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O cenário de crescimento que o marketing digital apresenta nos dias atuais fez com que algumas profissões ganhassem destaque.
O gestor de tráfego, por exemplo, é indicado como um profissional indispensável dentro das estratégias de marketing de uma empresa, seja ela online e/ou local.
As empresas começaram a perceber que o andamento dos projetos depende diretamente desse gestor.
Por esse motivo, a demanda pela formação e busca por bons profissionais não para de crescer.
Mas, se você trabalha no mercado digital, então é possível que entenda um dos maiores problemas na hora da contratação:
- Como encontrar alguém que faça um trabalho de qualidade?
A procura por um gestor de tráfego não seria diferente. Então, a partir da leitura desse artigo, você encontrará mais informações sobre a profissão e ainda terá acesso a dicas de como realizar uma boa contratação.
- Mas primeiro, o que é gestão de tráfego?
- O que faz um gestor de tráfego pago?
- Gestão de tráfego no Facebook Ads
- Gestão de tráfego no Instagram Ads
- Gestão de tráfego no Google Ads
- Gestão de tráfego no YouTube Ads
- Gestão de tráfego no LinkedIn Ads
- Gestão de tráfego no Twitter Ads
- Gestão de tráfego no Taboola
- Gestão de tráfego no Waze Ads
- Por que contratar um profissional de tráfego pago?
- Mas, como contratar um (ótimo) gestor de tráfego?
- 1 – Analise as competências técnicas
- 2 – Analise as competências comportamentais
- 3 – Verifique o tempo e o nível de experiência
- 4 – Verifique os feedbacks disponíveis
- 5 – Opte por agências especializadas em gestão de tráfego
- 6 – Deixe bem claro quais resultados você almeja alcançar!
- Contratei um especialista em tráfego pago: e agora?
- Conclusão
Mas primeiro, o que é gestão de tráfego?
Vamos supor que você tenha uma empresa e deseja promover o seu produto ou serviço pela internet.
Após a análise das possíveis plataformas onde é possível realizar essa divulgação, você consegue decidir e iniciar o planejamento das estratégias de vendas.
Porém, você começa a perceber que essas plataformas acabam exigindo um conhecimento e investimento maior para que a sua marca, produto ou serviço comece a ser visto pelo público certo, no momento certo.
Então, será nesse momento que você conseguirá entender que uma ajuda profissional deve ser requisitada.
De uma forma geral, o gestor de tráfego pago é o profissional que irá realizar todo o gerenciamento das campanhas e anúncios do seu projeto.
Esse especialista em gestão de tráfego fará um estudo detalhado da(s) plataforma(s) de anúncios que você está utilizando (ou deseja utilizar), visando gerenciar (de forma estratégica) seus investimentos e fazendo um acompanhamento (detalhado e otimizado) das métricas de cada uma das suas campanhas.
É possível perceber que o trabalho vai muito além da criação de campanhas. Será exigido um controle financeiro, sensibilidade (feeling) em analisar os resultados e muita criatividade para a criação de novas estratégias para melhorar as suas taxas de conversão.
O que faz um gestor de tráfego pago?
Com toda a explicação inicial que você leu acima, fica evidente que você já tenha uma boa noção da atuação de um gestor de tráfego pago.
Porém, se a sua ideia é ter uma segurança maior na hora de escolher um bom profissional, então será preciso aprofundar um pouco mais nesse tema.
É importante compreender como ele pode atuar dentro das plataformas de anúncios patrocinados, mostrando claramente as reais possibilidades de ganhos em cada uma delas.
Confira abaixo quais são as principais competências de um gestor de tráfego:
Gestão de tráfego no Facebook Ads
Quando o gestor de tráfego digital trabalha com Facebook Ads, todas as suas ações são direcionadas para as campanhas das redes sociais (e redes) do grupo:
- Messenger
- Audience Network
Então ele irá realizar um estudo prévio sobre o público-alvo que a sua empresa deseja alcançar, qual é o orçamento necessário para o projeto, além de estipular metas de performance.
A partir desse planejamento, a campanha será criada e ele deve ficar atento a todos os resultados (de acordo com o planejamento inicial).
Após um determinado período de veiculação, as métricas de cada campanha são analisadas e os próximos passos são definidos a partir desses resultados (positivos ou negativos).
As informações coletadas pelo gestor de Facebook Ads também servirão de gatilho para outros insights estratégicos de:
- percepção da marca perante o mercado;
- otimizações do seu website e landing pages;
- melhorias em seu produto e/ou serviço (oferta), dentre outros.
