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A tecnologia e a internet impulsionaram uma transformação profunda na maneira das empresas fazerem marketing e negócios em geral.
Os consumidores já não são passivos, as ofertas não são óbvias e a forma de converter contatos em vendas tornou-se complexa.
É necessário rastrear a jornada do cliente, mapear seus passos, prever seu comportamento e fazer a oferta certa, no momento certo para a pessoa certa. Essa é a chave de toda estratégia de sucesso no universo do marketing digital.
Só para exemplificar, você lembra quando foi a última vez que comprou alguma coisa depois de ver um anúncio na televisão ou receber um panfleto na rua?
Dependendo da sua idade, é muito provável, que a resposta seja NUNCA.
No entanto, muitas empresas ainda encontram dificuldades para se posicionarem no mercado digital, criar estratégias eficazes e identificar os canais certos para investir e gerar resultados.
A Resultados Digitais chegou para abocanhar essa fatia do mercado e hastear a bandeira neste território.
O RD Station Marketing surgiu dentro deste cenário de transformação digital.
Ele é uma solução facilitadora para quem quer seguir as novas tendências de decisão de compra dos consumidores. Confira logo abaixo!
- RD Station: o que é?
- Metodologia RD Station
- Para quem é o RD Station Marketing?
- Para que serve o RD Station?
- A ferramenta na prática
- Como funciona o RD Station CRM?
- RD Station Marketing no seu dia a dia
- Cursos de RD Station gratuitos
- Contratando um plano do RD Station
- Conheça o Plano Light do RD Station
- Conclusão
RD Station: o que é?
A Resultados Digitais conquistou espaço e relevância no mercado ao lançar a ferramenta de marketing digital mais utilizada no Brasil.
A empresa, localizada em Florianópolis, é especializada em marketing digital. Também é reconhecida por ser uma autoridade em Inbound Marketing e precursora deste movimento no país.
Quando você pergunta o que é o RD Station Marketing, a resposta é: tudo em um.
É assim que o software lançado pela empresa ficou conhecido. Trata-se de uma poderosa ferramenta que agrega diversas funcionalidades dentro de uma única solução.
Seu objetivo é ajudar sua empresa a crescer usando a internet, desenvolvendo uma presença forte e consolidada no universo digital, focada no seu funil de marketing e vendas.
Dentre as funcionalidades práticas do software, destaca-se o disparo de e-mail marketing, criação de landing pages, gestão de mídias sociais e base de contatos, lead scoring e lead tracking, SEO, CRM e relatórios.
Ou seja, tudo o que você precisa, relacionado ao Inbound Marketing, para agregar mais eficiência e produtividade para crescer de forma escalável no seu setor.
Além disso, o RD Station Marketing possibilita a integração de várias plataformas. E fornece relatórios, facilitando o compartilhamento de diversos dados com sua equipe.
O cruzamento dessas informações serve para facilitar a identificação da origem dos visitantes e a nutrição dos leads, criando oportunidades e vendas para sua empresa.
Metodologia RD Station
Toda a metodologia do RD Station Marketing pode ser aplicada na sua empresa por você mesmo, caso tenha conhecimento. Caso contrário, pode contar com a assistência de um dos nossos especialistas na plataforma RD Station.
Nossos especialistas em RD Station também são especialistas em Marketing Digital para o mercado brasileiro.
Por isso, conseguem ajudar a sua empresa a implementar a ferramenta e a desenvolver a estratégia ideal para o seu negócio, gerando os melhores resultados.
Eles acompanham o desempenho do marketing do seu negócio, para garantir que tudo está funcionando conforme as metas que você traçou. Além disso, também auxiliam nos ajustes de suas métricas e objetivos, sempre que necessário.
As otimizações pelas quais a plataforma passou ao longo dos anos resultaram em uma ferramenta que, uma vez implementada, rapidamente começa a gerar resultados.
Ela permite que você acompanhe o desempenho e os resultados das suas ações de marketing ao longo do tempo, realizando os ajustes necessários e estabelecendo metas para alcançar novos objetivos.
Para quem é o RD Station Marketing?
O RD Station Marketing é um software criado para unir funcionalidades e tornar mais eficiente a presença digital das empresas de todos segmentos e portes.
No Brasil, atualmente, já são mais de 12.000 empresas utilizando o RD Station Marketing para conquistar resultados na internet.
São negócios abrangendo uma ampla variação de segmentos, que vão de instituições de ensino e e-commerces a escritórios de arquitetura, por exemplo.
Dessa forma, o seu uso torna-se acessível a todos, observando apenas alguns pontos importantes que são pré-requisitos para sua implantação:
- ter um website, preferencialmente com WordPress, devido à sua compatibilidade com o RD Station;
- utilizar estratégias de marketing de conteúdo com o objetivo de gerar tráfego e gerar novos leads;
- ter verba destinada para anúncios patrocinados (Facebook Ads e Google Ads);
- ter ao menos uma pessoa na equipe disponível para aprender e realizar o processo de integração do software.
Para que serve o RD Station?
Atrair, converter, relacionar e analisar são os verbos de ação da plataforma RD Station. E eles estão sempre vinculados ao público-alvo da sua empresa.
Para compreender melhor as funcionalidades desta ferramenta, você precisa entender que uma boa estratégia exige planejamento, atração, conversão, relacionamento e análise.
Com o RD Station Marketing você dispõe de uma estrutura completa para automatizar e gerir suas atividades de marketing digital.
