagram Ads vai perceber um aumento gradativo nas vendas, em decorrência de tudo o que mencionamos antes.

Quanto custa anunciar no Instagram?

Tem muita gente que acredita ser caro fazer anúncios no Instagram Ads, mas, na verdade, é você quem decide quanto deseja investir.

A plataforma permite que você escolha entre um valor máximo que será investido por dia, ou um valor total que será gasto durante o período em que a campanha será veiculada.

Se você ainda está aprendendo como fazer anúncios no Instagram Ads, o ideal é começar com orçamentos menores e, se o desempenho da campanha for positivo, ir aumentando aos poucos. Assim, você evita perder dinheiro desnecessariamente.

Para você ter uma ideia de como é barato anunciar, a própria plataforma recomenda que você comece investindo a partir de R$ 6,00 por dia.

Mas, você tem a liberdade de definir um orçamento maior se desejar.

Como anunciar no Instagram Ads

É relativamente fácil aprender como anunciar no Instagram Ads, pois as ferramentas são intuitivas e oferecem diversas opções.

A primeira coisa que você precisa entender é que existem duas maneiras de criar suas campanhas de anúncios:

  • direto pelo app do Instagram;
  • através do Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads.

Instagram Ads ou Gerenciador de Anúncios do Facebook?

Instagram Ads é o nome usado para descrever a plataforma onde os anúncios são criados diretamente no aplicativo do Instagram.

É a forma mais simples de anunciar na rede social. Você só precisa criar um post (em um perfil comercial), como citamos anteriormente, e depois selecionar o botão “Turbinar publicação“.

exemplo de post no Instagram com botão de turbinar publicação

Esse recurso também é chamado de impulsionamento das publicações, onde você transforma uma postagem em um anúncio patrocinado que será exibido para um número (muito maior) de pessoas. O alcance de usuários será proporcional ao valor investido.

Você pode escolher para onde os usuários serão direcionados ao clicarem no anúncio, enviando-os diretamente para o perfil comercial (se quiser aumentar a quantidade de seguidores), redirecionar para a sua loja online / site institucional ou para uma landing page de alta conversão.

Também é possível selecionar um público-alvo, segmentando com as opções que citamos anteriormente, definir o orçamento (diário ou vitalício) e a duração da campanha.

No entanto, a plataforma do Instagram Ads oferece menos opções se comparada ao Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads.

O Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads é uma plataforma completa, com tudo o que você precisa para criar anúncios, gerenciar quando e onde serão veiculados e acompanhar o desempenho das campanhas, de forma mais profissional e avançada.

Além disso, pode ser acessado tanto no computador quanto pelo celular.

Possui muito mais opções de segmentação de públicos e de objetivos de campanhas, potencializando ainda mais seus resultados.

Quais são os formatos de anúncios permitidos no Instagram Ads?

Como o Instagram é uma plataforma de compartilhamento de imagens e vídeos, só são permitidos alguns formatos de anúncios. Vamos ver quais são.

Anúncios de imagem única

Para fazer anúncios com fotos no Instagram Ads, com esse formato, você só pode usar uma imagem por anúncio.

Portanto, sua escolha precisa ser estratégica para que ela transmita a mensagem desejada, que pode ser contar uma história sobre a sua empresa, mostrar seu produto ou, simplesmente, anunciar uma promoção.

As fotos precisam estar em arquivos no formato .jpeg ou .png. Podem ser fotos retiradas de bancos de imagens gratuitos, ou até mesmo, feitas no seu próprio celular. O importante é que sejam de boa qualidade.

A imagem deve ser de 1080 x 1080 pixels para anúncios quadrados e de 1200 x 628 pixels no formato paisagem (quando a foto está na horizontal), com resolução mínima de 600×600 pixels.

Você pode mostrar anúncios com fotos no feed e nos Stories.

Anúncios de vídeo único

As pessoas adoram assistir vídeos no celular, por isso, o Instagram também permite anúncios com esse formato.

Vídeos podem ser uma ótima opção para mostrar tutoriais de curta duração sobre seu produto, explicar seu serviço, mostrar o depoimento de um cliente satisfeito, dentre outras coisas.

Para ser usado em anúncios no Instagram Ads, o vídeo precisa ter áudio e imagem de boa qualidade e, de preferência, ser legendado.

As recomendações de tamanho são as mesmas das fotos e podem ser veiculados no feed, nos Stories, na aba Vídeos (antigo IGtv) e nos Reels.

Anúncios de carrossel

O carrossel é um formato que permite criar anúncios usando um conjunto de imagens ou de vídeos para serem veiculados.

Você pode criar galerias de imagens ou vídeos de, no mínimo, dois conteúdos e, no máximo, dez, vinculando-os em um mesmo anúncio.

Para visualizar todos eles, o usuário vai “arrastar” a tela para o lado.

O carrossel é um excelente formato para conteúdos mais longos, podendo, inclusive ser textos escritos nas imagens, e recortes de um vídeo mais longo.

As características das fotos e dos vídeos seguem os padrões citados anteriormente.

Anúncios de coleção

Empresas que vendem produtos físicos, principalmente no varejo, podem fazer anúncios de uma coleção de itens, exibindo vários produtos e seus preços.

Este formato permite vídeos, imagens ou ambos.

Dicas práticas para criar um ótimo anúncio no Instagram Ads

Para ter sucesso com seus investimentos em tráfego pago no Instagram Ads é preciso ser estratégico. Por isso, trouxemos algumas dicas práticas para você ter os melhores resultados.

1 – Explore todos os tipos de anúncios no Instagram Ads

Como vimos anteriormente, existem diversas maneiras de anunciar. E você precisa descobrir qual será a preferida pelo seu público.