Gestão de tráfego no Instagram Ads
Se você utiliza as redes sociais então já sabe como o Instagram cresceu nos últimos anos.
A rede social é uma das mais utilizadas da atualidade e já se tornou uma ótima fonte de fortalecimento de marca, divulgação de produtos e serviços e, principalmente, de geração de vendas.
O gestor de tráfego para Instagram Ads se tornou uma necessidade crucial para todo e qualquer tipo de negócio.
O profissional atuará na organização de todo o potencial de marketing a ser explorado a favor da sua marca.
A plataforma apresenta muitos recursos, então o gestor irá utilizá-los para alcançar os melhores resultados, seja de geração de leads ou de vendas online para o seu negócio.
Gestão de tráfego no Google Ads
Para que uma (ou mais páginas) fiquem posicionadas no topo dos resultados da pesquisa orgânica do Google, é necessário a aplicação de algumas técnicas de otimização de conteúdo.
A primeira delas é o Search Engine Optimization (SEO).
O SEO é a união de ações que fazem com que o seu site comece a ter uma maior relevância e visibilidade (orgânica).
Porém, por mais que seja um ótimo caminho, os resultados acontecem a longo prazo e isso pode não ser interessante para alguns projetos (principalmente no início).
Se você, por exemplo, tem produtos em estoque e deseja vendê-los rapidamente para aumentar o seu fluxo de caixa, o SEO pode não ser uma boa escolha.
Partindo desse ponto é que o gestor de tráfego para Google Ads poderá ser útil.
Ele irá utilizar as ferramentas do Google Ads (antigo Google AdWords) para criar anúncios pagos (patrocinados), fazendo com que eles apareçam imediatamente no topo das buscas.
Mas para que o resultado (meta da campanha) seja alcançada, o gestor de Google Ads terá que realizar um controle financeiro apurado, além de estudar palavras-chaves, dentre outras segmentações oferecidas pela plataforma do Google.
Gestão de tráfego no YouTube Ads
O YouTube é a maior plataforma de vídeo dos dias atuais, ocupando a segunda posição entre os maiores motores de busca da atualidade.
Então, obviamente, a rede também apresenta a opção de criação de anúncios patrocinados através do Youtube Ads.
O gestor de tráfego trabalhará justamente nessa criação de campanhas de vídeos, então você poderá ver a sua marca, produto ou serviço sendo divulgado durante a exibição de outros vídeos no YouTube.
O profissional fará um planejamento sobre os objetivos da sua marca, o custo efetivo de cada campanha, contendo segmentações avançadas, além (é claro), das análises de métricas e retorno sobre o investimento em publicidade (ROAS).
Gestão de tráfego no LinkedIn Ads
O profissional que controla, diversifica e analisa as métricas de tráfego também pode atuar no LinkedIn.
A rede social, voltada para profissionais que buscam network e novas oportunidades, também apresenta a sua plataforma de anúncios patrocinados.
O gestor irá utilizar as poderosas ferramentas de segmentação que a rede possui, para promover campanhas que possam impactar seu público-alvo de forma efetiva.
O trabalho desse profissional visa atrair visitantes mais qualificados para o seu website ou landing page, além de promover a sua marca e gerar novos leads (ou vendas online) por meio de uma plataforma com perfil empresarial e mais corporativo.
Gestão de tráfego no Twitter Ads
Em algum momento da sua jornada dentro do marketing digital, você já imaginou criar anúncios patrocinados no Twitter?
Saiba que é possível e o gestor de tráfego pago também pode realizar todo o planejamento estratégico para a sua empresa.
As ações serão feitas utilizando a plataforma própria de anúncios dessa rede social, entretanto, com algumas diferenças.
O Twitter Ads apresenta dois tipos de lances, o automático e o máximo, sendo que a definição deve ser feita com base nas características específicas do seu projeto.
O gestor de tráfego digital fará essa e outras definições para que as suas campanhas também consigam um bom engajamento vindo do Twitter.
Esse profissional terá papel fundamental para aprimorar e diversificar o seu tráfego, aumentando assim as chances de conversão.
Gestão de tráfego no Taboola
Você conhece o Taboola? Trata-se de uma das principais plataformas de Native Ads do mercado.
Muitas empresas estão optando por utilizá-la na tentativa de ter um alcance e retorno maior do que as demais ferramentas.
A ideia principal é fazer com que os anúncios fiquem mais naturais e menos agressivos.
Mas, mesmo com o novo formato de ferramentas e técnicas de engajamento, você também terá que segmentar o seu público, acompanhar os resultados e criar novas estratégias ao longo do tempo.