O software RD Station possui soluções específicas que facilitam e agilizam cada uma destas etapas, como veremos a seguir:
Planejamento
Compreendendo as ações pertinentes em cada fase da sua jornada, você terá um planejamento muito mais eficaz. Além disso, também pode contar com diversos recursos da plataforma para apoiar a execução do seu planejamento.
Nesse contexto, a ferramenta “Minha Jornada” é o atalho para alcançar todos os objetivos desejados com o marketing digital.
Através dela, o RD Station ajuda a encontrar a melhor estratégia para alcançar suas metas e gerar excelentes resultados em suas campanhas digitais.
Esse recurso ajuda a lembrar as datas comemorativas e oferece melhor organização em calendários (semanais e mensais).
Também é possível gerenciar os anúncios do Facebook Ads dentro do RD Station Marketing, direcionando esses anúncios e trazendo um público qualificado para o seu site e/ou blog.
Você ainda tem a possibilidade de programar suas publicações através da função Postagens em Mídias Sociais.
A Otimização de Páginas (SEO) e o Painel de Palavras-Chave (em parceria com a SEMrush) são funcionalidades que a ferramenta oferece para contribuir no seu ranqueamento no Google.
Afinal, a sua posição nas buscas é essencial para que o seu público-alvo encontre seus produtos ou serviços.
Além disso, dentro da plataforma você encontra a função Planos de Sucesso, onde toda a sua equipe fica integrada ao plano de ação de Marketing. Isso favorece a criação e o desenvolvimento de um planejamento eficaz, com a distribuição de prazos e tarefas.
Converter visitantes em leads
O tráfego é importante para movimentar sua página, mas sozinho ele não é capaz de gerar resultados.
É importante mapear os visitantes que acessam seu site para descobrir mais informações a respeito deles e construir um relacionamento a partir deste primeiro contato.
O RD Station Marketing oferece soluções como a criação de landing pages, pop-ups e formulários que podem ser criados de forma simples para captar os dados das pessoas que chegam até a sua página.
Nutrição e Relacionamento com seus Leads
Todas as informações coletadas dos visitantes transformam-se em dados valiosos de relacionamento. Assim, você poderá ser mais preciso na hora de enviar o conteúdo ideal para a pessoa certa, no momento certo.
Sua base de Leads pode ser facilmente gerenciada e segmentada através do RD Station Marketing. Sua conversão se torna mais efetiva, quando surgir uma oportunidade de venda.
Além disso, a ferramenta economiza o trabalho braçal de sua equipe com a automação de marketing. Ela fornece recursos para a criação de campanhas de forma prática e rápida.
Por exemplo, formulários inteligentes, e-mail marketing e tudo o que você precisa para estreitar o relacionamento com seus leads.
Outras funções interessantes que o RD Station Marketing oferece são: Lead Scoring, que atribui notas aos leads da sua base, de acordo com as ações que realizam, e Lead Tracking, que tem o objetivo de monitorar e gerenciar os acessos dos leads ao seu website.
Análise de resultados
No dashboard principal da ferramenta, você analisa os resultados, as metas e o desempenho das ações e campanhas realizadas.
A função Análise de Canais mostra os canais e campanhas mais eficientes em relação às visitas, contatos e vendas.
Já o Marketing BI, ajuda você a tomar as melhores decisões em relação às ações e investimentos. Ele dispõe de informações como sazonalidade, tamanho do ciclo de vendas e segmentação por canal.
É uma ferramenta de análise avançada que permite averiguar o retorno sobre o investimento em publicidade (ROAS) que as suas campanhas estão trazendo.
Dessa forma, a ferramenta ajuda você a identificar os acertos e pontos de melhoria de cada ação ou campanha. Isso contribui para que o marketing digital da sua empresa seja cada vez mais eficiente através da automação de marketing do RD Station.
A ferramenta na prática
Ao contratar o software, a primeira pergunta que pode surgir é como funciona o RD Station e como usar o RD Station na sua empresa. Por isso, vamos apresentar agora o software e todos os seus recursos.
Configurações iniciais
Para começar é importante que você tenha o Google Analytics instalado no seu site. A plataforma RD Station coleta os dados dos visitantes oriundos desta ferramenta gratuita, da qual mais tarde também partirão as informações para análises e relatórios.
Tendo feito isso, na interface da plataforma você acessa sua conta e, na aba Visão Geral, faz conexão entre RD e sua conta do Analytics.
É aqui que você também se conecta às redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn, e faz a sincronização através das integrações do RD Station.
Depois disso, chega a hora de fazer o cadastro de CNAME, onde o servidor faz o registro DNS. Essa ação é importante, principalmente, para a utilização de landing pages e e-mail marketing.
A partir destas configurações você perceberá que as suas páginas ficam, inicialmente, com a url do RD Station: rds.land/identificadordalandingpage.
Para modificar isso, é preciso acessar o servidor do seu site para configurar o CNAME, apontando para o RD. Dessa forma, todas as landing pages geradas na plataforma RD passarão a ter a url do seu site, como por exemplo: https://materiais.ocondado.com.br/agencia-de-trafego-pago
A configuração do subdomínio de e-mail marketing também precisa ser feita. Para isso, basta acessar a opção CONTA, clicar em CONFIGURAÇÕES, DOMÍNIOS e ADICIONAR DOMÍNIO (na seção EMAIL).
A plataforma RD Station Marketing possui um passo a passo detalhado de todos estes processos. Você pode acessá-lo, caso encontre qualquer dificuldade ou dúvida neste processo.
Caso você não tenha domínio de programação, talvez precise contatar a empresa responsável pela criação do seu site. Algumas configurações avançadas precisarão ser ajustadas para que a integração com a plataforma gere os melhores resultados para o seu negócio.
