Se você tem um negócio, de qualquer porte, seja físico ou online, precisa conhecer o Performance Max do Google Ads.
Essa é uma das estratégias mais eficientes para atrair visitantes qualificados para seu site e/ou loja virtual e aumentar as suas vendas.
Só para você ter uma ideia do poder de anunciar no Google, a 2ª edição do estudo “State of search Brazil”, uma pesquisa realizada pela agência de SEO Hedgehog Digital em parceria com a Opinion Box, mostrou que 93% dos brasileiros fizeram alguma pesquisa online via smartphone (em busca por informações) em 2021.
Destes, 70% estavam buscando produtos para comprar.
Não é à toa que o Google se tornou o maior buscador do mundo, fazendo com que seus anúncios alcancem todos os tipos de usuários ao redor do mundo.
Seu algoritmo passa por contínuas melhorias, além de todo o aprendizado que sua inteligência artificial extrai a partir do volume de pesquisas realizado na plataforma.
Entre esses avanços, está a opção de campanhas inteligentes que podem aumentar seus resultados, chamado Performance Max.
É uma ferramenta que possui recursos específicos para empresas que desejam aumentar as suas vendas. Ou seja, todas.
Ficou interessado? Então, continue lendo que neste artigo eu vou explicar em detalhes como ele funciona.
O termo Performance Max pode ser traduzido livremente como Maior Desempenho.
Trata-se de um tipo de campanha do Google Ads que permite complementar as campanhas de pesquisa com base em palavras-chave.
Assim, ela pode ajudar sua empresa a encontrar mais clientes propensos a comprar, gerando mais conversões em todas as redes de publicidade do Google como:
A performance dos anúncios é impulsionada a partir do estabelecimento de metas de conversão (leads ou transações) que você especifica e o Google utiliza o recurso de lances inteligentes para otimizar seus anúncios, em tempo real e em todos os canais, para conseguir mais conversões.
A campanha Performance Max do Google Ads é uma ferramenta tão poderosa porque combina várias tecnologias de automação nos lances, na otimização de orçamento, nos públicos-alvo, nos criativos, na atribuição e muito mais.
Com ela, você consegue exibir seus anúncios nas principais redes de publicidade do Google com apenas uma campanha, fazendo com que o aprendizado de máquina trabalhe de forma mais intensa do que em outros modelos de campanhas do Google Ads.
Ou seja, você consegue testar a conversão em diversos formatos.
Existem diversas vantagens em usar a Performance Max do Google Ads. Confira as principais:
Como as campanhas de Performance Max atuam em todas as frentes para encontrar novos clientes, a inteligência do Google trabalha de forma mais eficiente, quando comparada com outros modelos de campanhas.
Além disso, a campanha atua com anúncios responsivos, onde o Google testa variações dos recursos e exibe a versão com melhor desempenho.
Uma novidade interessante é que o algoritmo foi atualizado para acompanhar novas tendências significativas do varejo, como, por exemplo, jornadas de compra mais longas e a experiência multicanal.
Outra vantagem significativa é a combinação da automação com o aprendizado de máquina, focada na maximização de resultados.
Esse recurso permite usar dados de todos os canais e redes do Google e escolher aqueles pontos de contato com o cliente que mais influenciam na conversão, aumentando a chance da venda ocorrer (seja ela online ou consultiva).
A automação em alto nível usada neste modelo de campanha faz com que você precise investir menos tempo para gerenciar, analisar e otimizar os anúncios.
Ou seja, você ganha tempo para se concentrar em outras questões referentes ao seu negócio.
Além disso, outro benefício importante do Performance Max é a velocidade com que você consegue criar uma campanha, mesmo usando todos os canais disponíveis no inventário do Google.
Você só precisa:
Só isso e sua campanha já será enviada para análise, sendo liberada, logo a seguir, para veiculação.
