A rede social que mais cresceu nos últimos anos foi o Instagram. Só para você ter uma ideia, em junho de 2018 ela superou a marca de 1 bilhão de usuários ativos no mundo todo.
Aqui no Brasil, uma pesquisa feita em 2019 pela Opinion Box, mostrou que o Instagram é a rede social preferida de 1 a cada 4 brasileiros.
Em relação aos hábitos de consumo dessas pessoas, os resultados mostraram que 83% dos entrevistados segue alguma empresa ou marca na rede social, e 48% disseram já ter comprado algum produto ou contratado algum serviço que conheceu no Instagram.
Se você ainda não tinha pensado em criar uma conta para sua empresa no Instagram, esses números devem ser suficientes para mostrar a necessidade de você incluir essa rede nas suas estratégias de marketing e vendas.
Neste artigo mostramos um guia de Instagram para empresas, onde você aprenderá a alavancar seu negócio usando essa rede social. Confira logo abaixo:
Os números acima mostram que existem oportunidades de negócios nesta rede social. Além disso, existem outros benefícios, que falaremos a seguir, em saber como criar um Instagram para a sua empresa.
Primeiro, você precisa saber que esta é uma rede social um pouco diferente das demais.
A motivação principal para os usuários acessarem a plataforma são para acompanhar a última viagem dos seus amigos, seguir a vida dos seus ídolos, influenciadores, ver fotos de comidas deliciosas, entre outras coisas, tudo em alta resolução.
Não é à toa que o engajamento é a principal característica do Instagram. A rede social apresenta uma grande quantidade de heavy users, que aproveitam o fato do aplicativo ser focado em mobile.
Essa característica, aliada a uma linguagem mais simples, permite interação rápida e oferece um feed de inspirações visuais diárias para seus usuários, isso tudo contribuiu para torná-la tão popular.
Percebe a importância do Instagram para o seu negócio e o quanto você pode usar tudo isso a favor da sua marca?
Aprender como criar uma conta no Instagram para a sua empresa é muito fácil. Instale o aplicativo no seu celular e toque no ícone para abri-lo.
A primeira coisa é clicar na opção CADASTRE-SE, digitar um endereço válido de e-mail e clicar em AVANÇAR. Você também pode entrar com uma conta do Facebook, se preferir.
Defina um nome de usuário, que deve ser o nome fantasia da sua empresa mesmo, para que os usuários reconheçam a sua marca.
Escolha uma imagem (avatar) de boa qualidade para colocar no perfil, que pode ser o logotipo da sua marca, para manter a sua identidade visual já estabelecida.
O próximo passo é definir a biografia no Instagram da sua empresa.
Também conhecida por bio, é um pequeno resumo que aparece no perfil. Como o espaço não é muito grande (são apenas 150 caracteres), você precisa ser claro e objetivo, mostrando o que a sua empresa faz e qual a sua especialidade.
Este campo é estratégico, pois é o único local que permite a utilização de um link clicável. Esse é um recurso muito importante, onde você pode colocar o seu website institucional, sua loja virtual ou uma landing page, por exemplo.
Para terminar de criar um Instagram para a sua empresa, você precisa configurar a sua conta para a plataforma entender que trata-se de um perfil comercial.
Procure por CONFIGURAÇÕES e toque na opção ALTERNAR PARA CONTA COMERCIAL. Assim, você poderá adicionar suas informações comerciais como, por exemplo, horário de funcionamento, endereço e número de telefone.
Agora sua conta comercial está pronta para ser usada e já pode publicar posts.
O próximo passo é saber como conseguir mais seguidores no Instagram para empresas, para que seu perfil comercial tenha um alcance considerável.
Um dos motivos do porque usar o Instagram para empresas é a possibilidade de fazer anúncios pagos (patrocinados).
Você já deve ter esbarrado, no seu feed ou nos stories, com posts patrocinados de algum perfil comercial que você ainda não segue.
O nome dessa plataforma de anúncios é Instagram Ads, que, em inglês, significa anúncios no Instagram.
O interessante é que esses anúncios possuem o mesmo formato de fotos ou vídeos comuns do aplicativo.
A única diferença será a tag “sponsored” ou “patrocinado”, que aparecerá logo em cima da imagem ou vídeo, para que as pessoas possam identificar que trata-se de um anúncio.
Esse formato possibilita que os usuários interajam com a sua marca no Instagram, como se fossem fotos e vídeos comuns.
Eles podem curtir, comentar, salvar o post, compartilhar, visitar o perfil e seguir a sua marca.