Sua base de leads no RD Station
Aumentar a sua base de leads no software é uma ação que costuma acontecer com certa frequência. Sua lista de e-mails pode crescer, mas você deve ficar atento ao limite da base estipulado no plano contratado.
Para consultar a quantidade de leads da sua base atual basta acessar a aba RELACIONAR. E em seguida, clicar em BASE DE LEADS. O número total de contatos aparecerá à direita do buscador.
É sempre válido lembrar que bases compradas não são uma aposta vantajosa para o seu negócio.
Uma quantidade expressiva de Hard Bounce não é um bom sinal no disparo do seu e-mail. Isso pode acontecer no caso de e-mails que as pessoas não deram autorização de uso.
Na RD Station, a funcionalidade da ferramenta pode travar quando há um número grande de e-mails inválidos, desativando os destinatários. Por isso, opte sempre por bases limpas (qualificadas).
Depois de clicar no botão IMPORTAR LEADS, para subir a sua base, você poderá fazer o upload do arquivo com a lista.
Finalmente, depois de aceitar os termos de condição e validar os campos do arquivo, você chegará ao registro da conversão dos leads. É aqui onde serão registrados todos os leads ou apenas os novos.
Modelos padronizados
O RD Station oferece alguns modelos de templates editáveis para a criação de landing pages e de e-mail marketing.
Além disso, você pode editar os modelos existentes e criar um design de acordo com a identidade visual da sua marca ou campanha.
Criando modelos padronizados, você tem a facilidade de usar o recurso de duplicação, editando apenas as partes que deseja alterar e economizando tempo de trabalho.
Assim, você consegue, por exemplo, construir uma landing page bem elaborada com design atraente, podendo replicá-la sempre que for necessário.
Não importa se o seu disparo de e-mail marketing no RD Station acontece com maior ou menor frequência. O essencial é ter sempre à mão alguns modelos padronizados.
Assim o seu relacionamento se torna mais ágil e simples.
Apesar da arquitetura do layout do RD Station ser muito funcional e prática, você pode agregar alguns elementos para imprimir sua identidade visual. Por exemplo, uma imagem de fundo, uma capa, um botão com estilo diferenciado, ícones das redes sociais, etc.
Para isso, depois de clicar no botão CRIAR EMAIL, nas últimas etapas da edição, basta usar a opção “salvar e não enviar”.
Desse modo, você terá alguns esqueletos prontos na aba ÚLTIMOS RASCUNHOS EDITADOS, para utilizar e duplicar quando se fizer necessário.
Sua lista de palavras-chave no RD Station
Monitorar o ranqueamento orgânico das suas palavras-chave (keywords) no Google é outro recurso excelente.
Com este recurso, você cadastra uma lista de keywords e utiliza o software para monitorar o posicionamento ao longo do tempo, um painel ideal para o SEO.
Além disso, clicando em ATRAIR e, em seguida, em PAINEL DE PALAVRAS-CHAVE, vocÊ terá diversas informações relevantes para sua análise.
O desafio principal desse recurso é saber escolher corretamente as palavras-chave para o seu negócio. Afinal, monitorar termos que não fazem efeito nem trazem resultados (em visitantes qualificados) não faz nenhum sentido.
Por outro lado, ranquear nas primeiras posições do Google para um termo que tem bom volume, fará uma grande diferença em suas vendas.
Se o seu site ainda não estiver bem ranqueado – entre as 100 primeiras posições no Google –, quando você adicionar uma palavra no painel, o software lhe avisará.
Assim, você terá a oportunidade de criar um conteúdo relevante com aquelas palavras ou uma página especial para disputar as primeiras páginas de resultados orgânicos do Google.
Além disso, na competição do Google Ads (antigo Google AdWords), o painel mostra informações de média de CPC (custo por clique).
Esse dado fornece a você uma ideia mais precisa da sua concorrência na ferramenta de publicidade paga do Google e a quantidade média de pesquisas realizadas em um mês.
São informações extremamente relevantes para elaborar ações futuras e a atividade pode ser repetida periodicamente.
Integração com o seu site
A configuração de integração é o passo final na jornada de implementação do sistema RD. Ela permite que todos os formulários do seu site sejam interligados ao CRM do RD Station.
Através das integrações com RD Station, a página de contato, página de trial, formulários e todas as fontes de geração de leads passam a ser registrados automaticamente na plataforma.
Assim, você pode segmentar seus leads, qualificando-os para, posteriormente, promover ações mais assertivas de vendas.
Ainda que seja simples, é provável que você necessite de um programador para realizar esta integração.
Na própria plataforma do RD Station você encontra um pequeno tutorial para executar esta ação.
Uma dica para otimizar ainda mais suas ações de marketing é disponibilizar vários pontos de contato no seu site. Distribua formulários de contato na página principal e nas páginas de serviços, além da própria página de contato (padrão).
Dessa forma, aumentam as chances dos visitantes deixarem seus dados, se transformando em leads e entrando para sua base no RD Station.
Integração com o Pipedrive
O Pipedrive é parceiro do RD Station e, juntos, estão no topo da lista de principais ferramentas de Marketing e Vendas.
A união das duas plataformas podem fazer a diferença nos resultados de uma empresa (e realmente fazem).
A integração de Entrada e Saída envia ganhos e perdas para o RD Station Marketing e envia leads da plataforma para o Pipedrive.
Realizando o passo a passo dessa integração você pode:
- Enviar novas oportunidades para o Pipedrive;
- Retornar o fechamento de uma venda, com o valor e a data, para o RD Station Marketing;
- Dar retorno de uma oportunidade perdida, justificando a razão da perda, para o RD Station Marketing.