Os anúncios das campanhas Performance Max possuem maior alcance porque é possível usar todos os canais do Google (Rede de Pesquisa, Rede de Display, YouTube, Discover, Gmail e o Maps).
E as conversões tendem a aumentar porque o Google usa as metas definidas para a campanha, a fim de chegar na melhor combinação possível dos indicadores do público-alvo e o seu conhecimento sobre intenções e preferências dos consumidores em tempo real.
Além disso, os anúncios usados nas campanhas de maior desempenho são responsivos, se adaptando às telas dos usuários, priorizando oferecer a melhor experiência para o usuário.
E o Google vai testando variações nos formatos desses anúncios para exibir a versão com a melhor performance.
Com as campanhas PMax você consegue encontrar novos segmentos de públicos, já que estará anunciando em diversas frentes, algumas que, provavelmente, nunca investiu antes.
O Google utiliza a atribuição baseada em dados (de todos os canais) para identificar os pontos de contato mais valiosos, que podem influenciar as pessoas a realizarem a conversão (preenchimento de formulário ou compra online).
As campanhas Performance Max possuem ferramentas específicas que podem ampliar seu conhecimento sobre o público e seu comportamento de compra, otimizando os anúncios.
Veja alguns exemplos de recursos que podem melhorar as suas campanhas:
Interesse do consumidor: esta ferramenta analisa os termos de pesquisa que seus públicos utilizaram nos últimos 56 dias. Você pode gerar um relatório agrupando estes termos em categorias, facilitando o entendimento das métricas de desempenho e entendendo o que pode fazer para melhorar e otimizar os seus anúncios.
Insights dos ativos: realiza uma comparação do desempenho de textos, imagens e vídeos usados nos anúncios para você saber quais estão gerando maior envolvimento das pessoas. A ferramenta também oferece sugestões sobre como melhorar os resultados.
Insights de diagnóstico: faz uma varredura nas suas campanhas, mostrando problemas de configuração e como corrigi-los.
Vale ressaltar que esses recursos oferecem insights, ou seja, sugestões (recomendações), que nem sempre são obrigatórias (ou indicadas) de serem implementadas.
Vale a pena considerar a sua experiência e o conhecimento (técnico e estratégico) que possui do seu público-alvo.
Outro recurso interessante é a migração dos outros modelos de campanhas para a modalidade Performance Max do Google Ads. E você pode fazer isso apenas com um clique.
Neste processo, todas as configurações e orçamento da campanha original também são importados pela nova campanha.
O melhor é que essa nova campanha vai manter a inteligência já adquirida com a veiculação de anúncios na modalidade original. Assim, o algoritmo ganha tempo (em termos de otimização), pois não precisa aprender tudo do início.
É super simples criar campanhas Performance Max no Google Ads.
Você só precisa preparar alguns dados e informações com antecedência e subi-los para a plataforma.
Confira o passo a passo abaixo:
O primeiro passo é criar uma campanha, onde você começa a configurar a Performance Max, dentro da plataforma do Google Ads. As informações necessárias nessa fase são:
Definição da meta de campanha: onde você pode escolher entre vendas, leads, tráfego do site ou visitas a lojas locais e promoções.
Tipo de campanha: onde você vai escolher Performance Max e, opcionalmente, também pode selecionar uma conta vinculada ao Merchant Center que contém os produtos que deseja anunciar. (altamente recomendado para lojas virtuais)
Nome da campanha: última parte desta primeira etapa, onde você determina um nome para a sua campanha.
É aqui que você vai definir quanto está disposto a investir em sua campanha, lembrando que deve informar um valor diário que o Google vai gastar para veicular os seus anúncios.
Nas opções de lances, que é o método que o Google usa para gerenciar o leilão e orçamento da campanha, você vai definir em qual otimização a sua campanha vai focar:
Nesta etapa, você vai configurar algumas segmentações que ajudarão o Google a alcançar as pessoas mais qualificadas. Confira as opções:
Locais e idiomas: basicamente, a região geográfica onde serão veiculados os anúncios da sua campanha Performance Max. E, o idioma, que será Português, a menos que você queira alcançar outros mercados no exterior.