Então, o gestor de tráfego no Taboola atuará realizando toda essa dinâmica de estudo e planejamento (operacional e estratégico).
Gestão de tráfego no Waze Ads
Não sei se você sabe, mas o Waze também pode lhe ajudar a alavancar o tráfego do seu projeto.
A ferramenta (que é utilizada como GPS), também apresenta um recurso de anúncios patrocinados, chamado de Waze Ads.
Ele é direcionado para o uso via dispositivos móveis e também é repleto de configurações e métricas para a análise dos resultados.
Então, assim como já foi citado anteriormente, o gestor fará todo o controle e planejamento das ações patrocinadas.
Por que contratar um profissional de tráfego pago?
Será que você ainda possui dúvidas sobre a importância de contratar um bom profissional de tráfego pago?
Bom, em todo caso, vamos fazer uma breve análise sobre o tráfego digital e a partir dela teremos uma resposta sobre os motivos dessa contratação.
Quando uma empresa entra no mercado digital, o seu principal combustível para a solidificação do seu negócio será a visibilidade da sua marca.
Ela acontece por meio de várias ações importantes, onde, na maioria dos casos, o tráfego é visto como o alicerce da dinâmica de venda.
Será através dele que a sua empresa ganhará reconhecimento de marca e força para que as vendas sejam concretizadas.
De um modo geral, o que faz com que uma empresa consiga se manter no mercado?
A venda de produtos ou serviços. Então, se esses dois pontos dependem, diretamente, do tráfego, podemos afirmar que ele é a chave para o sucesso empresarial nos dias atuais.
Agora, partindo do ponto que o tráfego seja adquirido por meio de ações técnicas, é possível concluir que o gestor de tráfego será o principal responsável que irá manter uma boa geração de leads (novas oportunidades) para a sua equipe comercial.
Acho que agora ficou bem claro a importância que esse profissional tem sobre os resultados do seu negócio (local ou digital).
Mas, como contratar um (ótimo) gestor de tráfego?
Em primeiro lugar, é importante identificar as formas de encontrar o profissional.
A opção mais óbvia (porém menos qualificada) são as plataformas de freelancers, onde é possível ter contato com profissionais que apresentam variados níveis de conhecimento.
A vantagem de utilizar esses tipos de sites é a possibilidade de verificar se algum cliente deixou um (ou mais) comentários sobre o trabalho do gestor.
Agora, se você não gosta deste tipo de abordagem, saiba que as empresas de RH já estão trabalhando com o recrutamento de gestores de tráfego.
Talvez seja um meio seguro de encontrar alguém confiável.
Mas para te ajudar a escolher o profissional mais qualificado, separamos uma lista com 6 dicas para que você evite errar na hora da contratação. Confira:
1 – Analise as competências técnicas
Este é o passo principal durante a sua busca. Se você leu todo o conteúdo desse artigo até aqui, então você já tem uma noção da importância do gestor de tráfego e também já consegue identificar quais devem ser as suas competências principais.
Junte toda a informação adquirida e faça uma análise de perfil, juntamente, com as competências técnicas.
Você deverá verificar as exigências (escopo do seu projeto) e identificar se o profissional está apto a realizar todas elas.
2 – Analise as competências comportamentais
As competências técnicas são importantes, mas elas podem ser prejudicadas quando o profissional apresenta alguns comportamentos inadequados.
Verifique se o profissional tem um bom histórico em seguir cronogramas e se o mesmo é organizado.
O gestor de tráfego tem que ser uma pessoa muito responsável, pois todo o processo dependerá da sua organização, controle e comprometimento com a análise das campanhas e seus respectivos resultados.
Procure por alguém que realmente queira trabalhar a favor do crescimento da sua empresa.
3 – Verifique o tempo e o nível de experiência
Contar com alguém com experiência aumenta ainda mais as chances do trabalho gerar bons frutos para o seu negócio.
A área de gestão de tráfego, apesar das constantes mudanças que ocorrem nas plataformas, necessita de profissionais que carreguem uma bagagem de experiência e que tenham “sede de conhecimento”.
Por isso você deve verificar se o gestor apresenta alguns cases de sucesso, abrindo espaço para conhecer os principais desafios que ele já enfrentou, além de cursos e certificados nessa área.
A partir disso, o nível de experiência será mapeado e você terá uma clareza maior sobre a capacidade que o contratado tem para atender à sua demanda.
4 – Verifique os feedbacks disponíveis
Como foi comentado, as plataformas de freelancer possuem a vantagem de apresentarem os feedbacks de outros clientes.