O objetivo é que os anúncios que aparecem no feed do Instagram não atrapalhem a experiência do usuário, garantindo assim que ele continue recebendo conteúdos de qualidade em sua timeline.
Portanto, se o seu anúncio parecer com uma propaganda, as pessoas podem simplesmente arrastar a tela para cima e ignorá-lo.
Ou, podem marcar o anúncio como indesejado, para não ver outros anúncios semelhantes. Para isso, basta eles clicarem em “Patrocinado” na parte superior direita do anúncio e, depois, em “Ocultar isso”.
Em seguida, surgirão algumas opções para que o usuário justifique a sua escolha.
Esse é um recurso que a plataforma possui para receber feedback sobre os anúncios e filtrar o que será mostrado para as pessoas.
Para não ser penalizado dessa forma, você precisa saber como fazer anúncio no Instagram e como segmentá-lo.
Já existem mais de 2 milhões de empresas usando o Instagram Ads, o que significa que, se você ainda não sabe como criar um perfil no Instagram para sua empresa, você pode perder (uma grande) oportunidade no mercado.
Esse, por si só, já deveria ser motivo suficiente. Mas, existem outros, tão importantes quanto.
Os anúncios no Instagram Ads permitem maior visibilidade e reconhecimento da sua marca, o que leva ao aumento da sua audiência na rede social.
Além disso, você pode obter mais tráfego para seu site, gerar mais leads (e pedidos de orçamento), aumentar os downloads do seu último e-book e, claro, aumentar suas vendas (e faturamento).
Portanto, se os anúncios no Instagram ainda não fazem parte da sua estratégia de Marketing de Conteúdo, você pode estar perdendo ótimas oportunidades de negócios, que podem aumentar seus resultados.
Neste momento, você pode estar se perguntando quanto custa um anúncio no Instagram. Fique tranquilo, que falaremos disso logo abaixo.
Quando você sabe como administrar o Instagram para empresas, vai colher diversos benefícios. Dentre eles:
Como falamos antes, esta é uma rede que possibilita criar audiência com um público mais engajado.
A plataforma investe em recursos que facilitam a utilização da mesma e, principalmente, a interação entre os usuários, isso faz com que as pessoas queiram postar fotos e vídeos todos os dias.
Além disso, tanto você quanto os outros usuários podem usar as famosas #hashtags, para aumentar o alcance dos conteúdos publicados.
Uma das melhores formas de chamar a atenção do seu público-alvo com o Instagram Ads é criar anúncios que se pareçam com postagens comuns.
Para que isso funcione, seu anúncio precisa conter conteúdo de qualidade, para não correr o risco de ser rejeitado pelas pessoas como comentamos anteriormente.
Assim, saber como criar anúncios no Instagram para Empresas torna-se essencial para quem deseja aumentar o alcance da sua marca, conquistando mais espaço no mercado.
O Instagram Ads permite a segmentação personalizada de públicos, até porque seus anúncios podem (e devem) ser criados no Gerenciador de Anúncios do Facebook.
O Facebook possui muitos dados que foram coletados ao longo dos anos sobre os seus usuários e agora ele faz o mesmo com o Instagram.
Por conta disso, a segmentação de públicos se tornou uma das mais poderosas ferramentas que as empresas possuem para aumentar a eficiência da entrega dos anúncios para as pessoas certas.
Assim o Instagram Ads permite diversas segmentações como, por exemplo:
Além destes aspectos, você também pode segmentar suas campanhas apenas para pessoas que já tiveram contato ou interagiram com seu perfil comercial, seus conteúdos, compraram um produto da sua loja virtual ou que acessaram seu website institucional nos últimos 30 dias.
Caso sua audiência ainda seja muito pequena, existe a possibilidade de criar públicos semelhantes, com pessoas que tenham as mesmas características de determinado público personalizado.
Esse recurso é chamado de públicos semelhantes (ou lookalike).
Uma segmentação bem feita permite um melhor aproveitamento do valor investido nos anúncios no Instagram e aumenta as chances de ter um ROAS (retorno sobre o investimento em publicidade) positivo.
Depois de criar sua conta no Instagram para empresas, é possível utilizar seus anúncios como uma “preparação” da sua audiência para a venda.
Para isso, seus anúncios devem fazer parte de uma estratégia consistente de Marketing Digital, onde você abordará assuntos que interessam às pessoas que seguem a sua marca, sem “empurrar” seus produtos e/ou serviços o tempo todo.
Estes conteúdos devem despertar o interesse das pessoas, fazendo a sua empresa ganhar seguidores (e admiradores) no Instagram.
Por isso, quando falamos de anúncios no Instagram, não necessariamente eles precisam estar vendendo alguma coisa.