Como realizar a integração
Você precisa ter uma conta no Pipedrive e um plano RD Station Marketing. Garantido isso, basta seguir o passo a passo abaixo para realizar a integração.
1. Iniciando a Integração: conectado em sua conta do RD Station Marketing, acesse a página de integração com o Pipedrive na AppStore do RD Station e clique na opção “Adicionar Integração”.
2. Conecte ao Pipedrive: insira o Token do Pipedrive para conectar o RD Station Marketing ao Pipedrive. Em seguida, clique em CONECTAR.
3. Configure o envio de leads: selecione qual ação será utilizada para que o Lead seja enviado. Atualmente, você pode escolher entre duas opções:
a) Marcados como Oportunidade: o lead só passa para o Pipedrive quando for marcado como Oportunidade, seja manualmente ou por um fluxo de automação;
b) Convertidos: envia os leads que realizaram alguma conversão no RD Station Marketing para o Pipedrive. Você pode selecionar quais serão essas conversões ou deixar em branco.
É importante ressaltar que os dados da entidade Pessoa e Organização não são atualizados no Pipedrive quando um lead é reenviado para ele, mas serão mantidos da mesma maneira como foram enviados da primeira vez.
Caso exista configuração para criação de um negócio, um novo deal será gerado a cada envio.
4. Configure o Funil de Negócios: você pode optar entre deixar marcada a opção GERAR UM NEGÓCIO (DEAL) no Pipedrive ao enviar leads, fazendo com que um negócio também seja criado no Pipedrive.
Se deixar esta opção desmarcada, será criado apenas um novo contato ao enviar os leads.
Outra opção possível é especificar para qual estágio do funil no Pipedrive o NEGÓCIO será enviado, utilizando o Dono do Lead para fazer a configuração.
Para configurar o envio do lead para diferentes estágios do funil por Dono do Lead, basta selecionar o e-mail do dono na coluna à esquerda e o estágio do funil no Pipedrive para o qual o Negócio (deal) deve ser enviado na coluna à direita.
Caso o lead não possua dono configurado no RD Station Marketing, o proprietário será o mesmo que o do funil do Pipedrive. Por fim, basta Salvar e Avançar.
5. Combine os campos: é possível fazer a configuração de uma correspondência entre os campos das duas plataformas nas entidades Pessoa, Negócio e Organização.
5.1 Entidade PESSOA: os campos que são enviados ao Pipedrive por padrão são nome, e-mail, telefone fixo e empresa. No entanto, é possível enviar outras informações, selecionando um campo do RD Station Marketing, localizado na coluna à esquerda, e estruturando o campo correspondente no Pipedrive.
5.2 Entidade NEGÓCIO e ORGANIZAÇÃO: aqui não existem campos padrões. Mas você pode fazer a correlação com os campos personalizados do RD Station Marketing da mesma forma, selecionando na coluna e definindo o campo onde a informação será disposta no Pipedrive.
A organização será criada sempre com o nome da empresa vinculada ao lead no RD Station Marketing.
Caso esse lead não possua uma empresa, a organização será criada com o mesmo nome do lead. Em caso de ausência dessa informação, será utilizado o e-mail do lead.
Você pode acessar a página de “Integrações > Pipedrive” a qualquer momento e reajustar a combinação de campos conforme sua necessidade. Basta clicar no ícone de edição de Campos Combinados.
Dessa forma, sua integração está finalizada e ativa. Além de enviar leads para o Pipedrive, a ferramenta passa também a remeter para o RD Station Marketing o resultado das vendas.
Assim, você é notificado sobre os ganhos e perdas de oportunidades.
Integração com o seu CRM
Caso sua empresa já possua um software de CRM (Consumer Relationship Management) funcionando, é possível integrá-lo ao RD Station Marketing. Isso contribuirá para organizar e tornar seu processo comercial mais eficiente, aumentando suas vendas.
No entanto, se você não possuir um CRM ou estiver insatisfeito com a solução atual, pode migrar para o RD Station CRM.
Como funciona o RD Station CRM?
Com o objetivo de aliar as ações de Inbound Marketing com as ações de vendas, otimizando os resultados dos seus clientes, a RD lançou, em 2019, o RD Station CRM, que trabalha totalmente integrado com o RD Station Marketing.
O RD Station CRM nasceu para otimizar a sua operação de vendas e dar suporte à estrutura da sua empresa. Isso facilita o itinerário de desenvolvimento de uma máquina de vendas.
Com a nova integração, você pode criar campanhas para ajudar o vendedor a manter o lead aquecido no período de follow-up e aumentar as chances de fechamento.
Assim como o RD Station Marketing, o RD Station CRM trabalha na modalidade de planos e atualmente existem duas opções disponíveis: Free e Basic.
A versão Free é destinada às empresas que buscam uma melhor organização dos processos, assim como o acompanhamento dos follow-ups e métricas. Nessa versão não há limite de usuários e contatos e também não é necessário cadastrar nenhum cartão de crédito.
Já a versão Basic, é contratada pelo valor de R$39,90 (por usuário).
Ela possui todas as funcionalidades da versão Free e algumas outras específicas para empresas que já possuem um processo de vendas estruturado e precisam melhorar a performance para conquistar mais clientes.
Para entender melhor as vantagens e os diferenciais da ferramenta, vamos apresentar algumas de suas funcionalidades a seguir:
Alertas de atividade
Serve para “rastrear” os e-mails e substituir extensões comumente usadas nos navegadores. Essa funcionalidade vai avisar você sempre que o lead abrir seu e-mail e estiver lendo sua mensagem. A maior vantagem é que você conseguirá uma abordagem mais eficaz, no momento certo.