Será por meio desses feedbacks que você conseguirá ter uma certeza maior sobre o trabalho realizado pelo profissional.
É preciso ficar muito atento porque essas redes de freelancer podem apresentar depoimentos falsos.
Desenvolva um olhar crítico e saiba diferenciá-los. Em todo caso, essa dica deve servir apenas como uma ajuda e não a razão principal da escolha.
5 – Opte por agências especializadas em gestão de tráfego
Se mesmo fazendo toda uma busca e análise criteriosa, ainda sentir-se inseguro(a) em contratar um profissional autônomo, uma agência especializada em tráfego podem ser a melhor solução.
Uma agência de tráfego pago possui um campo maior de comprovação de conhecimento técnico (e estratégico), além de contar com outros profissionais (cada um com uma função específica).
É bom sempre lembrar que essa escolha pode ser mais segura, porém, os valores investidos poderão ser maiores.
Frisando também que os critérios básicos de conhecimento técnico e estratégico devem ser analisados, pois também existem agências (generalistas) que entregam um trabalho de baixa qualidade.
6 – Deixe bem claro quais resultados você almeja alcançar!
Por fim, antes de fechar o contrato você deve deixar bem claro as suas metas de marketing e resultados que visa alcançar.
Isso fará com que o profissional de tráfego identifique se será possível cumprir o esperado pela sua empresa.
Além disso, você terá total liberdade para cobrá-lo, caso as métricas estipuladas de atração de clientes não estejam sendo alcançadas.
É claro que a gestão de tráfego não é um trabalho exato, mas é possível prever alguns comportamentos e então moldar as ações futuras.
Contratei um especialista em tráfego pago: e agora?
Você seguiu todas as dicas e conseguiu contratar um gestor de tráfego pago.
Será que agora basta para deixá-lo trabalhar sozinho?
A resposta é não. Você terá a missão de acompanhar o projeto, ficar por dentro dos resultados e, não menos importante, providenciar tudo aquilo que o gestor lhe pedir para realizar um bom trabalho.
Você irá trabalhar (em conjunto com o gestor), tirando todas as dúvidas sobre a sua empresa, seus produtos e/ou serviços e também apresentando novas possibilidades a serem seguidas.
Tenha em mente de que a união de conhecimentos será a chave para a busca pelo sucesso do projeto!
E, se perceber que as metas não estão sendo alcançadas ou que os valores gastos estão se tornando inviáveis, a atitude deve partir de você.
Tente alinhar novas estratégias com o gestor ou então, em casos extremos, considere contratar um outro profissional.
As ferramentas digitais abrem muitos caminhos para o empreendedorismo mas, se não tiver autocontrole e, principalmente, muita clareza das ações, as portas acabam sendo fechadas.
Conclusão
É fato que a partir de agora você terá uma visão diferenciada sobre a importância do tráfego para a sua empresa (local ou digital), certo?
Saiba que as informações aqui compartilhadas devem servir como “norte”, tanto para mostrar caminhos para a busca de conhecimento quanto para contratar um bom gestor de tráfego.
Aproveite também para aprimorar as suas estratégias de tráfego, deixando tudo mais claro para que o profissional consiga executar os planos que você mesmo(a) preparou para a sua empresa.
E o mais importante é: nunca deixar de estudar.
Esse mercado muda constantemente e o aprendizado será fundamental para que você não se perca no meio do caminho.
Se você tiver alguma dúvida, escreva nos comentários abaixo, nossos especialistas em tráfego pago terão o prazer em lhe ajudar!
Ficaremos felizes em contribuir para o crescimento da sua empresa, assim como nós fizemos para o cliente abaixo, no qual nós alcançamos os seguintes resultados:
- Nicho: eCommerce de decoração
- Período: Março a setembro de 2022
- Investido: R$12.372,76
- Faturado: R$164.344,84
- Vendas: 784
- ROAS: 13,28
Dê um ZOOM para visualizar o print abaixo:
Quando contratamos um Gestor de tráfego – em qual CBO similar colocamos?
Olá, Camila!
Como vai?
Sua pergunta não ficou muito clara para mim, pois CBO (otimização de orçamento a nível de campanha) é um recurso da plataforma chamada de Facebook Ads, no qual o orçamento é distribuído (de forma automática) para os conjuntos de anúncios que estão performando melhor.
Sendo assim, não possui nenhuma ligação com o gestor de tráfego (enquanto prestador de serviço).
Qualquer dúvida adicional, estou à disposição!
Atenciosamente,
Thiago Quinteiro