Sua empresa investe em anúncios no Facebook, mas está sofrendo para gerar tráfego e conversões na escala desejada?
Se for isso, a solução pode ser a ferramenta de público semelhante do Facebook Ads.
Nos últimos anos, o Facebook adicionou diversas funções de segmentação de públicos, com o objetivo de ajudar as empresas a anunciarem para as pessoas certas, aumentando as chances de obterem os resultados desejados em suas campanhas.
No entanto, você precisa saber como criar público semelhante no Facebook Ads da maneira correta, senão, continuará tendo os mesmos resultados.
Neste artigo, vamos mostrar como você pode fazer isso, de uma forma simples e prática.
Público semelhante é uma ferramenta poderosa que o Facebook disponibiliza para você alcançar mais pessoas que possuam características similares a uma lista de usuários pré-selecionada por você.
O Facebook analisa o perfil do público selecionado por você e procura por outros usuários semelhantes dentro da sua base.
A fonte de dados inicial, a partir do qual será criado o público semelhante do Facebook é chamada de público personalizado.
Você precisa criar essa lista de pessoas antes de poder usar a ferramenta de lookalike.
Um público personalizado no Facebook Ads pode ser criado de diferentes maneiras:
Caso você já tenha o pixel do Facebook instalado em seu site, o Facebook pode criar públicos personalizados com base no tráfego que chega ao seu site ou loja virtual.
Caso você não saiba, o pixel é um pedaço de código que você instala no seu site para capturar informações das pessoas que visitam e realizam ações específicas no seu site, incluindo visualização de páginas de serviços (ou de produtos), adições de produtos no carrinho, preenchimento de formulários, dentre outras ações.
Você pode usar uma lista de e-mails de clientes para ser usada como público personalizado.
O Facebook cruzará as informações dessa lista com os dados dos usuários da plataforma.
Os e-mails encontrados são adicionadas a um público personalizado para você usar, posteriormente, na criação do lookalike.
Caso sua empresa tenha um aplicativo ou jogo, é possível exportar para o Facebook uma lista de pessoas que inicializaram o app, jogaram o game ou realizaram alguma ação específica, para ser usada como público personalizado.
É possível criar um público de pessoas que interagiram com a sua empresa (em sua loja), por telefone, dentre outros canais offline com um CRM.
É possível criar um público personalizado a partir das pessoas que se envolveram de alguma forma com as mídias sociais da sua empresa e com os conteúdos publicados no Facebook e Instagram.
Essas ações incluem quem curtiu sua página no Facebook, quem interagiu com um dos seus eventos no Facebook, quem se tornou seguidor no Instagram, ou curtiram, compartilharam, comentaram seus posts ou assistiram seus vídeos publicados.
Também inclui outras ações específicas como cadastros ocorridos em um formulário, abertura de experiência instantânea no Facebook e Instagram.
E por último, mas não menos importante, é possível criar um público personalizado de usuários que interagiram com seus produtos (se você tiver um eCommerce) em uma experiência de Shopping dentro do Facebook e/ou Instagram.
Existem diversos benefícios para sua empresa ao veicular anúncios baseados na criação de públicos semelhantes no Facebook Ads. Vamos ver as principais vantagens de usar essa ferramenta:
Saber como criar um lookalike (público semelhante) no Facebook Ads é essencial para que seus anúncios impactem as pessoas certas e suas campanhas alcancem os resultados almejados.
No entanto, isso só será possível com a utilização correta da ferramenta. Aqui vão algumas ações que você precisa fazer:
O primeiro passo para criar um público semelhante no Facebook Ads é escolher a sua fonte semelhante.
Ou seja, considerando que você já tenha criado pelo menos um público personalizado, exemplo: usuários que visitaram a página X, Y e Z nos últimos 90 dias.
Isso permitirá que você escolhe esse público personalizado como fonte para criar um novo público semelhante = mais pessoas com as mesmas características.
Trata-de de apenas instruir à plataforma que você deseja criar um público semelhante de pessoas que moram no Brasil, por exemplo.
Mas, se você for dono de uma empresa local, não se preocupe!
Durante a criação da sua campanha, você poderá selecionar esse público semelhante e, ao invés de impactar usuários de todo o país, você poderá restringir para cidades e/ou regiões específicas.
No momento em que o público semelhante estiver sendo criado no Gerenciador de Anúncios, você precisará definir o tamanho dessa audiência, em uma escala de 1 a 10%, além do números de públicos semelhantes que você deseja criar.
Essa proporção é baseada na similaridade com o público personalizado. Por exemplo, se você marcar 1%, significa que seu anúncio será direcionado a 1% da população que mais se assemelhar com as pessoas que compõem seu público personalizado.
O tamanho do público varia de 1% a 10% da população combinada dos seus locais selecionados.
O 1% semelhante consiste nas pessoas mais semelhantes à sua fonte semelhante. Aumentar a porcentagem cria um público maior e mais amplo.
O critério que você deve considerar é o alcance que deseja obter, lembrando que quanto maior for o público, menor é o filtro de comportamentos similares e menos fiel ele será às características definidas previamente.
Portanto, você deve equilibrar a relação entre qualidade e quantidade e, principalmente, ter em mente que é necessário testar, testar e testar.
O próximo passo, depois de criar o seu público lookalike, é configurar suas campanhas para que sejam direcionadas a esse público. Assim, aumentam as chances dos seus anúncios impactarem as pessoas certas, aquelas que mais desejam adquirir sua solução.
E, após colocar suas campanhas no ar, acompanhe os resultados, verifique se os objetivos estão sendo alcançados e verifique as possibilidades de otimização. Frequentemente, alguns ajustes pontuais durante a veiculação dos anúncios potencializa o ROAS.
A ferramenta do Gerenciamento de Anúncios do Facebook permite múltiplas possibilidades de criação dos seus públicos semelhantes, fazendo com que seus anúncios impactem as pessoas certas de forma mais precisa.
Criar anúncios com público semelhante no Facebook Ads é relativamente simples, mas os resultados dependerão fortemente de boas otimizações, para que sua empresa não perca o dinheiro investido nas campanhas.
Essas otimizações dependem de avaliar corretamente os dados (métricas) fornecidas pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Se você não tem experiência em realizar essas análises, pode ser interessante buscar ajuda especializada, no qual ajudará sua empresa a fazer anúncios que irão performar de maneira muito mais eficiente e lucrativa.
Se você quiser usar todo o poder da criação de públicos semelhantes do Facebook Ads, entre em contato conosco que mostraremos como nosso trabalho pode ajudar a alavancar os resultados do seu negócio.
Ficaremos felizes em contribuir para o crescimento da sua empresa, assim como nós fizemos para o cliente abaixo, no qual nós alcançamos os seguintes resultados:
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