Disparo de e-mails
Você pode disparar e-mails diretamente do RD Station CRM, concentrando, assim, todas as informações em um único local.
Essa funcionalidade guarda todo o histórico de interações com o lead salvo, disponível e sempre atualizado na plataforma.
WhatsApp Web
O WhatsApp ganhou relevância como ferramenta de vendas. Por isso, tem sido muito explorado como abordagem pelos vendedores dada a sua comprovada alta taxa de conversão.
Com o RD Station CRM é possível integrar as ferramentas e, dessa maneira, sua equipe de vendas aborda oportunidades através do WhatsApp Web.
As informações de cada conversa podem ser registradas no histórico de negociação dentro do CRM, sem que as mensagens fiquem perdidas no celular ou em algum outro local.
Aplicativo para celular
O RD Station CRM possui um aplicativo para celular, disponível tanto para Android quanto para IOS. Ele possibilita mais agilidade e praticidade aos vendedores que estão em trânsito, visitando clientes.
Assim, seus vendedores terão acesso às oportunidades de onde estiverem, podendo acompanhar em tempo real as movimentações no funil de vendas.
Relatórios
A parte analítica do RD Station CRM fornece todas as informações necessárias para análise e mensuração de resultados.
Na aba ANALISAR você tem acesso a diversos relatórios e gráficos, permitindo que os gestores possam avaliar o desempenho da equipe ou até mesmo de cada vendedor.
Assim, você pode entender facilmente onde estão localizados os possíveis gaps e procurar por melhorias no processo comercial.
Com a integração nativa entre o RD Station Marketing e RD Station CRM, você tem acesso de forma automática a todas interações que seu lead teve com o marketing da sua empresa.
Dessa forma, informações como dados de contato, materiais baixados, páginas visitadas e interações com os e-mails ficam registradas. E podem ser acessadas sem precisar sair do CRM.
RD Station Marketing no seu dia a dia
Vamos ver, de maneira resumida, como o RD Station Marketing pode atuar no dia a dia da sua empresa.
Dashboard
Depois de fazer o login no RD Station e acessar a sua conta na plataforma, você chegará à tela inicial da plataforma, chamada de DASHBOARD. Trata-se de um painel de comandos com diversas funções.
Analisar seus visitantes, os leads e as oportunidades de vendas torna-se uma tarefa simples com o box do funil de vendas que é visualizado no dashboard.
Nesta aba você tem acesso ao comparativo das métricas atuais em relação ao mês anterior, proporcionando um maior controle das informações.
Logo ao lado, você visualiza um box com as páginas mais acessadas. Informação imprescindível para compreender os focos de interesse dos visitantes que navegam pelo seu site.
A evidência com que essa informação fica disposta na plataforma sinaliza a sua relevância. Todas as suas ações partirão destes dados e, amparadas neles, gerarão bons resultados.
Ao descer a tela, você encontra mais três boxes com features. O primeiro deles, resume as últimas conversões de leads que entraram no CRM do RD Station.
Em seguida, é apresentada a taxa de conversão da última landing page criada. E, no final, os números do funil do e-mail marketing, referente à sua última campanha disparada. Assim, é possível acompanhar se suas taxas de e-mail marketing estão ideais.
Monitoramento das redes sociais
Após conhecer e explorar o dashboard, é hora de aprender sobre as outras ferramentas que o RD Station possui. Uma delas é o monitoramento e gerenciamento das postagens da sua empresa nas redes sociais.
Para isso, basta você acessar a aba RELACIONAR e clicar na opção MONITORAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS.
Nesta página é possível cadastrar os termos que você deseja monitorar. O nome da empresa estará cadastrado automaticamente. Mas, é possível adicionar termos como o nome do produto, palavras relacionadas ao nicho de mercado, concorrentes, etc.
Os critérios de relevância são definidos por você.
Ainda nesta página, você encontra uma ferramenta do software para filtrar postagens semanais ou mensais na opção ATRAIR > POSTAGENS EM MÍDIAS SOCIAIS.
Nesta página é possível avaliar resultados, selecionando redes sociais, verificando dados como alcance, curtidas, comentários, compartilhamento e a geração de leads oriunda daquela postagem.
Normalmente, o que existe de mais vantajoso nesta ferramenta é o agendamento prático e fácil das suas postagens no Facebook, Twitter e Linkedin.
Assim, você pode ter a certeza de que a publicação estará nas redes sociais no horário programado.
Essa é uma das partes do software utilizada com mais recorrência pelos assinantes. Afinal, a importância da presença nas redes sociais é incontestável e, dessa forma, ela pode ser aplicada em todas as etapas do funil.
Otimização do SEO do seu site
A ferramenta OTIMIZAÇÃO DE PÁGINAS (SEO) é vital para o seu site. Ela verifica a otimização de uma página para uma determinada keyword (palavra-chave).
Essa funcionalidade trabalha em conjunto com o recurso de palavras-chave, sobre o qual comentamos anteriormente. Para acessá-la, basta ir até a aba ATRAIR e clicar em OTIMIZAÇÃO DE PÁGINAS (SEO), no menu superior.
Após colocar um termo e avaliar a página, você usa o botão GERAR RELATÓRIO e a plataforma faz um check-list.
Através da varredura realizada na página escolhida são verificadas as orientações de SEO On Page, para conferir se elas estão de acordo com o que você criou.