Você pode usar o Instagram Ads para distribuir seus melhores conteúdos (em texto e/ou vídeo), reforçando sua autoridade junto à sua audiência.
Assim, quando as pessoas encontrarem um anúncio do seu produto ou serviço, elas já estarão mais confiantes para então, se tornarem clientes.
E, elas poderão fazer isso simplesmente clicando no link da biografia da sua empresa no Instagram.
Ao criar o Instagram para empresas, você tem acesso a diversos formatos de anúncios que podem ser utilizados de acordo com seus objetivos e necessidades.
Para escolher o melhor formato de anúncio para cada ocasião, confira a lista a seguir:
O modelo de carrossel permite agrupar diversas imagens ou vídeos no mesmo anúncio.
Assim, a pessoa pode “deslizar” a tela (da direita para a esquerda) para passar por todas as imagens ou clicar no botão abaixo para ser redirecionado a uma página de destino.
Este é o modelo mais tradicional de anúncios no Instagram Ads. Neste formato, você pode adicionar apenas uma imagem com a descrição e título do seu conteúdo e/ou oferta.
Este é o mesmo formato da foto individual, apenas com a diferença que você usa um vídeo (institucional ou promocional) que deve ter até 120 segundos de duração para ser anunciado no feed.
Você também pode fazer anúncios específicos para o Stories em texto ou vídeo. A recomendação da própria Central de Ajuda do Facebook é usar anúncios nas dimensões próprias do Stories (1080×1920).
Isso faz com que sejam otimizados para dispositivos móveis.
No entanto, nada impede que você faça anúncios de Stories com as mesmas dimensões de foto e vídeo usadas para o feed.
É possível usar imagens quadradas, verticais, ou em paisagem, e os vídeos podem ser paisagem ou quadrados.
Até o momento em que este artigo foi produzido, ainda não é possível fazer anúncios para o IGTV, recurso do Instagram onde você pode publicar vídeos (formato vertical) com maior duração do que no feed e Stories.
Não existem segredos para criar anúncios no Instagram Ads.
Na verdade, eles são criados da mesma forma que você cria os anúncios do Facebook Ads, já que ambas as plataformas pertencem ao mesmo grupo.
Para criar seus anúncios no Instagram Ads preparamos um pequeno passo a passo para você seguir. Confira abaixo!
O primeiro passo é você acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook, pois é nele que os anúncios para o Instagram serão criados.
Caso você não tenha uma conta de anúncios no Facebook, você precisará criar uma.
Você precisará adicionar sua conta do Instagram ao Gerenciador de Negócios (Business).
Caso não tenha e não queira criar, seus anúncios serão feitos a partir de uma Fanpage, ou página do Facebook.
Logo após a definição das contas que serão usadas, você já pode, efetivamente, começar a criar os seus anúncios.
É só clicar na opção “Criar Anúncios” dentro do Gerenciador de Anúncios.
A primeira coisa a fazer é definir o objetivo da sua campanha. O Facebook permite que você crie anúncios com os seguintes objetivos:
Sempre recomendamos que você não faça anúncios aleatórios.
Qualquer que seja o objetivo escolhido, para assegurar um bom desempenho nas suas campanhas, elas devem fazer parte das suas estratégias de marketing de conteúdo.
Assim, será mais fácil alcançar as metas desejadas que farão a sua empresa crescer.
Agora, você escolherá os públicos que serão o alvo da sua campanha. Essa fase é essencial para garantir que as pessoas certas sejam impactadas pelos seus anúncios.
É aqui que você usará as segmentações que citamos anteriormente.
No entanto, para alcançar as pessoas realmente interessadas nas suas soluções, você precisa conhecer muito bem o perfil (ICP) dos seus potenciais clientes.
Somente assim, conseguirá escolher com eficiência as opções mais adequadas de segmentação que a plataforma disponibiliza.
Depois de segmentar o seu público-alvo, é hora de definir o valor que será investido nos anúncios, ou seja, o orçamento da campanha e o período de duração dela.
Você pode escolher investir um valor (diário), informando o gasto máximo por dia, ou um valor total (vitalício) para a campanha, que deverá ser gasto em um determinado período de tempo.
Nas opções avançadas, o Gerenciador de Negócios permite que você escolha a forma como seu investimento será gasto: lances automáticos, onde o próprio Facebook define o lance em um leilão, ou manuais, onde você insere o valor desejado.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é necessário pagar um alto preço no Instagram Ads.
Você pode começar com valores pequenos como R$ 10,00 por dia e depois ir aumentando, de acordo com os resultados obtidos.
O passo seguinte é selecionar os canais em que o seu anúncio será posicionado.