Expansão de URL final: Esta configuração permite que o Google envie as pessoas para as URLs mais relevantes do seu site. Ou, se preferir, você pode definir exatamente para quais URLs o Google deve redirecionar esses usuários.
Programação de anúncios: aqui você vai indicar os dias e horários que a sua campanha deve ser veiculada.
Datas de início e término: é para especificar (se for relevante) o período em que os anúncios deverão ser veiculados.
Opções de URL da campanha: define o URL para onde o clique das pessoas será redirecionado para efeitos de rastreamento.
Nesta etapa você precisa enviar os conteúdos que serão usados em sua campanha Performance Max.
O Google Ads vai testar diferentes combinações para exibir o anúncio certo para a pessoa certa, considerando as metas da campanha e a(s) rede(s) de publicidade em que as pessoas se encontram.
Nome do grupo de recursos: os conteúdos (ou recursos) são organizados em grupos e você precisa definir um nome para eles. Depois disso, você já pode enviar os recursos para criação dos anúncios, respeitando os limites abaixo:
Neste ponto, você já consegue visualizar como seu anúncio vai aparecer nas redes de publicidade onde o mesmo será exibido.
Indicador de público-alvo: última opção desta etapa, onde você pode adicionar um ponto de partida para o Google começar a localizar o público desejado.
Você pode usar dados de visita do seu site, segmentos personalizados, interesses e informações demográficas.
Nesta etapa, você pode escolher e configurar extensões dos anúncios que podem ser um número de telefone de contato, um formulário de lead, dentre outras.
Última etapa antes de enviar a sua campanha Performance Max para aprovação, aqui a plataforma apresenta um resumo para você verificar, detalhadamente, tudo o que foi inserido na campanha.
Você pode verificar se está tudo certo e se deseja mudar algo. E, caso tenha esquecido alguma informação, o Google Ads vai alertar para ser corrigido.
Se estiver tudo certinho, sua primeira campanha Performance Max estará pronta para começar a veicular!
Como mostrei antes, uma das maiores vantagens deste modelo é que as campanhas de Melhor Desempenho são mostradas em todas redes de publicidade da “família Google”.
São os anúncios que aparecem nas primeiras e últimas posições da página de resultados do Google com a nomenclatura “anúncio”.
Esses anúncios sempre são exibidos quando as pessoas efetuam uma pesquisa por determinados termos e palavras-chave relacionadas aos seus produtos e/ou serviços.
O objetivo deste formato (na grande maioria dos casos) é de alcançar pessoas que já estão buscando por soluções específicas, sendo um público mais propenso a comprar um produto ou contratar um serviço.
O Google Shopping é um dos melhores e mais efetivos canais para lojas virtuais (eCommerces) que desejam divulgar produtos físicos.
Os anúncios gráficos são exibidos (no topo ou na lateral direita) da rede de pesquisa com produtos (de acordo com a pesquisa do usuário). Podem conter a foto do produto, o preço, o nome da loja e outras informações importantes que influenciem a pessoa a clicar.
Os anúncios também podem aparecer na lateral dos resultados das buscas feitas no Google Imagens, em sites de parceiros e na Rede de Display.
Um detalhe importante é que para você anunciar no Google Shopping é necessário cadastrar seus produtos no Google Merchant Center, uma ferramenta que ajuda você a realizar o upload dos dados dos seus produtos (cadastrados em sua loja virtual) para, então, enviá-los para o Google.
A Rede de Display do Google Ads é composta por mais de dois milhões de sites de notícias, blogs, aplicativos para dispositivos móveis e conteúdos em vídeo, sendo um importante meio de divulgação para a sua empresa.
Essa rede permite veicular anúncios em diversos formatos, como banner (anúncios gráficos), texto e Gmail.