No final do processo, o software faz uma avaliação fornecendo um resultado que pode pontuar até 10. Isso mostra o quanto ainda falta para otimizar a página em questão.
O interessante é que a ferramenta não só emite o relatório, mas também orienta você e fornece explicações detalhadas. Vamos supor, por exemplo, que você esqueça de algum elemento, como o atributo alt de uma imagem ou o heading tags da sua página.
Com o relatório você poderá voltar à página e ajustar o que for preciso, ficando mais próximo da nota máxima.
Além disso, esse relatório ajudará você a verificar o nível de otimização dos seus concorrentes para um determinado ranqueamento. Isso é possível ao colocar qualquer url ou palavra-chave (sua ou de outra empresa) e solicitar o relatório.
Construtor de Landing Pages
A criação de landing pages também demanda uma série de cuidados com SEO. É válido prestar atenção a isso para obter um ranqueamento melhor para suas páginas de conversão.
Clicando no menu CONVERTER, você poderá criar landing pages para trocar dados por ofertas especiais.
Essa é uma das funcionalidades favoritas do RD Station para os estrategistas de marketing, pois permite que você crie páginas de captação de leads e páginas de agradecimento dos mais diversos tipos.
Você pode escolher entre diversos templates temáticos ou minimalistas, optando pelo layout que se adequa mais à sua estratégia.
A principal ideia da landing page é transformar visitantes em leads. Para fazer a mensuração destes dados a partir da plataforma RD, basta clicar no nome de suas Landing Pages e uma nova tela se abrirá com as suas informações.
São muitos os fatores que podem influenciar no sucesso ou no fracasso da sua landing page.
Qualidade do material, qualidade da base, CPA (custo por aquisição) da campanha de anúncios patrocinados, são alguns dos critérios que podem afetar sua taxa de conversão.
Formulários, Pop-ups e Campos Personalizados
Na plataforma RD, a criação de formulários é bem simples. Basta passar por algumas telas como MODELO, CONTEÚDO, FORMULÁRIO, APARÊNCIA, CONFIGURAÇÕES e PUBLICAÇÃO.
Você pode colocar um formulário em diversas partes do seu site, conforme o objetivo ou estratégia do seu negócio.
Outra opção é adicionar o formulário no meio ou final de um artigo. Essa ação costuma ocasionar boas taxas de conversão. No software é possível criar alguns modelos, administrando os formatos e campos até chegar a um código.
A vantagem de criá-lo na própria ferramenta é a integração ao software que tornará sua vida muito mais fácil na hora de adicioná-lo à sua página.
Além de formulário, com o RD Station você também pode criar pop-ups em dois formatos: pop-up de saída e de rolagem.
O primeiro gera leads através de um formulário, o segundo, conduz a uma landing page.
Quando você for criar o seu, em CONVERTER > POP-UPS > CRIAR POP-UP, o primeiro passo é justamente escolher entre esses dois formatos. Em seguida, você encontrará algumas opções de edição, semelhantes às opções de landing page.
É possível escolher a cor de fundo, bordas, fontes e tamanhos dos textos, frases e cores do CTA (Call-to-Action).
Na parte das configurações há alguns itens importantes que merecem atenção:
Redirecionamento: no pop-up de saída, que já tem o formulário, o redirecionamento acontece para uma página de agradecimento do material. No caso do pop-up de rolagem, que não tem o formulário, deve levar para a landing page de conversão do material.
Páginas de exibição: definição de onde exibir e onde não exibir o pop-up. Algumas empresas configuram a exibição do pop-up em todas as páginas, o que é um erro. O ideal é criar pop-ups direcionados aos assuntos das páginas onde eles serão exibidos.
Comportamento: que é onde se cadastra a frequência de exibição do pop-up, entre “sempre exibir”, “1 dia”, “3 dias”, “uma semana” e assim por diante.
Na última etapa acontece a publicação, onde você ativa as configurações de maneira semelhante à edição de uma landing page.
Com a evolução da sua estratégia de Inbound Marketing, é bem comum revisar e mudar as perguntas nas landing pages.
A partir da ferramenta RD Station e do recurso de CAMPOS PERSONALIZADOS, você não precisa modificar uma por uma. Basta alterar todos os formulários de uma só vez, de forma simples e prática.
Base de leads
O RD Station, por se tratar de uma ferramenta “all in one”, ou seja, “tudo em um”, possui um conjunto de recursos interligados.
Dessa forma, você percebe que sua base de leads está vinculada à segmentação e automação de suas ações.
Como já mencionamos anteriormente, a base de leads é um CRM simples, porém eficaz, onde ficam todos os seus leads gerados ou importados.
Quando você acessa a ferramenta, observa quatro itens: Leads, Empresas, Importações e Exportações. Também possui um buscador e o total de leads que você tem na sua base.
Além disso, já são mostrados os últimos leads que entraram na sua base, através de formulários, Landing Pages ou importação.
Neste caso, você pode escolher a forma de ordenar sua listagem: pela última conversão, pelo Lead Score (Perfil) ou Lead Score (Interesse).
No botão IMPORTAR LEADS, você pode subir seus contatos na plataforma RD, como explicamos em alguns itens anteriores.
Para que você entenda essa parte da ferramenta é preciso observar dois campos existentes: a BUSCA e um dropdown TODOS OS CONTATOS DA BASE DE LEADS.
Esse segundo, já tem algumas separações prontas e contém distinções das configurações que você montou na SEGMENTAÇÃO DE LEADS.
De qualquer forma, indiferente da forma de busca usada, existe um nível de avaliação dentro do CRM, que é os DETALHES DO LEAD. Clicando no nome do lead, a ferramenta abrirá os detalhes do lead com as informações respectivas a ele.