Existem vários canais (além do Facebook e do Instagram), mas se você quiser focar apenas no Instagram, basta desmarcar as outras opções.
Criativos são as imagens ou vídeos que serão usados para chamar a atenção das pessoas para o seu anúncio.
O Facebook disponibiliza um banco de imagens gratuitas que pode ser usado ou você pode realizar o upload de imagens e vídeos próprios, respeitando os formatos que descrevemos anteriormente.
Pronto, agora é só confirmar a criação da campanha e aguardar a avaliação do Facebook. Assim que confirmar que o anúncio segue todas as diretrizes da plataforma, ele já começará a ser veiculado.
Depois que o anúncio do Instagram Ads estiver sendo veiculado, chegamos ao último e mais importante passo a ser realizado: a análise das métricas relacionadas ao desempenho dos anúncios.
O Gerenciador de Negócios armazena diversos dados e informações úteis sobre como seus anúncios estão performando e os resultados que eles estão obtendo.
É necessário que você acompanhe esses números (com frequência) para identificar quais campanhas, conjuntos de anúncios e anúncios estão obtendo os melhores resultados relacionados ao objetivo definido no Passo 2.
Assim, você pode pausar os anúncios que não estão performando bem e aumentar o investimento daqueles que estão obtendo os melhores resultados.
Existe um conjunto de ações que você pode usar para aumentar o alcance dos seus anúncios e que tornarão suas estratégias muito mais efetivas. Vamos a elas:
O Instagram foi criado para ser uma rede social visual, onde as pessoas são atraídas por imagens e vídeos bonitos. Portanto, para que seu anúncio chame a atenção ele precisa ter um visual atraente.
Sempre use imagens e vídeos de altíssima qualidade.
Essa dica deve ser usada com cautela e pode ser testada para verificar a preferência da sua audiência.
Uma frase bem contextualizada pode ajudar a chamar a atenção para o seu anúncio. Mas, você deve tomar cuidado para que o texto não deixe seu anúncio com jeito de propaganda. Isso não será bom, pois pode causar rejeição por parte das pessoas, prejudicando os resultados da sua campanha.
Se você optar por incluir algum texto, ele não deve ultrapassar mais do que 20% (da área da imagem/vídeo). Mais do que isso, o Instagram reduzirá o alcance dos anúncios, podendo até mesmo não aprová-los.
O próprio Facebook disponibiliza uma ferramenta que mede essa proporção.
Ainda de acordo com o princípio de que o Instagram é uma plataforma mais visual do que de leitura, talvez seja interessante limitar a descrição do seu anúncio.
Esse é um assunto que ainda gera controvérsias, porque tem gente que defende descrições bem curtas, argumentando que as pessoas não gostam de ler textos longos, enquanto outro grupo defende que se o texto for interessante a pessoa vai ler, qualquer que seja o tamanho.
Nossa dica aqui é para você testar anúncios com textos de diferentes tamanhos e verificar qual performa melhor junto à sua audiência.
A única exceção, talvez, seja para vídeos, que não pedem descrições longas, já que o conteúdo será audiovisual.
É essencial que você defina o que deseja com seu anúncio. Você quer vender seu produto, gerar mais leads ou aumentar o reconhecimento da sua marca?
Uma meta bem definida facilitará o processo de criação do seu anúncio e a medição dos resultados, para saber se a sua campanha está dando certo ou não.
Dificilmente você acertará de primeira com seus anúncios. Serão necessários vários testes com imagens, públicos e textos (legendas) diferentes, até você entender as preferências da sua audiência.
A boa notícia é que conforme você for criando anúncios e testando, você vai ficando cada vez melhor nisso, além de descobrir do que o seu público mais gosta.
É assim que você irá aprimorar a sua forma de anunciar e aumentar cada vez mais seus resultados com os anúncios do Instagram Ads.
Com todas essas dicas de Instagram para empresas você está pronto para fazer negócios nesta famosa rede social, principalmente, utilizando a poderosa ferramenta chamada Instagram Ads.
Anunciar será essencial para você obter resultados mais rápidos para a sua empresa. No entanto, como já falamos antes, seus anúncios devem fazer parte de uma estratégia bem elaborada de Marketing de Conteúdo.
Assim você aumentará as chances de conquistar mais clientes e aumentar suas vendas.
Caso tenha alguma dificuldade ou queira acelerar ainda mais os resultados dos seus anúncios, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em lhe ajudar.
Ficaremos felizes em contribuir para o crescimento da sua empresa, assim como nós fizemos para o cliente abaixo, no qual nós alcançamos os seguintes resultados:
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