Quando você visita um site na internet, recebe um código de identificação, chamado de cookie. Através desse código, o Google sabe onde você está navegando e mostra os anúncios relacionados aos sites que você visitou anteriormente.
Essa ação é chamada de remarketing e seus anúncios fazem parte de estratégias para reconhecimento de marca, compras não concluídas e acessos com conversões não realizadas, dentre outras.
Os anúncios de remarketing também são exibidos em outros sites parceiros pela Rede de Display, sendo ideais para fazer com que as pessoas não esqueçam do produto que pesquisaram ou do site que visitaram.
Os anúncios veiculados no Gmail, semelhantes a um e-mail, aparecem na parte superior das guias da Caixa de Entrada.
São identificados pela tag “Anúncio” e alguns deles são expansíveis. O objetivo é ajudar a empresa a se conectar com os clientes em potencial de maneira mais pessoal.
O Youtube, diferente dos canais anteriores, permite diversos formatos de anúncios em vídeo. São eles:
Semelhante às pesquisas no Google, esses anúncios também são exibidos através das palavras-chave na busca do YouTube.
E, aparecem como sugestões de vídeo, ou na lateral dos vídeos relacionados.
Estes tipos de anúncios são mostrados quando a pessoa está assistindo algum vídeo no YouTube, podendo aparecer no início, meio ou fim do vídeo. Também podem ser exibidos em sites e aplicativos parceiros de vídeo do Google.
E permitem que o usuário pule o anúncio, após 5 segundos de exibição.
Como o modelo anterior, também são exibidos antes, no meio ou após o vídeo, mas não permitem que o usuário pule, ou seja, a pessoa precisa assistir para continuar com o vídeo. E possuem a duração máxima de seis segundos.
Diferentes dos anteriores, estes anúncios não são veiculados no YouTube, mas sim em dispositivos móveis e em sites e aplicativos do Google.
A exibição inicia sem som e a pessoa precisa tocar nele para ativar o volume.
A modalidade Performance Max do Google Ads trabalha com otimizações de conversões ajustadas às metas das campanhas.
Essa decisão é estratégica e pode contribuir para melhores resultados dos seus anúncios.
Por isso, como já falei antes, você precisa definir uma meta quando está criando sua campanha. Os tipos de metas disponíveis são:
As metas de conversão servem para facilitar a definição e o gerenciamento das ações a serem medidas.
Por exemplo, se você quiser conquistar novos clientes, precisa configurar a meta de aquisição de novos clientes.
Com essa opção você tem a flexibilidade de definir valores para que o Google use o recurso Lances Inteligentes para atrair novos clientes.
Percebeu como você pode usar o Google Performance Max para alavancar os resultados da sua empresa? São campanhas de alta performance que valem (muito) a pena testar para divulgar seus produtos e /ou serviços.
O Google está apostando nesta nova modalidade, com a promessa de revolucionar os anúncios online.
A campanha de Performance Max do Google Ads é considerada a nova geração de campanhas inteligentes, onde o aprendizado de máquina se torna mais intenso e eficiente, buscando o máximo desempenho nos resultados dos seus anúncios.
Se você chegou até aqui com a certeza que essa modalidade de campanha pode ajudar o seu negócio, mas, ainda assim, sente-se inseguro se vai conseguir fazer tudo sozinho, ou não tem tempo para elaborar e gerenciar as campanhas de anúncios, não se preocupe!
Nossa equipe (altamente especializada em tráfego pago) pode ajudar a sua empresa a conquistar os melhores resultados e ótimas oportunidades usando a campanha de PMax do Google Ads, criando, gerenciando e otimizando as campanhas para o seu negócio.
É uma forma eficiente de aumentar o tráfego qualificado em seu site e/ou loja virtual, de maneira econômica e imediata, assim como nós fizemos para o cliente abaixo, no qual nós alcançamos os seguintes resultados:
Dê um ZOOM para visualizar o print abaixo:
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