Ali há uma série de informações como nome, empresa, estágio do funil, etc.
O mais importante dessa parte, no entanto, são os dois botões MARCAR UMA VENDA e MARCAR OPORTUNIDADE. Será por ele que será administrado o processo de vendas no CRM.
No botão EDITAR existe a oportunidade de acessar e atualizar os dados do lead e também verificar se ele está em algum fluxo de automação. Assim, é possível alterar sua posição, adicioná-lo ou removê-lo e mudar seu estágio no funil.
Como o RD Station classifica os leads
Na prática, o RD Station classifica o lead em 4 estágios diferentes, assim, ele pode ser considerado:
– Lead: qualquer contato que entrou na sua base,. Não importa se foi preenchendo um formulário integrado ou não, sendo adicionado manualmente por você ou importando uma lista;
– Lead Qualificado: é o mais difícil de definir, já que cada empresa define seus critérios de qualificação;
– Oportunidade: é o lead que será abordado pelo comercial, que “levantou a mão” solicitando um orçamento, por exemplo. Se você trabalha com um e-commerce, pode ser alguém que começou um carrinho, mas não finalizou;
– Venda (cliente): é o lead que entrou para o estágio de retenção, pois já converteu em comprador(a).
Entender essas etapas e como administrá-las no RD Station é o ponto-chave da gestão dessa poderosa feature.
Segmentação de leads
Segmentar as pessoas que entram no seu funil de vendas, de acordo com seus interesses, é essencial para realizar mais vendas.
Neste contexto, o RD Station propõe a seguinte classificação:
- Leads Engajados: são aqueles leads que abriram ou clicaram em algum dos e-mails que você enviou;
- Leads indeterminados: são pessoas que nunca foram impactadas pela sua comunicação. Estes leads nunca receberam um e-mail pelo RD Station;
- Leads Desengajados: estes leads representam pessoas que não abrem seus e-mails há algum tempo;
- Leads Inválidos: são pessoas que solicitaram a retirada de seus endereços da sua base. Dessa forma, esses leads não irão receber o disparo.
Na etapa RESUMO é possível revisar as informações e configurações: nome do seu e-mail (como aparecerá no RD), o nome e e-mail do Remetente (como aparecerá para quem for receber).
Na revisão, a RD ainda auxilia indicando o tamanho ideal, que é de até 70 caracteres (desktop) e 35 caracteres (dispositivos móveis).
A revisão do texto simples é muito importante. Ele será o único conteúdo no caso de nenhuma imagem abrir. Além disso, ter o texto simples, completo e revisado com o conteúdo é uma forma de diminuir as chances do seu e-mail cair em SPAM.
É indicado também usar o teste de envio, mandando para um e-mail (da sua própria empresa) e verificando como ficou a versão final. Neste teste é bom clicar em todos os links para testar o que pode ou não estar funcionando como planejado.
A última etapa do processo é o envio da campanha. Nela você escolhe entre as opções SALVAR E SAIR, AGENDAR O DISPARO ou ENVIAR AGORA.
E-mail marketing
O criador e disparador de e-mail marketing do RD Station é uma das funções mais importantes da plataforma. Muitos resultados em termos de relacionamentos e vendas são fruto de um trabalho bem elaborado nesta área.
Clicando em RELACIONAR e, em seguida, em E-MAIL, você encontra seus e-mails divididos entre Rascunhos (iniciados mas não agendados), Enviados, Modelos/Fluxos de automação e Agendados (o que está programado para ser disparado).
Para criar uma peça de e-mail, basta utilizar o botão CRIAR EMAIL. Você passará pela trilha de criação, ou seja, escolher o modelo, edição do conteúdo, seleção dos destinatários, revisão do resumo e configuração do envio.
Você pode escolher um template básico, que consiste em um HTML pronto com uma ou mais colunas ou templates temáticos, que são modelos semi-prontos, com um layout sugerido.
Você também tem a opção de salvar seus favoritos em Meus Modelos Salvos, importando via URL ou escrevendo o código HTML do seu e-mail.
Os modelos temáticos são um ótimo caminho, mas tudo depende da sua estratégia, não existe regra.
Na etapa seguinte, o software mostra a edição em duas telas. Em um lado você tem a edição e do outro a visualização de como está ficando a sua peça.
A edição do e-mail no RD Station é bem moderna, intuitiva e prática, facilitando o trabalho do dia a dia.
No momento de selecionar os destinatários da peça que está sendo criada você pode optar por enviar para uma lista de segmentação, para toda a base ou filtrar destinatários – comando adicionado para segmentação manual de leads.
O mais comum é disparar para toda a base ou para uma lista de segmentação montada.
Cursos de RD Station gratuitos
O crescimento do RD Station Marketing foi tão significativo que a Resultados Digitais resolveu criar, em 2017, a RD University. É uma plataforma de aprendizado online com cursos de RD Station gratuitos e pagos.
O objetivo é difundir conhecimento prático sobre o RD Station Marketing e também sobre temas relacionados ao Inbound Marketing.
São oferecidos cursos introdutórios e gratuitos para quem quer dar os primeiros passos no Marketing Digital e no RD Station. São eles:
- Introdução ao Inbound Marketing: destinado ao aprendizado dos principais conceitos da metodologia do Inbound Marketing para impulsionar seus resultados;
- Introdução ao Inside Sales: para entender o funcionamento do modelo de vendas internas, também conhecido como Inbound Sales;
- Introdução ao Customer Success: para reter e fidelizar seus clientes é imprescindível investir nesta área conhecida como CS;
- RD Station Marketing – Basic: curso introdutório sobre a plataforma de automação de marketing da Resultados Digitais.