Por isso, o ideal é testar todas e acompanhar as métricas para saber quais entregarão melhor custo-benefício.

2 – Defina seus objetivos estrategicamente

Para que seus anúncios no Instagram Ads sejam efetivos, você precisa definir com precisão os objetivos a serem alcançados. Até para mensurar se o anúncio performou bem ou não.

Na hora de configurar suas campanhas, existe um campo chamado objetivo com as seguintes opções, referentes às etapas da jornada de compra dos seus potenciais consumidores:

Reconhecimento:

As pessoas estão no início da jornada, geralmente ainda não conhecem bem a sua empresa, nem seu produto ou serviço. Ainda estão buscando mais informações sobre as possíveis soluções para a sua necessidade.

Selecione este objetivo se quiser despertar o interesse na sua marca para que seu anúncio apareça para o maior número de pessoas possíveis.

Consideração:

São as pessoas que já decidiram que querem comprar, mas ainda não escolheram a empresa de quem vão comprar. Estão estudando várias marcas e produtos para saber qual é a melhor para elas.

Escolha este objetivo para anúncios que falem sobre a sua empresa, produto ou serviço, mostrando detalhes sobre a sua marca, aumentando a proximidade com o seu público.

Conversão:

Aqui as pessoas já estão prontas para comprar, só esperando que você ofereça algo a elas. Geralmente, a decisão de compra é rápida, dependendo apenas de preço e condições de pagamento. Para este objetivo, seu anúncio deve ser para vender diretamente seus produtos ou levar as pessoas a visitarem a sua loja.

Você pode criar conjuntos de anúncios para as 3 etapas, apenas tome cuidado para criar conteúdos que sejam alinhados com o momento de cada uma.

Como medir os resultados dos anúncios no Instagram Ads?

Como saber se os seus anúncios no Instagram Ads estão apresentando bons resultados? Veja algumas dicas práticas.

1 – Faça análises semanais

O ideal é você ter uma rotina de análise das métricas que o Instagram disponibiliza.

Não precisa ser todos os dias, mas uma frequência semanal é desejável, pois, assim, vai conseguir mensurar os resultados que está alcançando com os seus anúncios.

E não basta apenas olhar.

Crie uma planilha para registrar os números e crie gráficos que vão auxiliar nas análises para saber o que está funcionando e o que não está dando certo.

Essas informações também poderão ser usadas para criar relatórios que serão mostrados para seu gestor ou para o dono da empresa.

2 – Acompanhe os dados no Gerenciador de Anúncios

A essa altura você já deve saber que Facebook e Instagram pertencem ao mesmo grupo (Meta) e, por isso, você pode acompanhar os resultados das suas campanhas patrocinadas dentro do Gerenciador de Anúncios.

Nele, existem diversas opções, mas vamos mostrar as métricas mais importantes e simples de serem observadas.

Orçamento:

Basicamente, é o quanto você investiu em uma campanha de anúncios. Neste campo você poderá ver o quanto foi gasto ou está sendo gasto em cada campanha.

Cliques no link, Cadastros e Custo por Lead:

Essas métricas mostram quantas pessoas clicaram nos anúncios, quantas pessoas se cadastraram na sua lista de leads e qual o custo por cada conversão/aquisição. (CPA)

Alcance:

Quantas pessoas foram impactadas pelos seus anúncios, de acordo com o posicionamento escolhido para cada campanha.

Impressões:

É a quantidade de vezes que o anúncio foi visualizado pelas pessoas. Normalmente é um número maior do que a quantidade de pessoas alcançadas porque uma pessoa pode ver o mesmo anúncio mais de uma vez.

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3 – Calcule o Retorno sobre o Investimento em Publicidade (ROAS)

A métrica que mostra o Custo Por Lead é um bom parâmetro para avaliar se o seu anúncio está performando bem ou não.

Mas, existe uma métrica de negócio mais precisa (e mais relevante), que é o ROAS – Retorno Sobre o Investimento em Publicidade.

A fórmula para calcular:

ROAS = receita – valor investido em seus anúncios.

Exemplo prático:

Se você investiu R$500,00 em anúncios e conseguiu obter um faturamento de R$ 5.000,00, você teve um ROAS de 10, ou seja, um retorno sobre o investimento de 10X.

Pronto para testar o Instagram Ads no seu negócio?

Como você percebeu, para fazer a sua empresa vender na internet, é essencial saber como anunciar no Instagram Ads.

Use sua criatividade para fazer anúncios em todos os lugares disponíveis: feed, Stories, Reels, usando fotos, vídeos e carrosséis.

Para você que é dono(a) de um eCommerce ou negócio local, é importante (e necessário) aderir aos anúncios no Instagram Ads o quanto antes.

Não é difícil, mas, para ter resultados sólidos e não perder dinheiro desnecessariamente, você precisa estudar e testar muito, analisando todos os resultados e comparando as diferentes campanhas (que possuem a mesma meta de marketing).

Por isso, caso você perceba que não terá o tempo, o conhecimento técnico e a motivação necessários para estudar, aplicar e otimizar os seus resultados, fique à vontade para entrar em contato conosco e solicitar um orçamento para o seu projeto de gestão de tráfego pago.

Ficaremos felizes em contribuir para o crescimento da sua empresa, assim como nós fizemos para o cliente abaixo, no qual nós alcançamos os seguintes resultados:

  • Nicho: eCommerce de decoração
  • Período: Março a setembro de 2022
  • Investido: R$12.372,76
  • Faturado: R$164.344,84
  • Vendas: 784
  • ROAS: 13,28

Dê um ZOOM para visualizar o print abaixo:

projeto de google ads para ecommerce de decoração

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