Além dos cursos, a Resultados Digitais também disponibiliza, gratuitamente em seu website, uma série de materiais ricos sobre o RD Station.
Contratando um plano do RD Station
As funcionalidades da ferramenta atestam o quanto a plataforma RD Station pode contribuir para o sucesso do seu negócio.
Entre as plataformas disponíveis no nosso mercado, este software é, de longe, a melhor opção, tanto pelo custo-benefício quanto pelas funcionalidades.
Neste momento, você pode estar se perguntando como contratar um plano do RD Station para sua empresa.
Para isso, você pode ir direto na página de Planos para consultar os preços do RD Station. O software RD Station Marketing oferece quatro opções de planos: Basic, Pro, Enterprise e Light.
O plano Basic custa a partir de R$369,00 por mês e oferece a gestão de até 5.000 leads (contatos). Permite 20 mil disparos de e-mail marketing por mês, automação simplificada, postagens de mídia social, otimização para buscadores (SEO), painel de palavras-chave, análises básicas do funil de marketing e vendas e análise de canais.
O plano Pro contém as funcionalidades do Basic, mais a automação de marketing completa, segmentação de contatos avançada, análise de ROI dos fluxos, teste A/B de landing pages e e-mails, formulários inteligentes, lead tracking e lead scoring.
É a opção que melhor atende pequenas a grandes empresas e o custo mensal da assinatura é de apenas R$769,00, com cláusula de contrato anual.
O plano Enterprise custa a partir de R$1.989,00 ao mês.
Além de todas as funcionalidades já mencionadas nos planos acima, oferece o Marketing BI (Business Intelligence), relatórios personalizados e um número ilimitado de usuários por conta.
Além dos valores do RD Station, no momento de aquisição, é feita a cobrança de um pacote de implementação que é obrigatório para todos os novos clientes (PRO e Enterprise), pois funciona como um treinamento para usar a ferramenta. E, custa a partir de R$1.890,00.
Conheça o Plano Light do RD Station
Caso você tenha uma base de leads muito pequena ou queira conhecer a ferramenta, antes de investir em um plano mais completo, existe o plano Light.
Suas funcionalidades incluem limite de até 4 mil disparos de e-mail por mês, landing pages, modelos de pop-ups com editor visual, gestão de leads, importação e segmentação de listas, e-mail marketing com diversos templates, suporte e central de ajuda.
Este plano do RD Station não exige contrato de fidelidade e tem um custo mensal de apenas R$59,00.
E, você ainda conta com uma vantagem adicional: ganha 10 dias para testar (gratuitamente) a ferramenta.
Assim, você conseguirá avaliar no seu dia a dia o quanto o RD Station Marketing poderá ajudar a sua empresa.
Conectar com o Google Analytics
É necessário configurar o Google Analytics para que ele acesse o site da sua empresa e os dados de acesso dos visitantes sejam coletados pela plataforma RD Station.
A partir deles, podem ser realizadas diversas análises e relatórios sobre quem está visitando o site da sua empresa e o que eles estão fazendo nas suas páginas.
Instalar o Código de Monitoramento
O Código de Monitoramento é um recurso que o RD Station possui para reduzir consideravelmente a quantidade de leads com origem desconhecida.
Esse código será essencial para realizar análises de Funil de Marketing e Vendas. Será indispensável saber a origem dos visitantes quando eles se tornam leads e convertem ao longo do funil.
O Código de Monitoramento também permitirá rastrear os comportamentos dos leads no seu site.
Configurar domínios no RD Station
Você precisará configurar o domínio do seu site e também alguns subdomínios dentro do RD Station, que serão usados nas estratégias de Marketing.
Significa alterar configurações importantes relativas ao registro DNS do seu site, entre outras.
Essa ação será importante para consolidar o SEO do seu site, utilizar corretamente as landing pages e garantir a melhor entrega das campanhas de e-mail marketing, entre outras funções.
Devido à natureza delicada desta configuração, sugerimos que seja feita por alguém com conhecimento técnico necessário. Qualquer erro pode prejudicar o funcionamento do seu site ou os resultados das suas campanhas.
Importar contatos para o RD Station Marketing
O RD Station permite a importação de uma lista de contatos antes de iniciar a operação. Essa lista de contatos pode ser os leads originados de uma ferramenta de e-mail marketing, lista de clientes, dentre outras.
Assim, você já começa a usar a plataforma com uma base de leads.
A importação é realizada através de um arquivo com terminação .csv (Excel).
Conectar redes sociais ao RD Station Marketing
Outra configuração importante a ser feita é a integração do RD Station com suas redes sociais.
Com essas integrações será possível gerenciar sua estratégia de conteúdo para essas redes. E acompanhar as métricas de cada postagem.
Inclusive, você poderá agendar essas postagens diretamente no RD Station Marketing.
Conclusão
A metodologia baseada no funil de marketing e vendas do RD Station vem ajudando milhares de empresas a crescerem de forma sustentável, previsível e, principalmente, escalável.
Neste artigo, procuramos detalhar ao máximo tudo o que o RD Station Marketing pode fazer pela sua empresa.
Esperamos que tenha ficado claro o que levou o RD Station a ser considerado um dos melhores softwares de automação de marketing do mercado.
Mas, caso você ainda tenha alguma dúvida sobre as funcionalidades desta poderosa plataforma ou como ela pode ajudar a sua empresa a aumentar a alcançar os resultados desejados, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em lhe ajudar!